10 coisas para fazer com amigos pelo menos uma vez na vida

Quando fica triste, com quem gosta de conversar? E quando fica feliz, ansioso para partilhar uma novidade boa, quem é a primeira pessoa que lhe vem à mente? Se respondeu que é um amigo ou amiga, certamente sabe o valor da verdadeira amizade – e da diferença que esse alguém tão especial tem na sua vida.

Os amigos são os irmãos que escolhemos, aqueles em quem confiamos e que estão sempre ao nosso lado, seja nos momentos difíceis ou nos tempos de bonança. E por falar em bonança, que tal conhecer uma lista de coisas para fazer com amigos pelo menos uma vez na vida? Além de partilhar experiências interessantes, poderão construir memórias que ficarão marcadas para sempre. Vamos às dicas, e não se esqueça de partilhar este conteúdo com as pessoas que gosta! Boa leitura!

Sugestões de coisas para fazer com amigos

1. Façam-se à estrada e descubram novos lugares

Se também como os seus amigos é apaixonado por aventuras e adora sair de casa sem destino, então que tal embarcar numa viagem tendo apenas como bagagem o desejo de partilhar momentos e desfrutar a companhia um do outro? Aqui, a chegada é o que menos importa: mais vale a jornada, as horas na estrada, seja numa viagem de carro, autocarro ou comboio. Aproveitem para descobrir novos lugares e reforçar os laços de amizade.

2. Marquem um café a meio da semana

Por vezes, a rotina acaba por nos afastar das pessoas que mais gostamos, e aí, aquele encontro que está para acontecer há meses, acaba por não sair do campo das promessas. Se está com saudades de uma conversa olhos nos olhos com os seus amigos, então vale a pena desmarcar aquela reunião que pode ficar para semana que vem e dar prioridade à amizade. Marquem um café a meio da semana, depois do expediente, aproveitem para colocar a conversa em dia e fortalecer essa amizade que é tão importante.

3. Pratiquem desporto juntos

Ter a companhia de alguém especial pode ser o estímulo que faltava para começar a praticar um desporto, não é mesmo? Estão convide o seu melhor amigo para partilhar este momento dedicado à saúde física e, claro, mental, afinal, quando cuidamos das nossas relações, cuidamos também do nosso bem-estar emocional. Pode ser uma caminhada no parque no fim de tarde, ou quem sabe um passeio de bicicleta juntos, natação ou um outro qualquer desporto: decidam o que é melhor para ambos. O importante é aproveitar a companhia enquanto cuidam da saúde.

4. Criem uma “cápsula do tempo” para abrir no futuro

Esta certamente está entre as melhores e mais interessantes coisas para fazer com amigos. Criar uma “cápsula do tempo” pode ser um exercício lúdico de construção de memórias e momentos especiais, aquela pausa para pensar no presente e vislumbrar como será o futuro. Escrevam cartas onde imaginam como estarão daqui a dez anos, tirem fotos, escolham objetos especiais que simbolizam a vossa amizade e não se esqueçam de definir uma data para abertura dessa caixinha de boas lembranças. Vão-se certamente surpreender com as mudanças na vida de ambos, não tenham dúvidas!

5. Oferecer ajuda sem pedir nada em troca

A verdadeira amizade é desinteressada, não pensa em obter vantagens ou privilégios, a não ser o de desfrutar da estima de uma pessoa tão querida. Por isso, sempre que notar que o seu amigo está em apuros, ofereça ajuda, esteja presente, demonstre interesse e aponte possíveis soluções para que ele consiga resolver os seus problemas. Poucas coisas são mais gratificantes do que estender uma mão amiga e perceber que a sua dedicação fez toda diferença. Ser amigo é ser parceiro, solidário e leal, não importam as circunstâncias.

6. Saiam da rotina sempre que possível

Troque o almoço na cantina da empresa por um momento agradável com o seu amigo em plena segunda-feira. Vale a pena fazer um esforço para movimentar a rotina e espantar aquela típica preguiça que nos afeta no começo da semana. Podem marcar esse encontro num parque de merendas ou num restaurante cuja localização seja boa para ambos – o que vale é driblar a mesmice e aproveitar essa hora ao lado daquelas pessoas que considera serem boa companhia.

7. Marquem um jantar e escolham um bom vinho

Preparar um bom jantar é uma das melhores coisas para fazer com amigos, uma ótima oportunidade para aprimorar dotes culinários enquanto colocam a conversa em dia. Fiquem atentos às etapas da preparação e façam o melhor que puderem para desfrutar de uma experiência gastronómica memorável. Escolham um bom vinho do Porto para celebrar este momento em grande estilo. Um brinde à amizade!

8. Organizem uma festa em casa

Sem ideias do que fazer no fim de semana? Já pensou em dar uma festa em casa e convidar os seus amigos? Ou melhor, convide-os para o ajudar com os comes e bebes, decoração, entre outros preparativos. Pode ser algo bem improvisado, não é preciso gastar muito, pois o que importa é aproveitar o momento para conversar, dar boas risadas, falar sobre os filhos, degustar uma cerveja e tudo o mais que quiserem.

9. Vão a um concerto da vossa banda favorita

Aquela banda que adoram vai dar um concerto? Então compre os bilhetes e aproveite para cantar as suas canções favoritas a plenos pulmões, sem medo de ser feliz! Este é o tipo de momento que fica ainda melhor quando estamos rodeados de amigos para nos fazer sorrir e sentir emoção. Curta esse momento, dancem, aliviem o stress e depois marquem um encontro para falar sobre o que acharam do concerto e da noite. Terão certamente muitas histórias para contar!

10. Visitem uma instituição de solidariedade social

Esse tipo de programa é, definitivamente, uma experiência inesquecível e muito enriquecedora. Convide os seus amigos e marquem uma visita a uma instituição de solidariedade social. As pessoas que vivem em instituições, via de regra, são muito solitárias, por isso valorizam boas companhias, carinho e atenção. Ademais, também têm muitas histórias para contar e muitas coisas sobre a vida para nos ensinar.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)