Como acalmar um bebé agitado?

Finalmente o seu filho(a) nasceu! Depois de uns longos nove meses de expetativas, o novo membro da família chegou e trouxe consigo mais amor e emoção para o dia a dia. Nesta fase, são muitos os sentimentos que nos tomam de assalto, como amor, medo e até culpa… afinal de contas, os filhos não vêm com um manual de instruções.

Cada bebé tem as suas particularidades, que aos poucos vamos aprendendo a identificar, no entanto, enquanto isso, é natural que se cometam erros na ânsia de estar sempre a acertar.

Uma das dúvidas mais frequentes, principalmente entre os pais de “primeira viagem”, é como acalmar um bebé agitado. Esta é uma situação que, via de regra, vem acompanhada de um choro persistente do bebé e, claro, muita tensão das mães e dos pais por não saberem exatamente como proceder.

Nesses momentos, a primeira coisa a fazer é respirar fundo e lembrar-se que o seu filho(a), que passou nove meses num ambiente tranquilo, embalado pelo ventre materno, nem sempre irá saber lidar com as centenas de estímulos que recebe todos os dias. Sons, luzes, dor, cansaço, frio, calor, fralda molhada, fome, tudo isso incomoda o bebé, que para sinalizar aos pais que algo está errado, recorre à única forma de comunicação que conhece, ou seja: o choro.

Se está à procura de orientações para aprender a como acalmar um bebé agitado, então acreditamos que este artigo será certamente muito útil. Claro que as dicas que partilhamos não dispensam as indicações do médico pediatra. Boa leitura!

Como acalmar um bebé agitado em 7 passos

Antes de mais nada, responda às seguintes perguntas:

  • O seu bebé está com fome?
  • Pode estar com frio ou calor?
  • Precisa de dormir?
  • A fralda está molhada ou suja?
  • Mostra sintomas de cólicas, dor de ouvido ou alguma outra doença?

Descartadas as opções acima, entenda que existem outros motivos que podem deixar o bebé agitado, como o tédio, a superestimulação ou medo, por exemplo. Dito isto, vamos às dicas!

1. Mantenha a calma

O choro do bebé costuma deixar os pais completamente perdidos, cansados e sem paciência, contudo, esta é uma reação que não vai ajudar em nada! A primeira coisa a se fazer é tentar manter a calma: respire fundo, pense nos possíveis motivos que poderão estar na origem do choro e vá para o próximo passo!

2. Embale o bebé

Esta é a dica de ouro de como acalmar um bebé agitado. Ao embalar o seu bebé, com movimentos leves e ritmados, estará a transmitir a calma de que ele precisa para parar de chorar. Deixe a cabecinha livre e apoiada para que se mexa suavemente com o movimente realizado pelos braços. Teste diferentes movimentos e diferentes atividades, como caminhar com o bebé ao seu colo, o balançar no berço, sentar-se com o bebé numa cadeira de embalar, entre outros.

3. Enrole o bebé

Para que o bebé se sinta mais confortável e seguro, embrulhe-o num cobertor, para que ele se lembre dos momentos no ventre da mãe. Siga os passos:

  • Numa superfície plana, abra o cobertor;
  • Dobre um dos cantos e posicione a cabeça da bebé sobre a dobra;
  • Enrole um lado do cobertor em volta do bebé, de forma a imobilizar um braço;
  • Pegue a parte logo abaixo dos pezinhos e puxe-a para cima, amarrando na parte superior que já está presa;
  • Enrole o outro lado do cobertor, passe-o em volta do bebé, para imobilizar o outro braço.

Lembre-se de que esse “casulo” deve ser feito com um cobertor pequeno e leve, que permita que o seu filho fique bem preso, porém, confortável. Ademais, garanta que o bebé não está a sufocar, e que esteja de barriga para cima, posição que evita o risco da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) ou de asfixia.!

3. Coloque o bebé de lado

Colocar o pequeno de lado é mais uma estratégia eficiente de como acalmar um bebé agitado. Faça isso deitando-o de bruços, com o lado esquerdo do corpo sobre o seu braço. Essa posição ajuda a acalmar a criança e também a aliviar possíveis cólicas, um dos principais motivos que contribuem para o choro incessante. Todavia, não deve ser utilizada no berço, já que o bebé pode-se virar e ficar de barriga para baixo, o que aumentará significativamente a probabilidade de SMSI.

4. Coloque sons leves para o beber ouvir (ruído branco)

Os bebés gostam do que se designa muitas vezes como “ruído branco”, isto é, aqueles que são emitidos pelos sons da água, da chuva, do vento e até mesmo por alguns eletrodomésticos, como máquinas de lavar roupa, ventiladores, ventoinhas, apenas para citar alguns exemplos. Estes sons lembram bastante os sons do corpo da mãe, como as batidas do coração, o som do sangue a correr nas veias e a entrada e saída rítmica de cada respiração, capazes de criar uma dissonância alentadora. Aos poucos estes sons vão propiciar uma atmosfera aconchegante para o bebé relaxar.

5. Dê um banho morno ao bebé

Quer saber como acalmar um bebé agitado? Então experimente dar-lhe um banho quentinho. Esta dica é uma das mais eficazes, pois o banho é capaz de relaxar o corpo, diminuindo a tensão e promovendo o sono. Deixe o jato de água cair sobre as costas e os ombros do bebé por alguns minutos; enquanto isso, converse com ele calmamente. Se for possível, recomendamos que deixe a luz mais fraca ou acenda uma vela para tornar o ambiente mais aconchegante e tranquilo. Ademais, como, via de regra, se dá banho ao bebé mesmo antes deste ir dormir, possivelmente ele sentir-se-á pronto para a soneca.

6. Massaje o bebé

Depois de um banho relaxante, nada melhor do que uma massagem para deixar o bebé ainda mais tranquilo. Aplique um óleo de amêndoa próprio para bebés em todo corpo e massaje peito, barriga, braços, pernas e pés, além das costas e nádegas. Siga os seguintes passos:

  • Rosto: Coloque o bebé de frente e trace com os polegares pequenas linhas horizontais no rosto, massageie as bochechas e faça movimentos circulares próximo do canto dos olhos.
  • Peito: Deslize as suas mãos pelo peito do bebé em direção às axilas.
  • Tronco: Suavemente, deslize as mãos da barriga em direção aos ombros, formando um X sobre o abdómen do bebé.
  • Braços: Deslize as suas mãos pelo peito do bebé em direção às axilas. massaje um braço de cada vez.
  • Mãos: Esfregue os seus polegares na palma da mão do bebé até aos dedinhos. Um por um, delicadamente, tentando que o movimento seja constante.
  • Barriga: Usando a lateral das mãos, deslize as suas mãos sobre o abdómen do bebé, desde a parte final das costelas, passando pelo umbigo até à parte genital.
  • Pernas: Com a mão em forma de bracelete, deslize a sua mão desde a coxa até os pés e, depois, a seguir, com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até ao tornozelo. Faça uma perna de cada vez.
  • Pés: Deslize os seus polegares pela planta do pé do bebé fazendo, no final, uma massagem suave em cada dedinho.
  • Costas e nádegas: Vire o bebé de barriga para baixo e deslize as suas mãos pelas costas até às nádegas do bebé.
  • Alongamentos: Cruze os braços do bebé sobre a sua barriguinha e depois abra os braços, depois cruze as perninhas do bebé sobre o abdómen e estique as perninhas.

As dicas listadas neste artigo são algumas das diversas opções de como acalmar um bebé agitado. É importante referir que cada criança é única, por isso, nem sempre os resultados serão positivos, mas não deixe de tentar, pois há sempre uma atividade capaz de acalmar o seu pequeno.

Por fim, não deixe de consultar o médico pediatra, pois apenas este profissional será capaz de avaliar as condições de saúde do seu filho, para que assim cresça forte e saudável!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)