Como causar boa impressão numa entrevista de emprego?

Conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Embora nem sempre seja assim, muitas vezes, a primeira impressão que transmitimos é determinante. Tendo em consideração as particulares das entrevistas de emprego, esse ditado poderá muito bem corresponder à verdade, sendo a aparência, o modo de falar e a forma como se comporta alvo de avaliação por parte dos recrutadores.

Mas então, qual a melhor forma de causar uma boa impressão nas entrevistas de emprego? É precisamente a esta pergunta que tentaremos responder ao longo deste artigo.

A preparação é a chave do sucesso

Embora as entrevista de emprego seja algo dinâmico, variando muito em função das perguntas que vão sendo colocadas pelo entrevistador, bem como em função das respostas do entrevistado, existem algumas coisas que se podem preparar antecipadamente. Uma delas prende-se com a obtenção de informação sobre a empresa, a vaga em concreto e o recrutador – quem sabe se não estudaram na mesma universidade ou têm amigos em comum?

Pesquisar o histórico da empresa, como esta se posiciona no mercado e o perfil das pessoas que desempenham a mesma função, poderá ser um a excelente ajuda para perceber aquilo que o recrutador estará à procura. Neste âmbito, poderá sempre recorrer ao LinkedIn.

Embora seja impossível prever todas as perguntas que serão colocadas na entrevista de emprego, existem um leque alargado de questões que são quase sempre colocadas, sendo estas aquelas que, regra geral, apresentam maior dificuldades para os candidatos – dado serem de “resposta livre”.

Na secção relativa ao emprego/carreira encontrará, entre outros, um conjunto de artigos sobre:

  • Como responder à questão “está a planear ter filhos?”
  • Como responder à pergunta “porque o devemos contratar?”
  • Como responder à pergunta “qual o emprego dos seus sonhos”?
  • Como responder à pergunta “não acha que é sobrequalificado”?
  • Como responder à pergunta “porque deixou o seu último emprego?”
  • Como responder à pergunta “quais são os seus defeitos e qualidades?”
  • Como responder à pergunta “porque esteve tanto tempo sem trabalhar?”

Antecipar potenciais perguntas desconfortaveis pode ser crucial para causar uma boa impressão na entrevista de emprego.

Mostre que está tranquilo e confortável

Para causar uma boa primeira impressão na entrevista de emprego implica, também, que esteja minimamente confortável para falar. Claro que, em função da oferta de emprego, da composição do painel de entrevistar (uma, duas, três ou mais pessoas?) poderá ficar mais ou menos nervoso.

Caso considere útil poderá praticar em frente ao espelho algumas das suas reações. Embora possa parecer não fazer sentido isto pode ajudar. É igualmente importante ter em mente algumas métricas no que se refere às suas conquista profissionais.

Por exemplo, faça uma lista de coisas específicas que você conseguiu alcançar no decorre de sua experiência profissional. Isso irá fazer com que a sua conversa com o avaliador seja mais objetiva e dinâmica, contribuindo também para que possa ter um fio condutor daquilo que pretende elencar ao longo da entrevista.

Embora seja complicado determinar o ponto de equilirbio não deve adotar uma postura demasiado passiva, da mesma maneira que demasiado “assertiva”. Não deixe de intervir sempre que considerar necessário e procure não se limitar a dar resposta como “sim” e “não” às perguntas que lhe vão sendo colocadas. Procure sempre justificar as suas afirmações.

Não chegue atrasado à entrevista

Uma coisa que realmente pode tirar pontos numa entrevista de emprego é o candidato chegar atrasado. Afinal, se ele não consegue chegar na hora marcada para o seu primeiro compromisso importante para a sua vida profissional, imagine-se como será posteriomente.

Desta foram, recomendamos que chegue sempre 15 a 10 minutos antes da hora marcada (ou, no máximo, na hora exata). Isto demonstra, entre outras coisas, o seu nível de profissionalismo, e passa uma impressão bastante positiva para o entrevistador.

Diferencie-se dos restantes candidatos

Um ponto muito positivo numa entrevista de emprego, e que o poderá ajudar a distinguir-se dos demais candidatos, é colocar algumas perguntas ao recrutador. Sim, não é por se tratar de uma entrevista que está impedido de colocar perguntas.

Perguntas relacionadas com a empresa ou com a função são formas de mostrar que está verdadeiramente interssado na posição. Neste ponto, poderá perguntar qual os planos da empresa para o futuro.

Em função do setor da empresa e caso já tenha consumido algum produto ou serviço disponibilizados pela empresa, aproveite para compartilhar a sua experiências enquanto consumidor, podendo dar sugestões de melhoria (sempre com um tom positivo). Não obstannte, seja direto e conciso, sem se alongar em demasia.

Apresente-se e vista-se de forma adequada

Sim, esta dica poder parecer um tanto ao quanto óbvia, no entanto, ainda muitas pessoas se debatem sobre o que vestir para uma entrevista de emprego. O nosso conselho passa por vestir-se um pouco melhor daquilo que será expectável para a função à qual se candida. Neste âmbito mais vale “pecar por excesso do que por defeito”.

Ter uma boa postura também ajuda, sentar-se de forma adequada, mantendo a cabeça erguida e os ombros voltados para a parte de trás (mas não queira parecer um robô).

Por fim, lembre-se de sempre usar uma saudação amigável, que seja, evidentemente, profissional, fechando com um aperto de mão firme.

Não esqueça também de que uma boa primeira impressão também se faz necessário nos primeiros dias de trabalho, e não apenas na entrevista em si. Afinal, além das suas ações, a sua imagem é também importante para a manutenção do seu emprego.

A redação do trabalhador.pt