Motivo constante de insatisfação estética, a celulite é uma condição que incomoda muita gente. Embora possa afetar qualquer pessoa, independentemente da idade e género, a celulite atinge sobretudo mulheres – estima-se que 95%. Quando surge nos homens, está muitas vezes associada a quadros de disfunção hormonal masculina.
A celulite não avisa quando vai surgir, não escolhe classe social, raça ou cor, não obstante, parece afetar com mais frequência as mulheres de pele branca e com um histórico deste problema na família.
Apesar de ser uma das inflamações que mais incomodam as mulheres, a celulite não é considerada uma doença. Não obstante, em alguns casos, a celulite pode estar associada a problemas de saúde, nomeadamente a fatores metabólicos, desequilíbrios nos níveis hormonais, síndrome dos ovários poliquísticos, genética, entre outros.
Neste artigo, abordamos a celulite, procurando dar resposta a algumas das questões mais comuns, nomeadamente as suas causas que estão na sua origem, tratamento e prevenção desta condição, conhecida como “pele casca de laranja”. Boa leitura!
O que é a celulite?
A celulite nada mais é do que um depósito de gordura, água e toxinas na pele, causada por desordens no tecido subcutâneo. Cientificamente denominada de lipodistrofia ginóide, a celulite manifesta-se sobretudo em áreas como as nádegas, as coxas, a parte inferior do abdómen e os braços, deixando as zonas afetadas com desníveis e nódulos em formato de ondulações.
Embora não se trate de uma condição grave, é algo manifestamente indesejado. Não obstante, este problema merece a devida atenção, dado que, em alguns casos, poderá estar associado a problemas de saúde.
Como se forma a celulite?
O nosso corpo armazena energia em forma de gordura, nas células adiposas, para usá-la quando passamos por períodos de restrição alimentar, por exemplo. À medida que este armazenamento ocorre, as células adiposas vão crescendo, aumentando de tamanho e comprimindo os vasos e as fibras de colágeno que encontra pela frente.
Como resultado dessa compressão, surge a má circulação do sangue e uma menor oxigenação e nutrição das células. Os líquidos que ficam entre as células não são drenados adequadamente, surgindo edemas (inchaço).
O edema somado ao crescimento das células adiposas faz com que as fibras de oxigénio sejam empurradas para baixo, surgindo depressões na pele, ou seja, a celulite.
Quais as causas da celulite?
Existem várias razões para o surgimento da celulite. Embora o excesso de peso seja uma das principais causas apontadas, a celulite pode também surgir em homens e mulheres magros e dentro do peso entendido como “ideal”. Nestes casos, existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento da celulite, designadamente:
- Stress e ansiedade;
- Problemas hormonais (desequilíbrio da progesterona e estrogénio);
- Consumo de álcool e tabagismo;
- Má alimentação (alimentos ricos em hidratos de carbono, açúcar e gordura);
- Sedentarismo;
- Desidratação da pele;
- Excesso de exercício físico;
- Fatores genéticos;
- Flacidez cutânea.
Como prevenir o aparecimento da celulite?
A melhor forma de prevenir a celulite é adotar hábitos saudáveis. Optar por alimentos saudáveis, ricos em proteínas e fibras, ingerir bastante água diariamente e exercitar-se diariamente, por exemplo, ajudam a prevenir o aparecimento da pele “casca de laranja”.
Preparamos uma lista de hábitos que o ajudaram na prevenção da celulite:
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bem como o tabaco;
- Manter o seu peso corporal controlado;
- Praticar exercício físico regularmente;
- Aplicar cremes que melhorem a circulação e a hidratação da pele.
Quais os tratamentos para a celulite?
O mercado da estética está em constante evolução. Atualmente existem centenas de produtos dermocosméticos e procedimentos que tratam o problema e promovem uma melhoria na aparência da pele.
Ao associar tratamentos com alguns dos bons hábitos previamente referidos, é expectável que o aspeto, a firmeza e a elasticidade da pele melhorem significativamente – nomeadamente a celulite.
Entre os principais tratamentos para a celulite estão:
- Injeção de enzimas ou mesoterapia: consiste na aplicação de injeções com substâncias que estimulam a circulação sanguínea na pele. A quantidade ideal de sessões para combater a celulite é estabelecida pelo médico.
- Subcisão: o médico, com a ajuda de um bisturi ou de uma agulha realiza pequenos movimentos no local afetado. Após o sangramento no local, forma-se um novo tecido de sustentação. Trata-se de um procedimento para casos graves de celulite.
- Bioestimuladores de colagénio: são ativos injetáveis que tornam a pele mais firme. O médico injeta substâncias para fortalecer as fibras de sustentação da pele. Para um melhor resultado, são feitas, em média, três sessões com intervalos de 30 dias cada.
- Radiofrequência: outro procedimento eficaz no tratamento da celulite. Este tratamento promove uma contração nas fibras de colagénio e elastina produzindo um efeito lifting. Após alguns dias da contração, ocorre uma estimulação do fibroblasto para a formação de mais colagénio e novas fibras, melhorando a aparência da pele.
- Vacuoterapia ou endermologia: esta técnica recorre a um aparelho que desliza e suga a pele através de ventosas, promovendo uma massagem mecânica que realinha a produção das fibras responsáveis pela sustentação da pele.
- Cremes anticelulite: tratamento à base de cremes. A aplicação deve ser feita duas vezes ao dia, juntamente com massagens, pois os movimentos ativam a circulação sanguínea na pele. O tratamento deve durar, pelo menos, dois meses.
Mitos e verdades sobre a celulite
1. A celulite afeta só as mulheres?
Mito. Apesar de ser mais comum no sexo feminino (estima-se que afete cerca de 95% das mulheres), a celulite pode também afetar homens. Nestes, parece estar associada a disfunções hormonais.
2. Os refrigerantes causam celulite?
Verdade. Assim como os outros alimentos ricos em açúcar e sódio, os refrigerantes parecem tornar mais propício o surgimento de celulite.
3. Exercício físico em excesso pode agravar a celulite?
Verdade. A hipertrofia muscular pode ser prejudicial. Quando há um rápido crescimento do músculo, a gordura é comprimida em direção à pele e o músculo acaba por ser o responsável por evidenciar os nódulos de gordura comprimidos.
4. A celulite só aparece depois dos 25 anos?
Mito. Como já referimos, a celulite pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, até mesmo durante a adolescência.
5. Os cremes devem ser aplicados após o banho?
Verdade. Após o banho, os poros da pele estão mais dilatados, podendo absorver cremes e óleos com mais facilidade.
6. O uso de métodos anticontracetivos agrava a celulite?
Verdade. A utilização de anticontracetivos orais provoca retenção de líquidos no corpo e interfere nos níveis hormonais, podendo piorar os quadros de celulite.
7. Usar roupa apertada favorece o aparecimento da celulite?
Verdade. O uso de calças muito apertadas, por exemplo, impede a eliminação adequada das toxinas, além de causar problemas nos músculos e nervos.
Gostou das dicas? Esperamos que este artigo a tenha orientado sobre os cuidados e os tratamentos adequados para a celulite. Cuide-se!