Castanhas assadas no forno: passo a passo

Amargas quando cruas, as castanhas são tradicionalmente servidas assadas, onde o calor proveniente das chamas acentua o seu sabor adocicado e torna a sua textura interna macia e delicada. Regra geral, são assadas na lareira ou fogueira, embora estes métodos nem sempre sejam os mais práticos para o dia a dia.

Para obter um resultado semelhante em casa, atingindo o mesmo sabor e a mesma consistência do que quando são assadas diretamente nas chamas, recomenda-se que asse as castanhas no forno, independentemente de ser elétrico ou a gás.

Assar castanhas no forno em 5 passos

Confira abaixo o passo a passo para fazer castanhas assadas no forno, tendo o cuidado de seguir atentamente todas as orientações.

1. Escolha as melhores castanhas

Se quer alcançar o melhor resultado ao assar castanhas no forno, é preciso, primeiramente, escolher castanhas de qualidade. Para isso, dê prioridade às castanhas maduras e com um aparência “saudável”, isto é, aquelas que estiverem com a casca levemente dura e brilhante, sem apresentar vincos, rachaduras ou dobradiças no exterior.

2. Prepare as castanhas para o forno

Para que sejam integralmente assadas e para que não estourem no forno, as castanhas precisam de ser pré-preparadas. Siga as etapas abaixo:

  1. Comece por higienizar as castanhas. Lave-as individualmente em água fria e depois, seque-as usando um pano ou papel de cozinha.
  2. Em seguida, quando estiverem secas, use uma faca afiada para fazer um corte reto na casca, de modo que a polpa interior fique ligeiramente visível para que seja assada por completo.

Uma vez que, antes de serem assadas, as castanhas são duras, se preferir, é possível optar por deixá-las de molho em água fria por aproximadamente uma hora. Isto amolecerá a casca e facilitará o corte.

3. Asse as castanhas no forno

  1. Comece por pré-aquecer o forno a 220ºC.
  2. Numa assadeira antiaderente ou uma forma coberta com papel vegetal, posicione as castanhas de modo a que fiquem cerca de meio centímetro umas das outras.
  3. Reduza a temperatura para 200ºC e coloque a assadeira ao forno. Deixe a assar por 20 a 25 minutos ou até que as peles soltem e o corte reto feito anteriormente comece a abrir – fique atento para que as castanhas não queimem, pois o tempo de forno irá variar de acordo com a potência do aparelho.
  4. Se as castanhas não estiverem prontas no tempo recomendado, repita o processo em ciclos de cinco minutos.

4. Descasque as castanhas

Como as cascas não são comestíveis, pela sua textura e sabor amargado, quando as castanhas assadas no forno estiverem prontas, é necessário que as descasque. Embora este processo não seja propriamente difícil – afinal de contas, todos já o fizemos – são importantes algumas cuidados de forma a que as cascas não fiquem agarradas ao miolo.

Veja como descascar as castanhas de forma fácil e rápida:

  1. Retire a assadeira do forno e deixe as castanhas a “descansarem” por alguns minutos à temperatura ambiente.
  2. Em seguida, coloque as castanhas ainda quentes num pano de cozinha ou uma toalha que as envolva completamente.
  3. Posicione a mão por cima do pano, pressione as castanhas e faça movimentos de vai e volta – isso fará com que as cascas se desprendam da polpa.
  4. Por fim, deixe as castanhas repousar dentro do pano até que arrefeçam e, e caso necessário, remova as cascas mais resistentes com a ajuda de uma faca.

5. Sirva-se!

Quando estiverem prontas, sirva-se! As castanhas assadas no forno podem ser apreciadas sozinhas ou como acompanhamento para diversos tipos de pratos, como saladas, carnes e peixes. Harmonizam bem com vinhos e demais bebidas destiladas.

A redação do trabalhador.pt