Expressão empregada para designar a falta de assiduidade no trabalho e outros deveres e obrigações, seja por ausência ou atraso, o absentismo é um problema que tem um grande impacto na produtividade de uma empresa, por este motivo, merece atenção especial por parte de gestores e líderes.
De modo mais abrangente, o absentismo é uma palavra derivada do latim absens, que significa “estar fora, afastado ou ausente”. Quando acontece de forma sistemática, pode provocar perdas significativas para o negócio, especialmente quando se trata de setores em que o capital humano está intrinsecamente relacionado às operações e aos resultados das instituições.
Os motivos que levam ao absentismo são os mais diversos, todavia, a essência da questão é organizacional, o que exige uma transformação profunda na cultura e políticas da empresa. Aspetos como a satisfação no trabalho, clima organizacional, programas de benefícios e condições ergonómicas perpassam este assunto, que exige dos gestores uma nova abordagem para que os seus efeitos sejam minimizados.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o absentismo, as suas causas e impactos nas empresas, bem como formas para reduzir e prevenir este problema? Então continue a leitura deste artigo, nele encontrará todas as informações acerca deste problema que todos os anos resulta em prejuízos de milhões de euros em Portugal e outros países.
Os impactos do absentismo no trabalho
Segundo um estudo da NOVA-IMS, em média, os portugueses faltaram quase 6 dias (5,9) ao trabalho em 2018, o que resultou num prejuízo de 2,2 mil milhões de euros. Os números mostram a real face deste problema que afeta a produtividade e gera uma série de ocorrências que interferem no bom andamento das atividades de uma empresa.
Entre as principais consequências provocadas pelo absentismo estão:
- sobrecarga de trabalho para os colaboradores assíduos, visto que estes precisam de suprir a ausência de colegas faltosos e ao mesmo tempo cumprir com as suas obrigações;
- desorganização na rotina, em virtude da necessidade de os colaboradores assumirem as tarefas dos ausentes;
- ineficiência operacional, provocada pela necessidade de atribuir a funcionários não capacitados funções para as quais não são devidamente treinados;
- desgaste do clima interno e insatisfação, problemas que incidem na motivação e no rendimento das equipes.
Como referido, os impactos do absentismo são percebidos na produtividade e lucros da empresa, o que gera prejuízos financeiros consideráveis. De acordo com uma pesquisa da Gallup-Healthways (empresa global de análise e consultoria que ajuda líderes e organizações a resolver os seus problemas mais prementes) conduzida com mais de 94 mil profissionais em 2013 e publicada na revista Forbes, o rombo anual do absentismo nos EUA é de US$ 84 bilhões. Ou seja, o absentismo é uma questão global, que precisa de ser discutida e ter os seus efeitos mitigados.
Quais as principais causas de absentismo?
Regra geral, o absentismo está associado a dois pontos cruciais: à insatisfação do funcionário em relação à empresa e a problemas de saúde. Este último faz com que a empresa arque com os prejuízos decorrentes de afastamento do empregado, acionamento do plano de saúde e, em casos mais graves, contratação de substitutos. A partir dos dois fatores referidos, surgem outros que merecem atenção especial por parte dos gestores e líderes. Conheça os mais comuns:
1. Falta de motivação
A falta de motivação está certamente entre os principais causadores do absentismo. A sua origem pode ser interna, quando relacionada à instituição, ou externa. Entre as questões internas que desmotivam o colaborador estão:
- baixa remuneração;
- falta de reconhecimento;
- falta de perspetivas dentro da empresa;
- jornadas de trabalho excessivas;
- condições de trabalho impróprias;
- ausência de benefícios;
- má liderança;
- ausência de feedback;
- controlo excessivo;
- falta de transparência;
- falta de liberdade criativa.
Neste contexto, é essencial que as empresas realizem uma gestão apropriada dos seus recursos humanos e das faltas ao trabalho dos seus funcionários, visto que a ausência de um trabalhador pode gerar um problema grave, sobretudo quando ultrapassa os dez dias por ano. Via de regra, o absentismo é um sintoma de falhas na gestão de RH da empresa, devendo ser imediatamente corrigido.
2. Stress e depressão
Um estudo europeu elaborado pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) revelou que os fatores de risco psicossociais são a principal causa de absentismo em Portugal e no resto da Europa.
Importante referir que tanto o stress como a depressão estão entre as doenças psicossociais que mais afastam colaboradores dos seus postos de trabalho, sendo que estas patologias podem estar associadas a fatores externos (questões pessoais, conflitos familiares, perda de entes queridos e outros) e internos.
Entre os fatores internos mais comuns, podemos mencionar:
- trabalho em ambiente hostil;
- cobrança excessiva;
- falta de descanso e lazer;
- sobrecarga de trabalho;
- desvalorização dos cuidados com a saúde mental;
- descontentamento com as funções; entre outros.
Em todos os casos, é importante que a empresa tenha a cultura de acompanhar a saúde mental dos seus funcionários, a fim de minimizar os danos que podem ser causados por esse grave problema.
3. Problemas de saúde física
Os problemas de saúde física podem estar relacionados a condições inadequadas de trabalho oferecidas na empresa (falta de ergonomia, exposição desprotegida a ambientes insalubres e perigosos etc.), o que acarreta em doenças ocupacionais e, consequentemente, em absentismo.
Além destes problemas, é importante referir que hábitos prejudiciais à saúde, como o tabagismo, a má alimentação e o sedentarismo também pesam negativamente sobre as estatísticas de absentismo.
Como combater o absentismo?
O absentismo é um problema que gera uma série de impactos negativos sobre a performance de uma empresa. Por isso, é importante que os gestores estejam atentos às causas do absentismo , para que possam agir com eficiência a fim de as solucionar. A seguir, elencamos algumas ações estratégicas que certamente vão ajudar os gestores a reduzir os índices de absentismo no trabalho. Conheça:
1. Investir em prevenção
Para evitar que as taxas de absentismo atinjam níveis alarmantes, é importante adotar estratégias que propiciem um clima organizacional saudável. Entre as principais medidas estão valorizar o trabalhador, o que fortalecerá a relação deste com a empresa e a equipa, aumentará a motivação e, consequentemente, provocará redução das faltas e atrasos. Para tanto, é fundamental que o hábito de reconhecer o bom trabalho e oferecer feedback construtivos façam parte da cultura da empresa.
Ademais, a formulação de um ambiente colaborativo, saudável e pautado na comunicação, pode prevenir o absentismo e reduzir riscos de problemas internos, problemas na comunicação entre outras questões correlatas.
Quando o problema diz respeito à saúde física, é preciso que a empresa invista em prevenção no ambiente laboral, promovendo hábitos saudáveis e ergonomia para que os seus funcionários não sofram lesões associadas ao esforço repetitivo e ao período prolongado em uma mesma posição, por exemplo.
Ações mais específicas dependerão de uma análise técnica e minuciosa da realidade dos trabalhadores – na posse desses dados, a empresa deverá executar planos estratégicos direcionados, medida que certamente aumentará as probabilidades de obter bons resultados.
2. Dar mais valor ao diálogo
Muitos problemas no ambiente de trabalho podem ser resolvidos por meio do diálogo. Caso observe que existe um padrão de absentismo em relação a um funcionário ou uma equipa, é importante que marque uma reunião para verificar os motivos das faltas e assim tentar identificar as soluções mais viáveis.
Para tanto, devem ser aplicadas estratégias que restabeleçam a valorização dos colaboradores e, paralelamente, dar formação aos líderes para que estes aprendam a motivar e a comunicar com as suas equipas. Uma política de comunicação interna clara evita ruídos e disseminação de informações falsas.
3. Promover uma revisão dos cargos dentro da empresa
Muitas vezes o absentismo está relacionado à insatisfação de um colaborador com a função que este exerce na empresa, que pode não estar adequada ao seu perfil e às suas expectativas. Facto é que, quando não fazemos aquilo que gostamos, sentimo-nos desmotivados, cumprindo uma tarefa apenas para ter, ao fim do mês, o vencimento pelo serviço prestado.
Para evitar que isto aconteça na sua equipa, converse com os seus membros e tente detetar quais os seus desejos de progressão na carreira. Se possível, tente alocar os colaboradores a uma função que melhor atenda às suas aspirações.
Por fim, o absentismo no trabalho é um problema que está intimamente associado ao nível de satisfação, bem-estar e saúde dos funcionários, seja dentro ou fora da empresa. Quando as taxas de absentismo estão elevadas, os impactos negativos sobre a produtividade e os resultados são praticamente certos. Portanto, é essencial que as causas desse problema sejam avaliadas de forma criteriosa, para que assim se possa estabelecer um plano estratégico focado na solução.