Como envernizar madeira?

Seja antiga ou nova, a madeira é um dos materiais mais resistentes e duradouros que encontramos na natureza. Este material está na base de muito do mobiliário e peças de decoração que compramos, bem nos acabamentos de muitos edifícios.

No entanto, por ser um elemento natural, a madeira é um material que pode sofrer com a influência de “agentes externos”, acabando por ficar desgastada com o passar do tempo. Mas isto tem solução.

Para que a madeira continue com bom aspeto é preciso que seja bem tratada e protegida de alguns elementos. Uma ótima solução para prevenir a deterioração do material é envernizar madeira regularmente.

Tendo isso em consideração, redigimos o presente artigo onde procuramos condensar os passos necessários para envernizar madeira corretamente.

Por que devo envernizar madeira?

Envernizar a madeira não serve apenas para proteger o material e manter o seu bom aspeto. Embora a generalidade das pessoas, ao envernizar madeira, o faça por uma questão meramente estética, a verdade é que o verniz ajuda a combater e prevenir algumas pragas que afetam a madeira, nomeadamente o aparecimento de carrunchos, conhecidos por bicho da madeira.

Para além disso, é importante lembrar que a alguns “agentes externos” deterioram a madeira, nomeadamente:

  • O sol, que faz com que a madeira fique opaca;
  • A humidade, que pode deteriorar a superfície e o interior da madeira;
  • Os fungos, que podem destruir a superfície da madeira.

Por estes e outros motivos, envernizar a madeira é benéfico para a “saúde” do material.

Envernizar madeira: passo a passo

O processo de para envernizar madeira é relativamente simples. Em traços gerais, basta que se aplique o produto sobre toda a superfície da madeira, em camadas e de maneira uniforme, até que este forme uma película sobre a madeira.

Confira o passo a passo:

1. Escolha o local para envernizar madeira

O ideal é que a envernização da madeira se faça num local claro, dado que a claridade o vai ajudar na identificação das imperfeições da madeira, no aparecimento de bolhas durante a pintura e outras irregularidades que podem aparecer durante esse processo.

É também recomendável que comece a envernizar a madeira num ambiente que esteja bem ventilado, já que alguns dos produtos utilizados para envernizar madeira libertam cheiros fortes com químicos nocivos para a sáude, daí ser importante ventilar as divisões depois de envernizar a madeira.

2. Limpe a área onde vai envernizar madeira

É importante que o local onde vai envernizar madeira esteja limpo e sem pó, para assim evitar que a sujidade se cole ao verniz. Caso se trate do chão de madeira de uma determinada divisão de sua casa, por exemplo, deverá fazer a limpeza do mesmo primeiro.

Já se se tratar de uma peça de madeira que vai envernizar ao ar livre, é importante que se certifique que o dia não está particularmente ventoso, para que o vento não traga vestígios de pó para as peça de madeira.

4. Fique atento ao clima

Embora não se trate propriamente de uma regra, o ideal é que envernize a madeira em dias amenos, preferencialmente sem sol ou chuva. As temperaturas muito altas (acima dos 27°) fazem com que o verniz seque muito rápido, já as baixas (abaixo dos 21°) fazem com que o verniz seque muito lentamente, o que pode ocasionar problemas na pintura.

5. Escolha o verniz mais adequado

Existem vários tipos de vernizes para madeira, distinguindo-se entre si por vários fatores, nomeadamente pelo tipo de madeira, pela sua coloração e até pela duração dos seus efeitos. Verifique qual o mais indicado para envernizar madeira de acordo com a situação mais indicada para o que pretende:

  • Verniz à base de óleo – os seus efeitos duram bastante tempo, no entanto, o cheiro deste verniz é particularmente intenso e pode ser misturado com diluentes de tinta.
  • Verniz à base de água ou acrílico – possui um cheiro menos forte que o anterior e apenas pode ser diluído em água. Este tipo de verniz seca mais rápido mas os seus efeitos duram menos tempo.
  • Verniz em spray – este tipo de verniz não precisa ser diluído, sendo facilmente manuseado. Porém, liberta um cheiro muito forte e, por isso, deve ser apenas aplicado em locais bem ventilados.

6. Prepare a madeira para a envernização

Antes de começar a envernizar a madeira, certifique-se que ela está pronta para receber o produto. Por exemplo, se se tratar de madeira que já foi pintada anteriormente, poderá utilizar um removedor para retirar o antigo acabamento, antes de aplicar o novo. Para isso, aplique o removedor na peça, sem deixar secar.

7. Lixe a madeira antes de envernizá-la

Com uma lixa própria para madeira (que seja fina), lixe toda a sua superfície antes de começar a envernizar. Isso fará com que o brilho da madeira desapareça e que o verniz se agarre com mais facilidade no material.

8. Limpe os resíduos na madeira

Após lixar toda a madeira, limpe toda a superfície com um pano húmido e espere até secar naturalmente. Dessa forma, toda a poeira causada pela lixa será removida antes que aplique o verniz.

9. Prepare o verniz antes da primeira aplicação

Alguns tipos de verniz precisam ser preparados antes de serem aplicados pela primeira vez, sendo diluídos em água ou em diluentes específicos. Este processo é eficaz para selar e preparar a madeira. Por isso, antes de envernizar madeira, verifique na embalagem do produto quais os passos necessários.

10. Comece a envernizar madeira

Aplique a primeira camada do produto sobre a superfície da madeira, com a ajuda de um pincel, trincha ou de espuma de aplicação. Espere que o verniz seque, regra geral, pelo menos por 24 horas (1 dia).

Se estiver utilizando um verniz para madeira em spray, basta segurar a lata a uma distância de, aproximadamente, 20 cm da madeira, e aplicar o produto na maneira de forma uniforme.

11. Lixe a madeira novamente

Para um melhor acabamento da envernização da madeira, deverá voltar a lixar mais uma vez a superfície da madeira. Em seguida, limpe com um pano para retirar a poeira e os vestígios.

12. Aplique mais camadas de verniz

Com a ajuda do pincel ou espuma, continue a tarefa de envernizar madeira aplicando mais uma camada do produto e espere secar outro período de, pelo menos, 24 horas.

Repita o processo de envernizar e lixar até que a peça ganhe a aparência que deseja (isto dependerá naturalmente do estado em que se encontra a madeira). Enquanto em madeira nova uma passagem de verniz poderá ser suficiente, em peças em mau estado terão de ser mais.

13. Espere até o verniz secar

Existem tipos de vernizes que levam em torno de 2 dias para secar completamente, outros podem levar até uma semana. O ideal é que assim que terminar de envernizar madeira, se cerifique do tempo necessário de secagem (confira a embalagem do produto), mantendo o local limpo e arejado.

Dicas para envernizar madeira

  • Se tiver dúvidas entre optar por um verniz com ou sem cor, recomendamos que molhe a madeira e verifique a cor que ela terá depois de molhada. Se for muito clara, vale a pena escolher um verniz com corante;
  • Não se esqueça de utilizar óculos, luvas e outros equipamentos de proteção individual que julgar serem necessários;
  • Não misture vernizes de tipos diferentes, a composição química pode causar reações perigosas;
  • Lembre-se que os vernizes são produtos inflamáveis, por isso, mantenha-os longe do fogo.

Esperamos que este passo a passo de como envernizar madeira tenha sido útil para si. Agora é consigo, mãos à obra!

A redação do trabalhador.pt