Coisas para fazer em casa: aproveite o tempo livre!

Como diz o ditado, “não há lugar como a nossa casa”. Podemos viajar, passar alguns dias fora, aproveitar para uma escapadinha de fim de semana, mas não há sensação mais gratificante do que retornar à casa e poder desfrutar de todo o seu conforto. O nosso lar é o espaço em que nos sentimos confortáveis, onde podemos ser quem realmente somos e fazer tudo aquilo que nos dá vontade. E por falar em “fazer o que nos dá vontade”, quais são os seus programas favoritos quando está em casa?

Se está a precisar de sugestões sobre coisas para fazer em casa, então veio ao lugar certo. Neste artigo sugerimos-lhe algumas coisas para fazer e aprender durante o seu tempo livre, afinal de contas, existem hábitos muito mais interessantes do que ficar sentado em frente à televisão a fazer zapping, ou o monótono ir e vir da sala à cozinha para buscar algo ao frigorífico. Chega de tédio, adote hoje mesmo uma atitude positiva que pode transformar a sua vida.

Sugestões de coisas para fazer em casa

Existem atividades para fazer em casa que podem tornar diferentes os seus dias. Para isso, não é necessário investir em equipamentos caros ou algo do tipo, pois muitas vão exigir apenas coisas que já tem por perto e, claro, alguma criatividade.

1. Aprenda algo novo

Se está a passar mais tempo em casa do que é habitual, ou gozar alguns dias de folga, mas não quer ficar ocioso, então que tal aprender algo novo? Muitas vezes, a correria do dia a dia acaba por frustrar os nossos planos de aprender uma língua diferente, uma técnica artesanal que, além de relaxante, estimula a criatividade, ou ainda, quem sabe, aprender a tocar aquela guitarra que comprou há alguns anos, mas acabou por deixar encostada num canto do quarto.

Pare de procrastinar e aproveite o tempo livre para investir em novas aprendizagens. Para isso, pode até contar com a ajuda da internet, onde é muito fácil encontrar tutoriais no YouTube e redes sociais. Há também uma diversidade de aplicações gratuitas e pagas que oferecem ensino de idiomas, entre outras atividades, basta pesquisar e encontrará certamente o que precisa.

2. Exercite a leitura

Sabe aquele livro que comprou no ano passado, e que agora está na estante apenas a ocupar espaço? Que tal recuperá-lo e aproveitar o tempo disponível para viajar nas suas histórias? Como sabe, a leitura é muito importante, e proporciona inúmeros benefícios ao cérebro, como aprender factos novos, aprimorar o vocabulário, melhorar a capacidade de escrever de forma mais coerente e concisa, estimular o senso crítico, entre outras maravilhas que apenas podem ser acedidas por meio desse hábito incrível: a leitura. Esta, sem sombra de dúvidas, é uma das melhores coisas para fazer em casa, pois além de propiciar entretenimento e descanso, exercita a mente de uma forma prazerosa.

3. Comece um novo hobby

Aprender um novo hobby não poderia faltar nesta lista de coisas para fazer em casa. Esta é uma ótima alternativa para ocupar o tempo e aliviar angústias, pois ao concentrarmo-nos numa tarefa prazerosa, mudamos o foco dos pensamentos para algo produtivo e até rentável. Invista em hobbies culinários, de costura, dê aulas pela internet, entre outras atividades que podem inclusive gerar-lhe um rendimento extra. Pense nesta possibilidade e encontre algo que lhe faça sorrir!

4. Pratique exercício físico

Praticar exercícios está entre as melhores coisas para fazer em casa, disso não há dúvidas. Se é do tipo de pessoa que não aguenta ficar parado por muito tempo, então uma boa alternativa é colocar toda essa energia à disposição de uma atividade que faça bem ao corpo e à mente.

Existem várias aplicações gratuitas que ajudam nessa missão, através das quais é possível ter acesso a profissionais que ensinam exercícios que podem ser executados sem a necessidade dos equipamentos encontrados em ginásio. Mas, cuidado para não se empolgar demais: prefira treinos leves, que podem ser executados sem o acompanhamento de um personal trainer.

5. Organize a sua casa

Talvez esta não seja a coisa mais prazerosa de se fazer nesta lista de coisas para fazer em casa, sobretudo se é da equipa dos “desarrumados”, contudo, todos nós sabemos que uma casa organizada é primordial para a saúde mental e para o nosso bem-estar, não é mesmo?

Já parou para pensar no tempo que gasta a procurar aquele objeto de que precisa, mas que não faz ideia de onde o deixou? Ou a tentar encontrar aquele casaco no meio da “montanha” de roupas que ainda não foram dobradas e guardadas nas gavetas? Vai-se assustar com o tempo que poderia ter poupado! Se a preguiça chegar antes de colocar as “mãos na massa”, lembre-se que investir na organização pode facilitar a sua rotina, evitar stress desnecessário e ainda recuperar roupas e sapatos que não usa mais e que podem ser doados ou vendidos. Caso não saiba por onde começar, conte com a ajuda de organizadores profissionais, cujas dicas podem ser facilmente encontradas na internet.

6. Dance!

Quem dança seus males espanta! Dançar, além de fazer bem ao corpo, é um passatempo perfeito para quem está à procura de coisas para fazer em casa, pois ajuda a aliviar o stress e transporta-lhe para lugares mágicos da sua imaginação. Coloque a sua playlist favorita e solte o corpo sem nenhuma vergonha, afinal de contas, a casa é sua! Mas se se sentir meio inibido, e sem saber o que fazer com as mãos e os pés, não hesite em procurar estímulos na internet ou até mesmo em jogos, como o Just Dance, uma forma divertida de dançar na companhia de uma pessoa especial e, se tiver filhos, da criançada.

7. Faça uma maratona da sua série favorita

Ainda não viu a nova temporada da sua série favorita? Então aproveite o tempo livre para passar uma tarde ou manhã, sem culpas ou remorsos. O tempo livre é seu, aproveite-o como quiser, vale a pena preparar as pipocas, convidar família ou amigos e só sair da sala quando o último episódio acabar. Não se esqueça de fazer pausas para esticar as pernas, beber água e respirar ar puro, certo?

8. Faça um acampamento na sala com a criançada

Se o seu tempo livre em casa está a ser partilhado com a criançada, então que tal investir em atividades divertidas e lúdicas, como um acampamento na sala? Pegue nas almofadas, improvise uma cabana, use e abuse da imaginação e saia da monotonia. Este tipo de atividade, além de proporcionar momentos relaxantes para toda a família, ajuda a fortalecer os laços entre pais e filhos, o que tornará essa relação ainda mais especial!

9. Aproveite a luz do sol

Tem quintal em casa? Então que tal aproveitar esse espaço para colocar a vitamina D em dia? Muito tempo confinado dentro do escritório pode fazer mal, além de deixar a sua pele com aquele tom meio amarelado, sem viço, a implorar por melanina.  Acorde cedo, aproveite as primeiras horas da manhã, quando os raios solares são benéficos para a pele, e tome um belo banho de sol. Vale até vestir o biquíni!

10. Não faça nada!

Isso mesmo, não é porque tem tempo em sobra que tem obrigação de encontrar coisas para o preencher. Se está a precisar de desacelerar, refletir e colocar os pensamentos em ordem, então dê-se ao luxo de não fazer absolutamente nada no seu tempo livre em casa.

Infelizmente, muitas vezes o descanso é associado ao tédio e à monotonia, mas na verdade, as pausas são essenciais para dar uma folga ao nosso cérebro. Estamos constantemente preocupados em sermos produtivos, proativos, excelentes nas nossas áreas de atuação e não nos damos conta do quanto essa exigência, seja interna ou externa, pode destruir a nossa paz, a nossa individualidade e o nosso espírito criativo. Respeite o seu tempo, as suas vontades, desligue o telemóvel, reduza os ruídos, vista uma roupa confortável e fique à vontade neste espaço sagrado que chama de lar!

Gostou deste artigo sobre coisas para fazer em casa? Então não deixe de o partilhar com os seus amigos que também poderão estar à procura de atividades prazerosas para realizar no aconchego do lar! Cuide do seu bem-estar!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)