Especiaria asiática originária do Sri Lanka, a canela é obtida da parte interna da casca do tronco da árvore Cinnamomum. Conhecida nos quatro cantos do globo, está inserida em diferentes culturas, por isso, o seu uso culinário é também diverso: pode ser utilizada na preparação de receitas doces, como bolos e tortas, como também em receitas salgadas, sobretudo em alguns pratos típicos da Turquia e do Oriente Médio.
Além disso, o seu sabor marcante e aroma perfumado resultam num chá que, além de delicioso, pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde: rica em mucilagem, cumarina e tanino, a canela tem propriedades consideradas antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antifúngicas, antiespasmódicas, anestésicas e probióticas, atuando de forma positiva no sistema respiratório, digestivo, circulatório e urinário.
Ficou interessado neste assunto? Então que tal conhecer os principais benefícios do chá de canela e aprender a preparar esta bebida tão consumida no mundo todo? Boa leitura!
O que é o chá de canela?
Conhecido por muitas pessoas que apreciam uma bebida quente, de sabor intenso, o chá de canela pode ser preparado tanto com a infusão de saquetas, vendidos, via de regra, em caixinhas, quanto com os tradicionais paus de canela. Além de agradável ao paladar, a bebida é famosa pelos seus diversos benefícios à saúde, visto que a canela é digestiva, melhora o hálito, aquece o corpo, ajuda na circulação do sangue e auxilia em problemas de garganta e pulmão, além de agir como termogénico, reduzindo as medidas.
Todavia, o chá de canela possui algumas contraindicações: pelo seu efeito abortivo, induzindo a leves contrações uterinas que podem libertar o endométrio, não deve ser consumido durante a gestação. Ademais, pessoas com gastrite ou úlceras gástricas também devem evitar o consumo deste chá. Já os portadores da diabetes tipo 1 devem consumir o chá com muita moderação, pois a bebida pode elevar o nível de hipoglicemia – situação em que os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos.
Para que serve o chá de canela?
O chá de canela pode ter várias funções, e isto dá-se em razão das suas inúmeras propriedades nutritivas. A bebida ajuda a aquecer o corpo nos dias frios, alivia dores e auxilia no tratamento de algumas enfermidades.
Ademais, pode ser utilizada no auxílio do controlo do açúcar no sangue, visto possuir boa quantidade de um nutriente capaz de melhorar a sensibilidade à insulina e auxiliar no controlo glicémico.
Conheça infra outras finalidades do chá de canela:
- O chá de canela auxilia no tratamento de diarreias e melhora transtornos digestivos como gases intestinais e problemas espasmódicos;
- Age contra infeções das vias respiratórias, pois é um expetorante natural;
- Reduz a sensação de cansaço e melhora o “estado de espírito”, já que aumenta a resistência ao stress;
- Por conter antioxidantes, ajuda no combate ao “colesterol mau”;
- Auxilia na digestão dos alimentos;
- Por ser rico em fibras, reduz o apetite, proporcionado uma sensação de saciedade;
- Diminui a acumulação de gordura, pois otimiza a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
- Melhora a libertação de hormonas sexuais pelo corpo. Também colabora no fluxo sanguíneo do útero e no acúmulo de energia;
- Pelas suas propriedades que auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos, o chá de canela ajuda a reduzir a pressão arterial.
Outros benefícios importantes do chá de canela
Não bastasse todos os benefícios referidos, o chá de canela ainda apresentar outras finalidades que amenizam dores e até mesmo auxiliam no processo de emagrecimento. Confira a seguir outros possíveis usos da canela na sua rotina:
1. Acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias
Por ser uma bebida termogénica, que aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo, este chá eleva o gasto calórico durante o processo de digestão, o que auxilia na perda de peso. Desta forma, se pretende emagrecer, poderá contar com a ajuda deste chá tão poderoso.
2. Auxilia nas situações de constipação intestinal
Por ser rico em fibras, o chá de canela pode ser bastante benéfico para as pessoas que sofrem com prisão de ventre.
3. Ajuda no combate às cólicas menstruais
Por estimular a produção de glicina, aminoácido que ajuda na redução dos espasmos musculares e contribui para o relaxamento do útero, este chá ameniza as dores das cólicas menstruais.
4. Retarda o envelhecimento
Por ser rico em ferro, cálcio e manganês, além da sua ação como antioxidante e anti-inflamatório, o chá de canela auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Ademais, previne doenças degenerativas, tais como a doença de Alzheimer, neutralizando a ação dos radicais livres.
Apesar desta longa lista de benefícios, o consumo do chá de canela é desaconselhado nas seguintes situações:
- Quando se está com febre ou febril;
- Quando se está ansioso ou agitado;
- Em dias de excessivo calor.
Receitas de chá de canela
Agora que conhece todos os benefícios deste chá, que tal incluir esta bebida no seu dia a dia? Conheça algumas receitas de chá de canela e aprenda a combinar diferentes ingredientes para combater males como a inflamação na garganta, a tosse e a dor de cabeça. No entanto, antes, aprenda a fazer o tradicional chá de canela – seja ele em pó ou utilizando o pau desta especiaria.
Chá de canela em pó
Ingredientes:
- 1 colher de sopa (20 g) de canela em pó (ou uma saqueta);
- 1 chávena (240 ml) de água.
Modo de preparação:
- Coloque 1 colher de sopa (20 g) de canela em pó em uma chávena (240 ml) e adicione água a ferver;
- Tampe a chávena e aguarde 10 minutos;
- Mexa com uma colher e beba morno;
- Se preferir, adoce a gosto, com açúcar, adoçante, mel, entre outros.
Chá de canela em pau
Ingredientes:
- 1 canela em pau;
- 1 chávena de água.
Modo de preparação:
- Coloque o pau de canela numa chávena com a água a ferver e deixe em infusão por 10 minutos;
- Retire o pau de canela e beba até três chávenas diariamente, de preferência, antes das refeições;
- Caso prefira um sabor mais suave, deixe o pau de canela menos tempo na água ou, se preferir, adicione gotas de limão ou fatias de gengibre.
Chá de canela para melhorar a tosse
Ingredientes:
- 1 canela em pau;
- 2 cravos-da-índia;
- 1 rodela de limão;
- 1/2 litro de água.
Modo de preparação:
- Numa panela de água, adicione os ingredientes e leve a lume médio para ferver por aproximadamente 5 minutos.
- Espere ficar morno e coe. Se preferir, adoce com 1 colher (sopa) de mel.
- Beba até 2 chávenas (chá) por dia.
Chá de canela para as dores de cabeça
Ingredientes:
- 1 canela em pau;
- 350 ml de água;
- 1 limão rosa;
- 1 colher (café) de cúrcuma;
- 1 pitada de pimenta em pó.
Modo de preparação:
- Ferva a canela em pau na água durante 8 minutos.
- Desligue, coe e esprema o suco de 1 limão rosa.
- Acrescente a cúrcuma e a pimenta.
- Adoce com mel e beba em seguida.
Chá de canela para a inflamação na garganta e rouquidão
Ingredientes:
- 1 canela em pau;
- 250 ml de água;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 colher (café) de cravo-da-índia;
- 1 colher (sopa) de mel.
Modo de preparação:
- Ferva a água e desligue. Adicione os ingredientes e deixe descansar por 10 minutos.
- Coe logo em seguida e gargareje com o chá morno, 4 vezes ao dia.
Atenção: embora o chá de canela possa auxiliar no tratamento de diversas doenças, o mais adequado é consultar o seu médico antes de iniciar o uso da fitoterapia a fim de eliminar quaisquer possibilidades de estar entre o grupo de pessoas que não deve consumir a bebida.
Cuide da sua saúde e do seu bem-estar!