A realização profissional é indissociável da remuneração que o emprego nos proporciona, senda esta a razão pela qual muitos procuram novas oportunidades profissionais. Mas será o salário o mais importante? Talvez não, até porque há muitos outros fatores que impactam diretamente a nossa vida profissional.,
Afinal de contas, se vai passar mais tempo no seus local de trabalho do que em casa, é sempre melhor ter mais do que um motivo (para além do dinheiro) para se levantar todos os dias e ir trabalhar. Neste artigo, partilhamos consigo alguns fatores que consideramos importantes antes de deixar o seu atual emprego.
O que considerar antes de decidir?
1. Boa comunicação e transparência
As empresas que promovem uma comunicação aberta entre a equipa criam, consequentemente, um ambiente positivo onde os funcionários se sentem integrados e a par das questões internas do seu local de trabalho. Bons exemplos de transparência e comunicação eficaz passam por informar regularmente toda a equipa acerca da situação atual da empresa, criar uma atmosfera que incentive os funcionários a expressarem as suas opiniões e a implementação de várias atividades de team building.
Um funcionário que se sinta integrado na empresa e que estabeleça relações positivas com os colegas, é um funcionário satisfeito e mais motivado para obter melhores resultados.
2. Chefes e superiores hierárquicos acessíveis
Costuma ficar desconfortável ou intimidado quando fala com pessoas em cargos superiores ao seu? Não consegue esconder a ansiedade sempre que fala com o seu chefe? Desconfiamos que essa não seja uma relação muito saudável.
De acordo com um estudo da Harvard Business Review, 60% dos funcionários questionados disseram que as relações positivas com chefes ou supervisores têm um impacto positivo no seu foco no trabalho. Além disso, 44% disseram que uma boa relação com os superiores diminui os níveis de stress e contribui para uma maior produtividade.
Tendo isto em conta, certifique-se de que os seus novos superiores são pessoas com as quais pode falar abertamente e sem constrangimentos. Um funcionário sente-se sempre mais valorizado e motivado quando sabe que tem o apoio do seu chefe.
3. Oportunidades de crescimento
Quem não gostaria de trabalhar num local que investe no nosso futuro? Procure uma empresa que lhe fornece oportunidades de crescimento a longo prazo, seja através de workshops, projetos inovadores ou promoções. É bom saber que todo o nosso trabalho árduo será recompensado e que não estamos a perder o nosso tempo apenas para acabarmos estagnados a nível profissional e pessoal.
4. Conjunto de benefícios adicionais
Muitas empresas presenteiam os funcionários com benefícios muito úteis, entre os quais o pagamento de despesas associadas à saúde, alimentação ou transportes. Além disso, há várias empresas que oferecem ainda férias mais longas, ou folgas mais frequentes, descontos em ginásios, lojas ou restaurantes.
É evidente que nem todos os locais de trabalho possuem os meios para fornecer tantos benefícios, mas a ideia é procurar um local que contribua de alguma forma para o seu bem-estar e satisfação.
5. Flexibilidade de horário de trabalho
Este é um aspeto principalmente importante para quem tem filhos. Procure uma empresa que lhe permita sair mais cedo uns dias, e repor essas horas noutros dias, caso for necessário, ou se simplesmente estiver a precisar de relaxar num dia em particular.
Melhor ainda, seria poder conciliar dias em que trabalha em casa e outros em que efetivamente se desloca para a empresa. A maioria das tarefas desempenhadas atualmente podem ser executadas em qualquer lugar através de um computador e conexão à internet, e nada melhor do que aproveitar o conforto de sua casa para trabalhar, e evitar ainda desperdícios de tempo em deslocações.
6. Promoção de bem-estar
Como todos sabemos, pode ser complicado equilibrar o nosso trabalho com o bem-estar nas nossas vidas. Muitas empresas têm consciência disto e adotam medidas para facilitar as coisas. Os programas de bem-estar estão constantemente a evoluir, e cada vez mais empresas aderem aos mesmos.
A Accenture e Intuit são alguns exemplos de empresas que valorizam o bem-estar das suas equipas. A primeira oferece serviços de apoio psicológico para gerir o stress e ansiedade, além de atividades de fitness gratuitas. Já a Intuit, oferece aulas de meditação e mindfulness.
Como foi possível verificar, existem imensos fatores que deve considerar e que, no seu conjunto, se tornam ainda mais relevantes do que um bom salário. De que adianta ganhar um cheque gordo ao final do mês se estiver completamente miserável no trabalho e a contar as horas para que o dia chegue ao fim? Avalie todos os benefícios que lhe podem oferecer e tome uma decisão consciente. Felizmente, temos cada vez mais acesso a novas opções que favorecem o nosso bem-estar, por isso, porque não aproveitar?
Adicionar comentário