Como limpar o exaustor da cozinha?

O exaustor de cozinha é um equipamento essencial em qualquer casa, dado absorver os vapores e gorduras gerados pela preparação dos alimentos, deixando a cozinha livre de odores e melhorando a circulação do ar.

Quem usa o fogão com frequência pode até não perceber, no entanto, com o tempo, a acumulação de gorduras e outros resíduos no exaustor da cozinha pode acabar por comprometer o seu funcionamento. Assim, para que funcione corretamente, é importante saber como o limpar.

Regra geral, quanto mais tempo as gorduras permanecem agarradas ao exaustor de cozinha, mais complicado será retirá-las, pois formam-se verdadeiras crostas no aparelho e será necessário fazer uma limpeza mais profunda e mais demorada. Já quando a sujidade é ainda recente, limpar o exaustor da cozinha não costuma ser muito difícil.

Por este e outros motivos, é recomendado proceder a uma limpeza do exaustor com regularidade, se possível transformando-a num hábito, assim como lavar o chão ou limpar a mesa e as bancadas.

Neste artigo partilhamos algumas dicas que o poderão ajudar nesta tarefa.

Limpeza do exaustor da cozinha passo a passo

Regra geral, a limpeza de um exaustor de cozinha tradicional é mais fácil

O tipo de limpeza, bem como o nível de dificuldade, dependem do tipo de exaustor de cozinha, da frequência com que é utilizado e do tipo de alimentos que cozinha. Por exemplo, a limpeza de um exaustor de cozinha tradicional é, regra geral, mais fácil. Já as coifas e os depuradores possuem filtros de papel ou de carbono que precisam ser substituídos de tempos em tempos.

De modo geral, há dicas úteis que funcionam para a limpeza de todo e qualquer exaustor. Siga o seguinte passo a passo:

  1. Desmontar o exaustor, retirando todas os componentes possíveis, para limpar por dentro e por fora;
  2. Limpar com um desengordurante, usando uma esponja ou pano húmido;
  3. Lavar as grelhas com água quente e deixar secar naturalmente;
  4. Assim que tudo estiver seco, volte a montar.

Este processo pode ser feito de 15 em 15 dias, para quem usa a cozinha diariamente, ou uma vez ao mês para quem não a usa assim tanto. Para os exaustores que possuem filtro próprio o adequado é proceder à sua troca em função da indicação do fabricante.

O que usar para limpar o exaustor?

Para fazer a limpeza quinzenal, além dos produtos existentes no mercado, há misturas eficazes que podem ser feitas com produtos simples que habitualmente temos por casa. Veja algumas sugestões:

1. Vinagre e limão

O vinagre e o limão são grandes aliados na limpeza do exaustor. Primeiro é preciso ligar o aparelho. Feito isso, coloque uma mistura de água, vinagre e sumo de limão numa panela que deverá colocar no lume para ferver.

O vapor libertado irá amolecer as gorduras acumuladas e grudadas no exaustor de cozinha, fazendo com que fiquem mais fáceis de serem eliminadas. Depois, desligue o exaustor e deixe-o arrefecer. Assim que estiver frio, desmonte e limpe com um produto da sua preferência.

2. Vinagre e bicarbonato de sódio

A mistura destes dois ingredientes é indicada para vários tipos de limpeza em casa, pois funciona como um desengordurante natural. A proporção ideal é de 1 litro de água, para 500 ml de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato. Com uma esponja, passe esta mistura em todas as peças do exaustor. Depois limpe com um pano.

3. Produtos de limpeza

O detergente de cozinha é um ótimo desengordurante e pode ser usado no dia a dia com uma esponja para remover as gorduras que grudam no exaustor. E não é necessário enxaguar depois, sendo apenas preciso passar um papel ou pano seco, caso considere necessário.

4. Água quente

Poderá usar água quente nas partes do exaustor que podem ser lavadas, permitindo a remoção fácil da gordura acumulada. Poderá envolver as partes em água quente ou passar uma esponja com água quente (não se esqueça das luvas para não se queimar).

Bons hábitos para manter o exaustor limpo

Cuide da limpeza do exaustor no dia a dia

Como já referido, quanto mais cuidar do exaustor no dia a dia, menor será a necessidade de o limpar de forma muito profunda. Por isso a melhor opção é passar um pano húmido na superfície externa antes de começar a cozinhar e novamente depois de terminar. Este simples hábito elimina a camada superficial de gorduras e resíduos que se acumulam cada vez que cozinha.

Evite usar produtos abrasivos, como esponjas de aço, dado que estas podem arranhar o exaustor de cozinha e assim danificar o aparelho. Prefira sempre as esponjas ou escovas macias.

A redação do trabalhador.pt