Assar castanhas no micro-ondas

Com uma textura macia e sabor levemente adocicado, as castanhas assadas são um alimento delicioso e particularmente popular durante o outono, onde podem ser servidas individualmente ou como acompanhamento para uma enorme variedade de preparos. Além disso, são também um alimento muito saudável, sendo uma ótima fonte de vitaminas e de minerais – compostos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Mas antes de desfrutar do sabor e todos os benefícios nutricionais das castanhas, é preciso primeiramente confecioná-las. Assar as castanhas no micro-ondas é um dos métodos mais fáceis e rápidas para preparar estas nozes, demorando apenas alguns minutos a atingir o sabor e a textura ideais, semelhante as castanhas assadas diretamente no fogo.

Assar castanhas no micro-ondas em 5 passos

Confira abaixo o passo a passo para aprender como assar castanhas no micro-ondas. Para alcançar os melhores resultados, é recomendável seguir atentamente todas as instruções:

1. Escolha as melhores castanhas

Para assar castanhas no micro-ondas e garantir mais qualidade, deve-se idealmente selecionar as melhores castanhas disponíveis. Dessa forma, dê prioridade às seguintes características:

  • Castanhas de cor castanha escura e levemente brilhantes;
  • Casca firme e moderadamente dura ao toque;
  • Castanhas saudáveis, sem vincos, rachaduras ou dobradiças no exterior.

Dica: opte por castanhas pequenas ou médias, uma vez que estas nozes são as que normalmente apresentam melhor sabor e maior qualidade.

2. Higienize as castanhas

Após selecionar as castanhas ideais, é preciso higienizá-las. Para isso, lave-as cuidadosamente em água fria, tendo o cuidado de remover quaisquer resquícios de sujidade que, porventura, existam no seu exterior. Ao terminar, coloque as castanhas em cima de papel absorvente e deixe-as a secar.

3. Preparar as castanhas para o micro-ondas

Este passo é fundamental para aprender como assar castanhas no micro-ondas, posto que as instruções aqui fornecidas irão garantir maior segurança na preparação. Veja como:

  1. Num pote cheio com água, coloque as castanhas e deixe-as a descansar por aproximadamente 30 ou 40 minutos – isso deixará a casca mais suave, facilitando os próximos passos.
  2. Assim que atingir os 30 ou 40 minutos, remova as castanhas e seque-as usando papel absorvente ou um pano de cozinha.
  3. Em seguida, posicione as castanhas no seu lado plano e com uma faca bem afiada, faça um corte em formato de cruz no seu exterior, tendo o cuidado de não ultrapassar a casca, preservando assim o seu interior.

Além de facilitar a confeção integral das castanhas, o corte em formato de cruz é também útil para evitar possíveis acidentes, dado que, ao assar castanhas no micro-ondas, a pressão interna aumenta consideravelmente e as castanhas podem estourar.

4. Coloque as castanhas no micro-ondas

Agora que aprendeu como prepará-las, é hora de aprender como assar castanhas no micro-ondas. Para isso, siga as instruções abaixo:

  1. Separe uma porção de 10 a 12 castanhas por vez.
  2. Coloque-as num prato próprio para micro-ondas, tendo o cuidado de posicionar o corte feito anteriormente para cima, além de deixar um espaço de cerca de meio centímetro entre elas.
  3. Ajuste a potência do micro-ondas para o máximo possível e programe um minuto.
  4. Coloque as castanhas no micro-ondas e após o primeiro minuto, mexa cuidadosamente o prato.
  5. Programe novamente um minuto e repita os passos anteriores até que o corte nas castanhas comece a abrir, revelando o seu interior, que deverá estar macio.

Todo o processo deverá levar cerca de cinco minutos, embora este tempo possa mudar de acordo com a potência de cada aparelho. Dessa forma, fique atento e prove as castanhas para testar se estão macias o suficiente, uma vez que estas nozes cozinham mais rápido no micro-ondas e assá-las demais poderá as deixar com um aspeto e textura seco.

5. Descasque as castanhas

Embora esta etapa possa ser mais trabalhosa que as demais, é necessário descascar corretamente as castanhas antes de as consumir, dado que a casca não é propriamente comestível. Siga o passo a passo abaixo para aprender como descascar castanhas da forma fácil e rápida:

  1. Quando terminar de assar, coloque as castanhas num recipiente de vidro e cubra com um pano de cozinha – isso facilitará a remoção das cascas, dado que o vapor dentro do recipiente irá amolecer as mesmas.
  2. Deixe as castanhas a descansar até que fiquem mornas, mas não completamente frias, isto é, apenas o suficiente para que seja possível manuseá-las em segurança.
  3. Em seguida, com uma castanha por vez, insira a ponta de uma faca nos cortes feitos anteriormente e retire a casca.

6. Sirva-se!

Como sugestão para servir as castanhas assadas no micro-ondas, recomenda-se o repolho, os cogumelos, a cenoura, a sálvia ou a carne de porco para as receitas salgadas. Já para os receitas doces, as castanhas harmonizam bem com maçãs, frutas secas e chocolate. Se preferir, consuma-as simples, como dita a tradição.

A redação do trabalhador.pt