Como limpar moedas? Confira o passo a passo

Uma das dúvidas mais comuns dos colecionadores de moedas é quanto à forma como as podem limpar e lavar. Quem faz coleção de moedas está suficientemente familiarizado com a quantidade de sujidade que se vai acumulando ao longo do tempo.

Embora possa parecer um tema simples, a verdade é que existe alguma polémica. Se por um lado existe quem defenda que, pura e simplesmente, não se deve limpar moedas, sob pena de danificar estes valiosos objetos, por outro, existe quem seja apologista de uma limpeza regular, como forma de trazer de volta o brilho perdido.

Caso opte por limpar as moedas que tem (falamos de moedas de coleção, naturalmente), torna-se importante saber como o fazer. Para o ajudar nesta tarefa, redigimos o presente artigo onde, para além de abordar os prós e os contras, partilhamos algumas dicas de como as lavar.

Limpar moedas: sim ou não?

Os numismatas mais conhecidos do mundo – nome dado aos colecionadores de moedas – são manifestadamente contra a limpeza das moedas. Alguns chegam a considerar esse procedimento como algo “criminoso”, sendo esta a razão de existirem calorosas discussões sobre este tema.

Muitos daqueles que são contra limpar moedas antigas argumentam que o seu valor é definido, também, pelo seu aspeto. Afinal de contas, com o tempo, toda e qualquer moeda passa por um processo de escurecimento natural, que os colecionadores designam de patina.

O manuseamento e o contato das moedas com diferentes superfícies levam ao surgimento da patina, um composto químico que se forma na superfície das moedas, que pode até servir para provar a autenticidade da moeda. É como se se tratassem de “traços de personalidade”.

Além disso, é normal que, no dia a dia, se vão acumulando na superfície da moeda também um conjunto de resíduos, como por exemplo gorduras, o que pode fazer com que o processo de oxidação e corrosão aconteça de uma forma mais acelerada.

Para os colecionadores que não são profissionais (amadores), isto é, que colecionam moedas antigas apenas como um hobby, e que não as pensam vender, apenas exibir a sua coleção, limpar as moedas pode ser importante. No entanto, a decisão será sempre de cada colecionador.

Todavia, se teme que as suas moedas fiquem arranhadas ou se acredita que a limpeza pode ser um problema, a melhor recomendação é realmente não arriscar e não as limpar.

Passo a passo para limpar moedas antigas

A forma correta de limpar moedas vai depender do material de que são feitas. Em seguida, partilhamos o passo a passo para limpar moedas de vários materiais:

Como limpar moedas de ferro?

O ponto principal a ter em conta ao limpar moedas de ferro é nunca utilizar água, pois isso irá enferrujar as moedas. Veja como deve ser feita a limpeza:

  • Escovar levemente a superfície;
  • Colocar as moedas num recipiente com azeite;
  • Passar a ponta dos dedos nas moedas para retirar alguma sujidade – em nenhuma circunstância use uma escova rígida;
  • Usar papel absorvente ou papel de cozinha macio para limpar o excesso de azeite;
  • Finalizar com um secador de cabelo em temperatura média;
  • Guardar as moedas num envelope, longe de focos de humidade.

Como limpar moedas de ouro ou de prata?

As moedas de ouro e prata são as mais desejadas, em grande medida por serem as mais valiosas. Por isso é ainda mais importante pensar bem se deseja realmente limpar estas moedas. Caso acredite que a limpeza é indispensável, o passo a passo é simples:

  • Dissolver uma colher de sopa de amoníaco em 250 ml de água;
  • Colocar a moeda nesta mistura e deixar por 10 a 20 minutos;
  • Retirar a moeda e lavar com água e sabão , esfregando suavemente com as pontas dos dedos (nunca use uma escova);
  • Secar com papel absorvente, nunca com tecidos, nem mesmo de algodão.

Como limpar moedas de bronze ou de cobre?

As moedas de bronze e de cobra também demandam cuidados, especialmente porque possuem uma estrutura muito porosa, que pode acabar por absorver líquidos, o que leva a um processo de oxidação que as pode danificar. Segue o passo a passo:

  • Faça uma limpeza a seco com uma escova com cerdas muito macias;
  • Lembre-se de usar uma escova que nunca teve contato anterior com água;
  • Passe levemente sobre toda a superfície da moeda;
  • Se desejar, passe um pouco de grafite em pó para melhorar o aspeto e proteger a moeda do processo de oxidação.

Como limpar moedas de aço ou de alumínio?

O aço e o alumínio são dois dos tipos de materiais mais fáceis de se limpar. Veja como fazer isso:

  • Esfregar um pouco de pasta de dentes na superfície da moeda;
  • Usar os dedos para espalhar, sempre de forma muito suave;
  • Enxague até toda a pasta ser removida (também pode usar os dedos para isso);
  • Secar preferencialmente com papel absorvente.

Como limpar moedas de outros metais?

Embora seja possível limpar as moedas, há alguns materiais que impedem que a limpeza seja realizada. É o caso do zinco e do estanho, entre outros. Estes são materiais muito frágeis e que podem ter reações ao entrar em contato com os produtos utilizados para limpar outros tipos de moedas. Por isso, sugerimos que nestes evite qualquer tipo de limpeza.

Outras dicas para limpar moedas

Outras dicas para limpar moedas, independente do material, é nunca usar materiais abrasivos, ou seja, que podem arranhar. É também importante evitar polidores de metais e produtos similares.

Alguns colecionadores profissionais têm procurado recorrer à limpeza ultrassônica, trata-se de uma limpeza feita com recurso a equipamento que é comumente usado para limpar instrumentos odontológicos, cirúrgicos, joias e outros. É uma possibilidade mais rápida, mais precisa e mais segura.

Além da limpeza, o manuseamento no dia a dia também demanda alguns cuidados, principalmente para as moedas de coleção (moedas antigas). Ao mexer nestas, as mãos devem estar sempre limpas, sem suor ou nenhum outro tipo de resíduo. Se for possível, o melhor a fazer é usar luvas de algodão e não deixar que as mãos e os dedos entrem em contato direto com a moeda.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a entender que, regra geral, não é recomendado limpar moedas antigas, no entanto, se o desejar fazer, as dicas que partilhamos poderão ser úteis.

É importante lembrar que depois da limpeza, as moedas devem voltar a ter o seu aspeto natural, ainda que isso signifique ter marcas causadas pelo passar do tempo. Ou seja, ficarão limpas, mas não ficarão como se fossem novas. Afinal, são objetos antigos e devem manter o seu aspeto antigo.

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.