Como conduzir uma entrevista de emprego?

Saber conduzir uma entrevista de emprego é algo essencial para qualquer recrutador. Em parte, por ser através desta que é escolhido o candidato quer será contratado para a vaga de emprego em questão.

Embora a generalidade das entrevistas de emprego terem um fio condutor, havendo sempre um conjunto de perguntas que são colocadas a todos os candidatos, a realidade é que é algo extremamente dinâmico, sendo necessário que o recrutador se consiga adaptar às respostas que o candidato for dando.

Neste artigo coligimos algumas dicas que consideramos essenciais para qualquer profissional de recursos humanos conduzir uma entrevista de emprego.

Preparação inicial para a entrevista de emprego

O primeiro passo na preparação de uma entrevista de emprego passa por uma leitura do currículo do candidato (ou dos candidatos) à vaga de emprego. Após está leitura é importante que aponte algumas questões, relacionadas com o curriculum do candidato, para serem colocadas no decorrer da entrevista de emprego.

Posteriormente poderá pensar de que forma poderá destacar, através de perguntas ao candidato, os benefícios que a empresa oferece aos seus trabalhadores, bem como da vaga em causa (remuneração, horário de trabalho, etc.).

Quanto ao espaço físico, procure reservar um local que seja confortável e livre de distrações para a realização da entrevista de emprego.

Como formular perguntas para o entrevistado?

Para conduzir uma entrevista de emprego de forma adequada poderá começar por colocar questões relacionadas com a personalidade do candidato candidato, por exemplo. Através destas, poderá traçar um perfil mais detalhado doe entrevistado, identificando se reúne as características e as competências necessárias para a vaga em concreto.

Ou seja, para aferir se o candidato realmente tem potencial para ter se sair bem nas futuras funções, o entrevistador deverá basear-se no comportamento que este for transmitindo durante a entrevista. Procure “ler” as respostas que o entrevistado vai dando às perguntas que lhe são colocadas, bem como a sua linguagem não verbal, nomeadamente se estabelece contacto visual.

Já em relação à descrição do trabalho em si, é necessário que antecipadamente anote as principais características, conhecimentos, comportamentos e competências (isto é, os requisitos) necessárias para o cargo, dado que, muitas vezes, a mera leitura do currículo poderá não se suficiente para aferir se o candidato as reúne. E logo em seguida poderá elaborar uma lista de perguntas onde é expetável que o candidato desenvolva as competências que possui.

A condução da entrevista de emprego em si

Chegando a hora da entrevista de emprego, poderá começar fazendo uma pequena introdução sobre si (e o seu percurso), bem como da empresa que representa (o que faz, a sua dimensão, sua posição no mercado, a cultura empresarial, etc.), explicando também o formato da entrevista.

Se necessário poderá também dar uma descrição da vaga em causa, procurando fornecer alguns pormenores que não estejam no anúncio de emprego, bem os objetivos que é expectável que a pessoa que venha a ocupar o cargo alcance.

No decurso da entrevista é particularmente importante que adote uma posição de escuta ativa, procurando ouvir mais do que fala. A colocação de perguntas poderá ocorrer de acordo com as respostas que o candidato for dando.

É também importante ficar atento caso o candidato se esteja a desviar demais do foco da pergunta e/ou comece a falar em demasia, procurando fugir do assunto. Caso necessário, poderá sempre repetir a pergunta ou formulá-la de uma outra forma.

E é igualmente pertinente prestar atenção no estilo pessoal do candidato, bem como à sua atitude no decorrer da avaliação. Dessa forma, conseguirá formular uma opinião mais equilibrada a respeito da adequação do candidato para a vaga oferecida. Não obstante, recomendamos sempre que não se deixe influenciar pelas primeiras impressões.

Finalizando a entrevista de emprego

No fim da entrevista de emprego deverá perguntar ao candidato se tem algumas questão que gostaria de colocar a respeito da empresa ou da vaga em concreto. Regra geral, os candidatos que colocam perguntas é porque estão verdadeiramente interessados.

Por fim, agradeça ao candidato a sua presença e interesse na vaga, informando em seguida a data expetável para a tomada da decisão sobre quem irá ficar no cargo. A partir do momento em que este sair da sala, procura resumir as anotações que foi fazendo, sob pena de que num momento posterior poderá não se recordar da entrevista.

A redação do trabalhador.pt