Aborrecido no trabalho? Aqui estão algumas dicas para o ajudar

Sabemos que a rotina das 09h00 às 18h00 não é para todos. Fazer todos os dias as mesmas tarefas, cumprir os mesmos horários e ver as mesmas (por vezes indesejadas) caras pode se tornar algo exaustivo e desmotivador… até o caminho para o trabalho é sempre o mesmo!

Por vezes, ouvimos pessoas a falar do seu trabalho de forma tão eufórica que começamos a focar-nos nos aspetos negativos do nosso. Pensamos no entusiasmo e paixão que uma vez tivemos, mas que com o passar dos anos acabaram por desaparecer.

Contudo, apesar de indesejado, o aborrecimento pode muitas vezes servir como força motivadora para mudar hábitos e situações que nos deixam insatisfeitos. Sem aborrecimento, estaríamos presos a uma rotina sem novas ambições e desafios. É apenas necessário saber lidar com o sentimento e tomar os devidos passos para ultrapassá-lo. Assim, deixamos aqui algumas dicas para que deixe de olhar para o seu trabalho como algo aborrecido.

Fale com o seu chefe

É importante estabelecer uma relação transparente e de confiança com o seu chefe. Partilhe com ele o que lhe vai na mente, as suas frustrações e inquietações. Pode até mesmo pedir novos desafios e oportunidades para quebrar a rotina.

A grande maioria dos chefes seria recetivo a esta ideia, até porque um funcionário aborrecido reflete-se no desempenho profissional do mesmo, o que não é bom para nenhum ambiente de trabalho e produtividade em geral. É preferível que o seu superior saiba o que se está a passar consigo do que ser confrontado com um funcionário desmotivado que pouco ou nada contribui para a realização de um bom trabalho.

Cultive as amizades certas no trabalho

Já ouviu falar naquela frase famosa “nós somos as cinco pessoas com quem nos relacionamos mais”? Em termos simples, se nos rodearmos por pessoas negativas que estão completamente insatisfeitas e a queixar-se da sua vida a toda a hora, também nós acabamos por nos tornar essa pessoa. Pelo contrário, se nos rodearmos por pessoas positivas e motivadoras, também nós começamos a atrair esse tipo de energia.

Tendo esta dica em mente, aproxime-se de colegas positivos e motivados. Além de ficar inspirado pela forma como estes levam a vida, pode ainda criar novas amizades duradouras. Faça um esforço e procure pessoas que causariam um bom impacto na sua vida.

Aprenda novas competências todos os dias

À medida que a tecnologia avança, temos de nos preparar para encarar qualquer desafio e evitar ficar para trás em termos de conhecimento e capacidades. Aprenda algo novo, idealmente algo relacionado com os objetivos que estabeleceu com o seu chefe, e vai ver que não só ultrapassou o aborrecimento como contribuiu de forma positiva para o seu futuro.

Quem sabe, até pode descobrir novas áreas de interesse e escolher uma nova profissão.

Decore e organize o seu espaço de trabalho

Ficaria surpreendido se soubesse o quanto um espaço de trabalho limpo e organizado afeta o seu estado de espírito e consequente produtividade. Cores mais claras e chamativas como o amarelo ou verde são sempre boas escolhas para quem precisa de um ambiente motivador ao seu redor. A sua energia aumenta e os resultados começam a aparecer.

Como já deve ter compreendido, deixe os pretos e cinzentos de lado. Mesmo que as paredes e tons gerais do seu local de trabalho sejam mais escuras, faça um esforço para manter o seu próprio espaço mais animado, escolhendo objetos de cor viva. Vai notar a diferença!

Faça uma pausa

É evidente que muitas pessoas simplesmente não têm esta possibilidade, mas se tiver, use-a. Nem que tenha de usufruir das suas férias mais cedo, e usar esses dias para descansar e repensar o que quer. Continuar num ritmo acelerado e infeliz não o leva a lado nenhum, apenas aumenta a sua insatisfação. É importante parar. Portanto, se puder, organize umas férias mais cedo e utilize esse tempo para realmente questionar o que pretende fazer quando voltar ao ativo. Só você tem a resposta.

Saiba quando se despedir do seu emprego

Supúnhamos que seguiu todas as dicas anteriores e mesmo assim continua estagnado e aborrecido. Talvez seja altura de questionar o contributo que o seu chefe ou empresa para a qual trabalha têm na sua vida.

Por muito difícil que seja deixar o seu emprego confortável e embarcar numa nova aventura, por vezes incerta, a mudança pode ser mesmo a solução para o seu problema.

Achar o seu trabalho aborrecido é um pensamento horrível com o qual nenhum de nós idealiza quando somos mais novos e nos imaginamos na carreira dos nossos sonhos. Contudo, se o aborrecimento não existisse todos nós estaríamos presos num mundo de estagnação, descontentamento e conformismo, e esse cenário também não seria nada motivador. Assim, esperamos que estas dicas o tenham ajudado e que consiga ultrapassar este sentimento tão indesejado. Boa sorte!

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.

Adicionar comentário