Como escolher uma máquina de secar roupa?

Alguns eletrodomésticos facilitam uma grande parte das nossas tarefas domésticas e podem ajudar significativamente quem não possui muito tempo para executá-las. Por exemplo, secar a roupa pode ser algo demorado, sem recurso a uma máquina de secar roupa, pode ser algo demorado, principalmente se tiver uma família relativamente grande e se o fizer no inverno.

Para tal, uma máquina de secar roupa seria um bom auxílio, fazendo com que já não de se preocupar em estender manualmente dezenas de peças no estendal ou espreitar pela janela para ver se está chuva ou sol.

Se está a pensar em comprar este eletrodoméstico, este artigo pode ser-lhe útil. Nele partilhamos alguns dos fatores que consideramos importantes considerar antes de avançar para compra de uma máquina para secar a roupa.

Vantagens das máquinas de secar roupa

As máquinas de secar a roupa poupam-lhe tempo

Vamos começar por analisar se esta seria realmente uma boa compra. Aqui ficam alguns dos pontos positivos dos quais poderá usufruir se comprar este eletrodoméstico para sua casa:

  • Poupança de tempo: Com esta máquina, pode deixar o processo manual de estender roupa de lado, e poupar assim mais tempo;
  • Secagem mais rápida: A máquina de secar roupa foi essencialmente concebida para reduzir o tempo de secagem das roupas depois da lavagem;
  • Independente do estado de tempo: Faça chuva ou faça sol, a máquina irá secar a sua roupa de qualquer forma, ou seja, já não precisa de depender do estado de tempo para ver as suas roupas secas e prontas a vestir;
  • Sistema anti-odor: Muitos modelos ainda possuem um sistema anti-odor, que elimina cheiros fortes e desagradáveis da roupa, mantendo o aspeto cheiroso pós-lavagem;
  • Presença de vapor quente: O vapor quente utilizado para secar as roupas faz com que muitas peças não precisem de ser passadas à ferro após a secagem.

Desvantagens das máquinas de secar roupa

Secar a roupa na máquina implica sempre custos e impactos no ambiente
  • Maior consumo de energia: Isto é algo inevitável, no entanto, existem várias máquinas no mercado cujo consumo de energia é cada vez mais reduzido. Portanto, antes de fazer o seu investimento, conheça os vários modelos disponíveis e opte pelo mais sustentável caso esse seja um fator importante para si;
  • Impacto ambiental: Além do impacto monetário acima referido, um maior consumo de energia também se reflete negativamente no meio ambiente. Portanto, tenha este fator em conta antes de realizar a sua compra e tente procurar modelos de máquinas mais sustentáveis;
  • Nem toda a roupa é seca: Nem todas as peças de roupa podem ser secas na máquina devido ao seu tecido ou textura. Caso contrário, podem ficar danificadas;
  • Investimento: Existem vários modelos disponíveis no mercado, no entanto, este é geralmente um eletrodoméstico de custo elevado. É importante considerar o fator preço antes de proceder à compra.

Características das máquinas de secar roupa

São vários os fatores que deve considerar ao comprar uma máquina de secar a roupa

Em seguida, enumeramos alguns pontos que consideramos serem importantes de serem analisados antes de escolher uma máquina de secar roupa que se adapte ao seu dia a dia e às suas necessidades:

1. Capacidade da máquina

Qual a quantidade de roupa que colocará na máquina de secar? Quantas vezes por semana realizará este processo? E quantas pessoas utilizarão o eletrodoméstico? Estes são os primeiros pontos a serem considerados, pois assim poderá escolher uma máquina de secar roupa que tenha o tamanho ideal para si e para a sua família. De seguida, apresentamos um quadro resumido com a capacidade das máquinas disponíveis no mercado, bem como para quem estas se adequam:

Peso (Kg)Tipo de roupaSecagensCapacidade
Entre 4 a 6 kgPequena e média dimensãoAté 3 por semanaPequena
Entre 7 a 9 kgPequena e média dimensãoDe 4 ou mais por semanaMédia
Entre 10 a 15kgGrande dimensãoMais de 4 por semanaGrande

2. Tamanho

Uma máquina de secar roupa é um eletrodoméstico grande, que geralmente ocupa muito espaço, por isso é importante pensar sobre onde a máquina será instalada. Assim, examine o local e as medidas para se certificar de que a instalação acontecerá sem problemas.

Se dispõe de bastante espaço, considere escolher uma máquina de secar roupa de chão, pois estas são mais completas, maiores e geralmente, são visualmente mais bonitas. No entanto, se o espaço da sua lavandaria for limitado, poderá optar por uma secadora de parede, que geralmente possui modelos mais compactos.

3. Potência

A potência de uma máquina de secar roupa normalmente varia entre 1000 Watts e 2000 Watts. Mas vale lembrar que, quanto mais potente e rápida, maior o consumo de energia elétrica, o que resulta num aumento da conta ao final do mês.

4. Tipo de secagem

O tipo de secagem é importante, pois permite saber o tipo de ventilação que a máquina precisa de ter. Existem três tipos de secagem: exaustão, bomba de calor e condensação

  1. Exaustão: Onde a saída de vapor para o exterior é feita através de um tubo de exaustão. Precisam de estar localizadas perto de uma janela ou porta exterior para que o ar quente saia através do tubo de exaustão.
  2. Condensação: Não necessitam do tubo de exaustão. Estas máquinas podem ser colocadas em qualquer local, desde que este seja bem ventilado.
  3. Bomba de calor: São as máquinas mais sustentáveis no que toca ao consumo de energia. Como recorrem a temperaturas baixas, gastam menos energia, o que ajuda a poupar mais. São mais delicadas com as roupas e o seu nível de ruído encontra-se no mínimo.
  4. Limpeza e manutenção

Alguns modelos de máquina de secar roupa possuem uma limpeza automática dos filtros, o que torna o seu uso muito mais prático.

5. Nível de ruído

O ruído da máquina de secar roupa pode ser incómodo para qualquer um. Por essa razão, ao escolher esta máquina, confira se o modelo é silencioso ou se possui algum indicador dos níveis de ruído.

Máquina de secar roupa ou de lavar e secar?

As máquinas de lavar e secar roupa podem ser uma alternativa a considerar

Apesar das máquinas de secar roupa serem feitas exclusivamente para essa função, existem alguns modelos de máquinas de lavar roupa que têm a função de lavar e secar.

No entanto, é importante saber que as máquinas de lavar e secar estão entre as mais caras do mercado, e podem inclusive ultrapassar o preço de uma máquina de secar roupa e uma de lavar, separadamente.

Por isso, se deseja economizar e ter um processo de secagem feito com qualidade, vale a pena escolher uma máquina de secar roupa apenas.

Existem muitos pontos a analisar antes de comprar uma máquina de secar roupa, até porque este não é um eletrodoméstico propriamente barato, o que significa que é melhor realizar uma compra que seja realmente útil e que compense o seu investimento. Assim, recomendamos analisar os pontos acima mencionados, a pesquisar os modelos disponíveis no mercado. Além disso, caso tenha alguma dúvida, não hesite em contactar um vendedor ou alguém que já possua uma máquina de secar.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas. Boas compras!

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.