Batom de cieiro: quais os benefícios para os lábios?

Especialmente durante o inverno, é comum que os lábios fiquem mais secos, gretados e com cieiro. É precisamente nestas alturas que o batom de cieiro se assume como uma boa alternativa para aliviar e melhorar este quadro.

Em algumas pessoas, até coisas simples como sorrir tornam-se difíceis devido às gretas e fendas. Torna-se por isso necessário o uso de produtos que possam tratar os lábios, mesmo que apenas temporariamente.

Além da boca, o cieiro também é relativamente comum em outras partes do corpo, como nas palmas das mãos, nas dobras do corpo e nas pálpebras. Todavia, é nos lábios que o cieiro se manifesta com maior frequência, pois, além das temperaturas baixas, bastante prejudiciais, há outros fatores como o vento, a poluição, a exposição solar e o contato com alimentos quentes e frios, que também poderão ser prejudiciais.

Com a pandemia e o uso obrigatório de máscaras como medida de prevenção, o ressecamento dos lábios tende a intensificar-se, independentemente do período do ano, embora, ainda assim, mais intenso durante os meses de inverno.

Assim, como referimos, o batom de cieiro surge como uma alternativa simples, barata e eficaz. O seu uso constante ajuda a evitar que o problema se agrave e até mesmo que se transforme em algo mais grave, como a herpes labial.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o batom de cieiro, nomeadamente os seus pontos positivos e negativos, bem como outras informações e dicas úteis para tratar os lábios. Acompanhe!

O batom de cieiro faz bem?

Um ponto importante é lembrar que o batom de cieiro não é um tratamento para o cieiro dos lábios. É apenas um alívio momentâneo, algo que pode ser levado consigo no dia a dia para usar com frequência e manter a boca mais hidratada.

Atualmente já existem diversos tipos de batom de cieiro disponíveis no mercado e facilmente encontrados em qualquer farmácia, loja de cosméticos ou supermercado. Existem versões mais neutras, outras com alguma cor, algumas aromatizadas ou não e até com sabores.

Neste caso, os produtos mais modernos podem funcionar até mesmo como parte da maquilhagem, podendo o uso do batom de cieiro deixar os lábios com mais brilho e o rosto mais iluminado.

No entanto, o ideal para evitar ou tratar o cieiro é consultar um médico dermatologista e saber quais os melhores produtos para esta finalidade. Regra geral, o batom de cieiro estará entre os indicados.

Em algumas situações, o batom de cieiro pode acabar por camuflar o problema. Ou seja, alivia o desconforto labial e faz parecer que está tudo bem. Quando, na verdade, as gretas nos lábios permanecem e podem até mesmo piorar.

Portanto, o uso do batom de cieiro é positivo quando feito de forma temporária, em períodos em que os lábios estão mais prejudicados. Porém, confiar apenas neste produto e não procurar solucionar este problema, é um ponto negativo.

Dicas para escolher o batom de cieiro

Diante das muitas alternativas disponíveis, há alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora da escolha. Tenha atenção se o batom de cieiro:

  • tem uma fórmula enriquecida com glicerina, que nutre mais rápido;
  • contém filtro solar para proteger os lábios dos raios ultravioleta;
  • combina ação reparadora, hidratante e protetora;
  • pode ser usado também na pele do nariz;
  • é hipoalergénico, ou seja, pode ser usado mesmo por quem tem alguma alergia;
  • tem ação antienvelhecimento.

Outra dica essencial é não partir o batom de cieiro com outras pessoas. Cada uma deve ter o seu, pois isso evita possíveis contaminações.

Ao usar o batom de cieiro, é importante ler e seguir as instruções da embalagem, que podem ser diferentes para cada produto. Em geral, a melhor forma de usar é antes de dormir e ao sair de casa, retocando sempre que necessário.

Como cuidar corretamente dos lábios?

Além do uso do batom de cieiro, há outras formas de cuidar dos lábios, evitando que fiquem extremamente secos e gretados, mesmo no inverno.

Alguns produtos simples, que estão presentes na maioria das casas, podem ser usados como esfoliantes naturais. E os bons hábitos no dia a dia também são essenciais para manter a hidratação.

Confira algumas dicas:

  1. Faça uma esfoliação. Basta misturar açúcar mascavado, mel e azeite, esfregar suavemente nos lábios e enxaguar em seguida.
  2. Beba muita água para manter o seu corpo hidratado, pois isso interfere diretamente nos lábios, que ficam menos secos.
  3. Evite passar a língua nos lábios com frequência. Por mais que pareça inevitável, principalmente quando estão secos, isso não deve ser feito, pois seca ainda mais.
  4. Tenha um humidificador na hora de dormir. O ambiente seco também prejudica os lábios e deixar o clima mais húmido pode ajudar.
  5. Não morda os lábios e nem puxe as peles que parecem estar-se a soltar, pois isso pode causar danificar e piorar o quadro.

Seguindo todas estas dicas e tendo sempre consigo um bom batom de cieiro, certamente será possível manter os lábios mais saudáveis e bem cuidados durante todo o ano. Cuide-se!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.