Como eliminar o mau cheiro do frigorífico?

O frigorífico é um eletrodoméstico presente em todas as residências e essencial para manter os alimentos devidamente conservados. No entanto, muitas vezes, mesmo após uma limpeza, existe um mau cheiro do frigorífico que parecer querer permanecer, algo que é, no mínimo, muito incomodativo – em grande medida pelo simples facto da cozinha ser a divisão da casa onde se preparam as refeições.

Não é nada agradável abrir o frigorífico para retirar um alimento e sentir um mau odor. Por vezes, a própria comida, mesmo estando dentro do prazo de validade e em bom estado de conservação, acaba por ficar “contaminada” pelo mau cheiro do frigorífico.

Mas afinal, o que é preciso para eliminar o mau cheiro do frigorífico? Acabar com este problema nem sempre é simples, não obstante, embora não haja uma fórmula mágica, alguns truques e técnicas podem ser determinantes para acabar de vez com o mau odor que vive alojado dentro do frigorífico. Além disso, a forma como se limpa o interior do frigorífico, bem como os produtos usados, podem ser um excelente auxílio nesta “guerra invisível”.

Neste artigo compartilhamos algumas dicas para deixar sua cozinha livre de cheiros desagradáveis!

Quais as causas do mau cheiro do frigorífico?

Alimentos fora do prazo de validade são uma das causas do mau odor

A melhor forma de eliminar o mau cheiro do frigorífico passa, em grande medida, por determinar qual a sua causa. Algumas dos motivos mais comuns para os maus odores podem passar por:

  • Limpeza pouco frequente ou deficiente do interior do frigorífico;
  • Alimentos embalados ou conservados de uma forma incorreta;
  • Alimentos com cheiros fortes que acabam por “contaminar” os restantes;
  • Alimentos próximos do término da data de validade ou que já passaram do prazo e não foram deitados ao lixo (muito comum!);
  • Acumulação de sujidade na borracha da porta do frigorífico;
  • Entre outros.

Quantas vezes se deve limpar o frigorífico?

Limpe o seu frigorífico uma vez por mês

Não à propriamente uma regra de quantas vezes deve ser feita uma limpeza, em grande medida porque poderá depender do tipo de alimentos que se armazena. No entanto, pode parece um pouco exagerado, mas em caso de dúvidas, a limpeza completa do frigorífico deverá ser feita pelo menos uma vez por mês. Ao limpar, é preciso retirar todos os alimentos do frigorífico, observar o seu estado de conservação e descartar as que estão fora do prazo de validade ou que, mesmo dentro da data de validade, libertam mau cheiro.

A limpeza não se deve limitar só às “paredes” do frigorífico, devendo-se estender também a todas as gavetas e prateleiras, bem como à porta e borrachas (que podem ser limpas com recurso a um pano húmido com água e vinagre). Regra geral, a limpeza do frigorífico pode e deve ser feita com detergente e água.

Sempre que possível, é importante verificar o prazo de validade dos alimentos todas as semanas, sobretudo os mais perecíveis, como as frutas e os legumes (estragam-se mais facilmente e, consequentemente, entram mais rápido em decomposição).  Não raras vezes, são os produtos fora da validade os grandes responsáveis pelo mau cheiro do frigorífico.

Como eliminar o mau cheiro do frigorífico?

O limão, a laranja e a maça são alimentos que ajudam a combater os maus odores

Muitas vezes nem mesmo a limpeza mais completa vai ser suficiente para eliminar o mau cheiro do frigorífico de uma vez por todas. Para isso poderá ser necessário complementar a limpeza com outro tipo de cuidados. Neste âmbito, selecionamos algumas dicas que poderão ser aplicadas em conjunto com alimentos e produtos muito comuns nos lares portugueses.

Produtos naturais para eliminar o mau cheiro do frigorífico:

  • Maçã: basta cortar a maçã ao meio e deixar dentro do frigorífico por aproximadamente três dias. Isto ajudará a eliminar o mau odor do frigorífico. Em casos de mau cheiro persistente, poderá repetir as vezes que forem necessárias, no entanto as metades da maça deverão ser trocadas a cada três dias.
  • Limão: esprema um limão para uma pequena tigela e junte uma colher de café em pó. Coloque a tigela dentro do frigorífico e deixe atuar durante três dias. As metades do limão poderá colocar nas prateleiras do frigorífico.
  • Laranja: cortar algumas rodelas da fruta e espalhar pelas prateleiras, gavetas e portas poderá ajudar a absorver o mau odor cheiro e ainda “perfumar” o frigorífico com um aroma cítrico.

Produtos caseiros para eliminar o mau cheiro do frigorífico:

  • Bicarbonato de sódio: basta diluir o bicarbonato de sódio em água e passar em todo o interior do frigorífico.
  • Café em pó: colocar uma colher de café em pó dentro do frigorífico depois de uma limpeza completa poderá ajudar neutralizar o cheiro odor persistente. O pó de café deverá ser trocado uma vez por mês.
  • Carvão ativado: por absorver as moléculas causadoras do mau cheiro, o carvão ativado poderá ser um bom aliado na eliminação do mau cheiro presente no frigorifico. Para tal basta colocar o carvão ativado num recipiente no fundo do frigorífico, pelo período máximo de três dias.
  • Vinagre: a função bactericida ajuda a eliminar as bactérias presentes no interior do frigorifico. Pegue num pano limpo que tenha em casa, aplique água, vinagre e álcool e passe por todo o frigorifico.
  • Vinagre de maçã: é só misturar uma medida do vinagre com três de água, ferver, colocar em um recipiente de vidro, deixar entre 4 a 6 horas dentro do frigorífico e não abrir a porta nesse período.

Poderá encontrar em qualquer hipermercado produtos neutralizadores do mau cheiro, em formato de borrifador, spray ou pasta.

Esperamos que estas sugestões lhe possam ser úteis. Se chegou a este artigo então é muito provável que esteja a passar por este problema. Boa sorte!

A redação do trabalhador.pt