Como limpar os armários da cozinha?

limpar os armarios da cozinha

Saberá certamente como limpar os armários da cozinha, mas será que o faz corretamente? Será que não há nada que deixa escapar?

Quando se fala na limpeza na cozinha, a primeira ideia que vem à cabeça é a limpeza do fogão, da pia e do chão e, por vezes, a limpeza do frigorífico. No entanto, a limpeza dos armários da cozinha, embora muita vezes negligenciada, é também algo muito importante para se fazer, dado serem lá que ficam guardados a maior parte dos alimentos e utensílios (talheres, pratos, copos, etc.) usados diariamente na preparação das refeições.

Além do pó que possa circular pelo ar, é natural que, com a utilização dos alimentos, acabem por ficar alguns resíduos e restos de comida nos armários. Estes, se não forem limpos rapidamente, podem acabar por se acumular no seu interior, levando ao aparecimento de bactérias e insetos, como a mosca da fruta ou outros.

Por ser importante para sua saúde é necessário que proceda a uma limpeza dos armários da cozinha com alguma regularidade. Se acha que limpar os armários da cozinha é complicado, então este artigo irá ajudá-lo a descomplicar essa tarefa.

Dicas de como limpar os armários da cozinha

dicas para limpar os armarios da cozinha

No mundo ideal a limpeza dos armários da cozinha seria realizada pelo menos uma vez a cada duas semanas, evitando desta forma que a sujidade se acumule. No entanto, devido à falta de tempo e outros afazeres, sabemos que nem sempre isso é possível.

Desta forma, a nossa sugestão é que a limpeza seja feita de uma forma mais intensa uma vez por mês ou, no máximo, de dois em dois meses. Mas tudo isto, dependerá da frequência com que a cozinha é arrumada, bem como o tipo de alimentos e utensílios que armazena nos armários da cozinha.

Outro aspeto a ter em consideração é o material do qual os armários são feitos, pois isso fará toda a diferença na hora de saber como limpar os armários da cozinha sem manchar ou riscar.

Uma grande parte dos armários presentes nas cozinhas portuguesas são feitos em MDF (revestido a folheado de madeira, por exemplo), e podem ser limpos com pano húmido. Já nos armários de madeira e nos de vidro a água deverá ser evitada, havendo alternativas específicas.

Limpar o interior dos armários da cozinha

  1. Prepare uma mistura, na proporção de um litro de água para uma colher de detergente líquido neutro;
  2. Antes de começar a limpeza do armário é necessário tirar tudo das prateleiras e gavetas, e deixando totalmente vazio;
  3. Dê início à limpeza, passando um pano seco para limpar o pó;
  4. Passe a mistura com um pano em todo o armário (em caso de sujidade grudada, esfregue com o próprio pano e a mistura de água e detergente);
  5. Passe um pano seco por todo o armário, eliminando a humidade presente.

Assim que terminar, é recomendável que o armário permaneça aberto por algum tempo para ventilar e secar totalmente antes de colocar de volta os alimentos, frascos e utensílios de cozinha.

Antes de colocar os frascos que retirou do armário para proceder à limpeza, deverá certificar-se que estão limpos. Caso não estejam, limpe (apenas por fora, naturalmente) com um pano molhado e com algum detergente. Verifique o prazo de validade dos produtos e, caso já tenha sido ultrapassado coloque-os no lixo.

Limpar o exterior dos armários da cozinha

Como o lado de fora dos armários de cozinha está habitualmente menos sujo que o seu interior (embora pareça estranho, fazemos mais limpeza no exterior dos armários do que propriamente no interior) a sua limpeza acaba por ficar facilitada, bastando aplicar um pouco de água morna e detergente num pano que deverá passar por todo o exterior do armário. Para finalizar, é suficiente passar um pano seco.

Nos puxadores dos armários pode ser usada uma escova (escova de dentes, por exemplo) com a mistura já referida (água+detergente) ou água morna e um pouco de vinagre.

Limpar os vidros dos armários de cozinha

Alguns armários da cozinha possuem portas de vidro que necessitam de uma atenção especial na hora da limpeza. Existem muitas técnicas para limpar vidros, no entanto, uma forma mais simples de o fazer é passar uma esponja macia com água e sabão neutro e depois um pano seco ou papel toalha para secar.

Poderá também aplicar um daqueles produtos próprios para vidros que são vendidos nos supermercados.

Limpar gorduras na parte de cima dos armários

Um ponto para o qual precisa ter mais atenção é o pó e a gordura que ficam habitualmente grudados na parte de cima dos armários (isto no caso de não serem fechados ou não ocuparem a totalidade da altura da parede) e que, não estando visíveis, são muitas vezes esquecidos ao fazer a limpeza dos armários da cozinha.

Para esta parte poderá preparar uma mistura com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de água morna. Depois ,basta passar na parte de cima do armário com uma esponja, esfregando levemente nas partes onde há manchas ou maior acumulação de gordura. Finalize com uma esponja apenas com água e um pano limpo e seco.

Limpar armários de madeira

Como já anteriormente referido, quando os armários são feitos de madeira, a água não é bem-vinda na hora da limpeza. Nestes casos, a indicação é passar um pano seco e depois um produto específico – nos supermercados são várias as opções de limpeza para aplicação em madeira.

Limpar armários de metal

Esse tipo de armário é mais raro, mas está presente em algumas cozinhas. Nestas situações, o mais importante é evitar o uso do bicarbonato de sódio. Já os demais produtos, como água e detergente, podem ser usados sem problemas, mas lembre-se sempre de secar de forma a evitar o aparecimento de ferrugem.

Limpar armários brancos

Os armários brancos tendem a manchar com mais facilidade e também a ficar com um tom amarelado e um aspecto encardido. Para manter a cor, o bicarbonato é a melhor alternativa. Faça uma mistura com água, passe, deixe agir por 15 minutos, depois use uma esponja macia para esfregar, retire o excesso e limpe com um pano seco.

Uma dica importante é nunca usar faca ou outros objetos pontiagudos para tentar raspar a gordura agarrada, nem mesmo esponjas de aço ou similares, pois isso pode arranhar e danificar o armário.

Como manter os armários da cozinha limpos?

como limpar os armarios da cozinha

A regra é: quanto mais cuidados tiver no dia a dia, menor será a frequência com que terá de limpar os armários da cozinha. Para isso, não deixe de passar um pano seco semanalmente para tirar o pó e alguns restos de alimentos (migalhas, essencialmente) que possam ter caído no interior dos armários. Se notar que algo derramou, limpe na hora e não deixe para depois – isso evitará que apareçam manchas.

Em suma, podemos concluir que desde que consiga limpar os armários da cozinha com relativa regularidade, mesmo que não muito intensamente, grande parte do trabalho estará feito, bastando apenas proceder a uma limpeza “mais caprichada” uma vez por mês

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.