Como eliminar o bolor da roupa?

Quem vive numa casa com humidade sabe que, em princípio, nos períodos mais frios do ano, pode ter que lidar com o bolor na roupa. Isto acontece porque a humidade favorece o aparecimento de fungos e do mofo nas paredes, nos objetos e também nas roupas.

Além dos danos ao tecido, do mau cheiro e do aspeto de sujo que causa, o bolor pode propiciar o aparecimento de alguns problemas de saúde, nomeadamente alergias ou outras maleitas do foro respiratório.

Embora o bolor possa aparecer em qualquer peça de vestuário, regra geral, surge com maior incidência naquelas que estão guardas em locais pouco arejados, como por exemplo, dentro dos armários. Poderá também surgir de forma muito rápida, nas peças de vestuário húmido que coloca no cesto da roupa suja, algo que acontece frequentemente com a toalha do banho.

Mas não é por as suas peças de roupa estarem com bolor que estão condenadas a ir para o lixo. Este problema tem solução!

Por ser um problema comum e que nem toda a gente sabe como solucionar, redigimos o presente artigo onde partilhamos dicas de como eliminar o bolor da roupa de forma simples e sem ter muito trabalho.

Como eliminar o bolor da roupa branca?

Há ingredientes comuns que são ótimos para eliminar o bolor na roupa branca

Existem no mercado diversos produtos específicos para eliminar o bolor da roupa na roupa branca. No entanto, existem outras opções, igualmente eficazes, que podem ser executadas com produtos que tem por casa. Deixamos algumas dicas:

1. Lixívia

Embora o recurso a lixívia seja a forma mais simples e mais usada de eliminar as manchas das peças de roupa brancas, pode também ser usada para tirar o bolor da roupa. Para isso, basta colocar um pouco de lixívia sobre a parte manchada, esfregar a zona, delicadamente, com escova macia e depois lavar normalmente.

Outra opção para tirar eliminar o bolor da roupa branca, principalmente nos casos de manchas maiores ou mais fortes, é deixar a peça de molho numa solução de água e lixívia.

2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito utilizado para limpezas domésticas “difíceis”, podendo também ser utilizado para eliminar o bolor da roupa branca, especialmente em toalhas.

Basta seguir estes passos:

  1. Num litro de água dilua 2 colheres pequenas de bicarbonato;
  2. Coloque a peça de roupa num recipiente próprio para ir ao lume (um tacho, por exemplo);
  3. Coloque ao lume até começar a ferver;
  4. Assim que começar a ferver desligue e aguarde até arrefecer;
  5. Coloque a peça a lavar (se o fizer manualmente, poderá aproveitar a água com bicarbonato de sódio).

3. Açúcar e lixívia

A mistura de lixívia com açúcar é indicada para eliminar o bolor das peças de roupa brancas mais delicadas. A mistura deve ser na proporção de 1 chávena de açúcar para 1 litro de lixívia. A forma correta deixar a peça de molho na mistura por aproximadamente 30 minutos e, só então, proceder à sua lavagem normal.

4. Sal e limão

A combinação de sal e limão é um bom aliado a eliminar o bolor da roupa branca:

  1. Misture um pouco de sal em água bem quente;
  2. Coloque a peça de roupa com bolor de molho e deixe arrefecer;
  3. Retire e, com a peça ainda molhada, aplique um pouco de pasta de sumo de limão com sal e diretamente nas manchas de bolor;
  4. Coloque a peça ao sol até secar e depois lave normalmente.

Importante lembrar que deve ter cuidado com a combinação de limão e sol dar ser propícia à formação de manchas.

Como tirar bolor da roupa de cor?

Eliminar o bolo dar da roupa de cor pode ser um pouco mais complicado, em grande medida pelo risco acrescido de manchar a roupa, bem como pelo leque mais limitado de ingredientes que devem ser utilizados. Mas há solução, confira:

1. Leite e vinagre

A conjugação de leite e vinagre é muito eficaz para eliminar manchas de bolor da roupa de cor. Basta aplicar seguindo estes passos:

  1. Coloque um pouco de leite sobre a parte manchada;
  2. Depois, coloque a peça ao sol até secar;
  3. Em seguida, coloque a peça de roupa de molho numa mistura de água com vinagre branco;
  4. Por fim, lave normalmente.

2. Farinha fuba de milho

A farinha fuba de milho é outro bom ingrediente para eliminar o bolor da roupa de cor. Para isso, basta colocar água e farinha fuba de milhon um recipiente próprio para ir ao lume e colocar. Depois coloque recipiente no lume até começar a ferver. Em seguida, desligue o fogão e deixe arrefecer. Para terminar, só tem de lavar a peça como normalmente faz.

Vale lembrar que todas as a combinação de leite e vinagre, como a farinha fuba de milho, podem ser usadas para eliminar o bolor da roupa branca. No entanto, o inverso não se aplica. Isto é, os ingredientes que recomendamos para eliminar o bolor da roupa branca não devem ser utilizados em roupa de cor, dado poderem causar manchas e danificar os tecidos.

Como prevenir o bolor na roupa?

Também com o bolor, mais vale prevenir do que remediar

Depois de eliminar as manchas de bolor, ou mesmo antes destas aparecerem, é importante que procure evitar que o bolor apareça (ou volte a surgir).

Deixamos algumas dicas:

  • Lave as peças de roupa assim que der conta que o bolor está a surgir. Quanto mais tempo esperar, pior a situação ficará.
  • Para lavar, use sempre água bem quente. Isto é essencial para “matar” o bolor. No entanto, tenha atenção às informações que constam da etiqueta para assim evitar danos.
  • Depois de lavar, sendo possível, coloque a peça de vestuário ao ar livre, em particular num local arejado, com sol e longe da humidade. Caso não seja possível, a máquina de secar roupa deve ser uma alternativa a considerar.
  • Procure manter as portas dos armários abertas em alguns períodos do dia, assim como as janelas da divisão. Regra geral, a humidade e, consequentemente, o bolor e o mofo surgem em locais poucos arejados. A compra de um desumidificador deve ser considerada.
  • Uma opção mais simples é colocar um pouco de bicarbonato de sódio dentro do armário (trocando periodicamente). Este ingrediente absorve a humidade do ambiente.
  • De tempos em tempos tire algumas peças do armário e coloque-as ao sol, nomeadamente as mais pesadas, as roupas de inverno e tecidos como o couro.
  • Não deixe de limpar o interior dos armários regularmente. Para isso a dica é usar um pano húmido com uma mistura de água, lixívia e vinagre branco (em partes iguais).
  • Nunca guarde peças de roupa húmidas. A humidade favorece o aparecimento de fungos e as manchas de bolor.

Esperamos que este artigo lhe seja útil e o ajude a saber com prevenir e eliminar o bolor da roupa. Agora é consigo!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.