Como escolher um microondas: qual o modelo ideal para si?

Está a pensar comprar um microondas lá para casa mas não sabe qual? Então este artigo é para si!

O microondas é um eletrodoméstico essencial em qualquer casa, sendo extremamente útil na hora de preparar receitas simples ou para aquecer comida. Embora se trate de um equipamento com um funcionamento relativamente simples, o “microondas de hoje” é muito mais avançado do que aquele que era comercializado há alguns anos.

Desde receitas simples, como fazer pipocas ou aquecer uma refeição pré-cozinhada, até receitas mais complexas, por exemplo, quase tudo pode ser preparado no microondas.

Mas, como escolher um microondas com tantas opções disponíveis no mercado? Neste artigo, partilhamos algumas dicas dos fatores a considerar na compra de um microondas.

Como escolher um microondas?

São vários os fatores que deve considerar ao comprar um microondas

Antes de mais, é importante referir que, genericamente, podemos dividir os microondas em dois: os convencionais e os embutidos (de encastre).

O microondas convencional é o mais prático, dado não necessitar de instalação, podendo ser colocado sobre bancadas, mesas, armários, suportes e prateleiras. Os únicos pontos a observar prendem-se com as suas medidas, dado que deverá deixar o espaço suficiente para que a porta do mesmo abra e feche sem dificuldades, bem como as saídas de ar que, em nenhuma circunstância, devem estar tapadas.

Já os microondas de encastre (ou embutidos) precisam de instalação, devendo certificar-se que o local onde os coloca é suficiente ventilado, sob pena de o danificar caso não seja.

Mas, como escolher um microondas ideal para o espaço da sua cozinha? Bom, esta é uma escolha que deve ser feita levando em conta outros aspetos, muito além do design dos microondas, como veremos em seguida.

Escolher microondas em função da capacidade

Se já escolheu a tipologia de microondas indicada para sua cozinha, é hora de escolher um microondas que tenha a capacidade (medida em litros) ideal para atender às suas necessidades e da sua família.

Regra geral a generalidade dos modelos de microondas disponíveis no mercado variam dos 13 aos 60 litros. Desta forma, para escolher um microondas com a capacidade certa deverá considerar a quantidade de alimentos que terá de preparar nas suas refeições.

Se vive sozinho (ou com mais uma pessoa) ou dará um uso muito esporádico a este eletrodoméstico, escolher um microondas de 20 litros deverá ser mais do que suficiente. Este modelo é também ideal para espaços pequenos.

Se a família for um pouco maior, entre 3 a 4 pessoas, e o uso for um pouco mais frequente, a opção poderá passar pela compra de um microondas de até 30 litros, pois com este modelo é possível preparar receitas mais elaboradas e que necessitam de mais espaço.

Mas, caso se trate de uma família numerosa, com mais de 5 pessoas, deve optar por escolher um microondas com mais de 30 litros.

Número de pessoasCapacidade
1 ou 2 pessoas20 litros
3 a 4 pessoas30 litros
5 pessoas ou maisMais de 30 litros

Escolher um microondas em função da potência

Depois de definida a capacidade do microondas, deverá ainda ponderar a questão da potência (medida em Watts) ao escolher um microondas.

A potência influencia diretamente a força que este eletrodoméstico entrega durante a sua utilização. A regra é: quanto maior for a potência, menor será o tempo necessário para aquecer/confecionar os alimentos. Embora sejam comercializados no mercado microondas com várias potências, regra geral estas variam entre os 700 a 1500 Watts (W).

Se o objetivo passa essencialmente por aquecer refeições ou descongelar alimentos, escolher um microondas com até 800W poderá ser mais do que suficiente.

No entanto, se pretender utilizar o microondas para receitas mais elaboradas, como pratos que exigem mais do que uma cozedura, assados ou uma grande quantidade de alimentos congelados, poderá valer a pena escolher um microondas com mais de 1000W.

Alguns modelos de microondas vêm com potências ajustáveis que variam entre baixa, média e alta. Escolher um microondas com potência ajustável (a generalidade dos modelos comercializados no mercado) dá mais garantias de que ao aquecer ou descongelar alimentos estes não fiquem queimados ou cozinhados, quando não for esse o objetivo.

Ainda neste âmbito referir que, regra geral, quanto maior for a potência do microondas, maior poderá ser o seu consumo energético. Isto ocorre particularmente nos microondas mais baratos – menos eficientes energeticamente quando comparado com os modelos mais dispendiosos.

Escolher um microondas pelas funcionalidades

Cada modelo traz funcionalidades específicas que devem ser devidamente ponderadas na hora de escolher um microondas. Neste âmbito, podemos distinguir os microondas monofunção e os microondas multifunções:

  • Os microondas monofunção, permitem-lhe descongelar, cozer ou aquecer rapidamente todos os tipos de alimentos.
  • Já os microondas multifunções, para além de aquecerem e descongelarem alimentos, poderão também permitir grelhar, assar ou cozer a vapor.

Há outras funcionalidades que podem distinguir estas duas tipologias de microondas, nomeadamente a inclusão de funções como as receitas pré-programadas, o tipo de temporizador, os programas personalizados, entre outros. Estas funcionalidades são o que diferem as marcas e modelos uns dos outros.

Há ainda outras funções que podem estar (ou não) incluídas:

  • O modo grill que serve para gratinar alimentos;
  • O modo de confeção automático, onde o microondas calcula o tempo necessário para cozinhar os alimentos, designadamente através do peso indicado;
  • A convecção, que cozinha o alimento através de um fluxo de ar quente.
  • O modo de descongelamento automático, que descongela o alimento de acordo com o peso indicado;
  • O modo confeção de vegetais, que cozinha estes alimentos de forma fácil e saudável;
  • O botão de “+1” ou “Quick Minute”, que adiciona mais um minuto ao aquecimento dos alimentos que já estão no microondas;
  • Os favoritos, que permitem que grave o tempo e potência para receitas específicas.

Escolher um microondas com função de limpeza

Alguns modelos de microondas possuem uma função de limpeza e a função antiodor, que facilitam muito a vida de quem limpa o eletrométrico.

Na função de limpeza, as manchas e resíduos de alimentos podem ser retirados com mais facilidade. Já a funcionalidade antiodor, previne que os cheiros fortes se alojem no interior do microondas após a confeção/aquecimento de alimentos. Escolher um microondas com estas funções pode ajudar bastante!

Escolher um microondas pelo design

Após considerar todos os elementos previamente referidos e, assim, saber qual modelo que melhor se encaixa às suas necessidades, nada o impede de considerar o design na escolha do microondas. Aliás, é perfeitamente natural que queira optar por um eletrodoméstico que possa também “contribuir para a decoração” da divisão.

Por ser algo importante para muitas pessoa hoje em dia, a compra de vários eletrodomésticos é feita mediante o seu aspeto interior – algo que a nosso ver é errado, pelo menos quando considerado como único fator de decisão.

São comercializados diversos modelos, que variam entre as cores branco, cinza, preto, prata, existindo também modelos em inox e espelhados. Os modelos brancos são mais básicos e combinam com qualquer ambiente, já os modelos de inox são os mais sofisticados e trazem um ar de modernidade à cozinha.

Agora que sabe quais os fatores a considerar antes escolher um microondas, já sabe qual modelo escolher? Esperamos que este artigo tenha contribuído para uma compra mais informada.

Agora é consigo, boas compras!

A redação do trabalhador.pt