A potencialidade do WhatsApp para os negócios

As redes sociais vieram revolucionar não só a forma como comunicamos, mas também o modo de como gerimos os negócios.

Basta uma rápida pesquisa pelo Instagram ou Facebook para percebemos que milhares de portugueses utilizam estas plataformas para promover e/ou vender os seus produtos aproveitando o grande alcance que elas detêm.

Nascida como uma alternativa às mensagens via SMS, a aplicação WhatsApp rapidamente se consagrou como uma das plataformas de comunicação mais populares em todo o mundo e agora, à semelhança do Instagram ou do Facebook, está também a alterar a forma como se podem fazer negócios.

De acordo com um recente estudo Netsonda, 89% dos utilizadores de Internet em Portugal utilizam atualmente a aplicação WhatsApp e 10% recebem e leem jornais e revistas através desta plataforma.

Nesta altura poderá estar a perguntar-se de que forma esta informação se liga aos negócios.

Bom, a resposta está nas conclusões deste estudo que nos dizem que o WhatsApp potencializa até 6,5 vezes o alcance dos jornais e revistas em Portugal, fazendo desta plataforma um excelente veículo de marketing.

WhatsApp e o Marketing

O que é válido para empresas de comunicação também acaba por o ser para empresas de outras áreas.

Com mais de 2 mil milhões de utilizadores a nível mundial, o WhatsApp é, como se percebe, uma excelente plataforma para passar mensagens publicitárias de forma individual e totalmente personalizável, especialmente depois do lançamento da ferramenta de negócios WhatsApp Business.

Quando bem utilizada, esta ferramenta que proporciona às empresas uma forma efetiva de contacto com o cliente, tornando-se uma importante estratégia no mundo dos negócios.

Apesar de poder ser utilizada por empresas da mais variada dimensão, esta ferramenta é especialmente interessante para pequenos negócios, uma vez que otimiza a relação entre empresa e cliente.

Além de proporcionar a integração com anúncios de outras redes sociais, o WhatsApp Business possibilita ainda o envio de mensagens automatizadas e a criação de um perfil do negócio dentro da própria aplicação onde pode anexar as informações básicas referentes ao negócio (site, localização, horário de funcionamento, etc.), o que acaba por propiciar uma maior facilidade na comunicação e na divulgação de informações.

A juntar-se a todas estas vantagens no campo do Marketing, esta ferramenta do WhatsApp permite ainda que o cliente possa ser redirecionado do site ou de outra rede social do negócio diretamente para o WhatsApp Business.

WhatsApp e os Pagamentos Online

Se um universo de dois mil milhões de potenciais clientes são um número que coloca em evidência a importância do WhatsApp enquanto veiculo de Marketing por excelência, esta aplicação também pode ser utilizada como forma de receber pagamentos online.

Como nesta altura do campeonato muitos negócios com presença online percebem, o processo de checkout (finalização de compra) é uma fase em que a forma de pagamento assume excecional relevo na diminuição do atrito e, consequentemente, na oferta de uma experiência de compra satisfatória para um cliente que se tem tornado cada vez mais digital.

Mas como juntar o WhatsApp aos pagamentos online? A resposta dá pelo nome de REDUNIQ@Payments.

Esta solução chave na mão desenvolvida pela REDUNIQ, especialista no desenvolvimento de soluções de pagamento em lojas físicas e online, permite que os negócios online não só recebam pagamentos pelo WhatsApp, como também por e-mail e SMS, por cartão Visa e Mastercard, referência Multibanco ou MB WAY, mesmo que não tenham um site, como é o caso de quem vende através dos marketplaces das redes sociais.

Para além da simplificação de todo o processo de pagamentos à distância em termos de tempo e custos, o REDUNIQ@Payments é uma opção segura e de fácil utilização, uma vez que o negócio ao aderir ao serviço REDUNIQ@Payments fica com acesso a um backoffice, que lhe permite emitir links de pagamento para os seus clientes, que por sua vez, podem ser enviados por WhatsApp, e-mail ou SMS.

Depois de receber e clicar no link, o cliente entra numa página segura de pagamento Unicre e finaliza a operação. O negócio recebe a confirmação do pagamento e pode criar/fazer/expedir o seu produto ao cliente, com a confiança de ter já o pagamento realizado.

De uma forma sintética, o REDUNIQ@Payments aporta as seguintes vantagens para o negócio:

  • Pagamentos online por WhatsApp, E-mail ou SMS (emissão de link de pagamento através do portal da REDUNIQ);
  • Pagamentos à distância rápidos (pode despoletar o link de pagamento imediato para o telemóvel do cliente);
  • Sem necessidade de ter um site ou de integração com o site do negócio (dado que o portal é da REDUNIQ), o que simplifica todo o processo em termos de tempo e custos;
  • A página de pagamento reconhece o tipo de browser e adapta-se automaticamente ao ecrã dos smartphones e tablets, sem ser necessário qualquer ajuste por parte do negócio;
  • Sem mensalidade, sem receita mínima (paga só as taxas dos pagamentos efetuados) e sem custos fixos.

A redação do trabalhador.pt