Como limpar paredes: dicas para manter a casa a brilhar

Manchas de dedos, de gordura, marcas de sapatos e desenhos feitos com lápis de cor são os tipos de sujidade mais comuns nas paredes de uma casa. Basta olhar em redor que vai certamente detetar algum destes sinais a macular aquela pintura que um dia foi perfeita, mas que agora está a precisar urgentemente de uns retoques para voltar a ter o aspeto de antes, afinal, nada como viver em uma casa limpa e aconchegante para desfrutar bons momentos com a família.

Agora, deve estar a pensar que a única solução para acabar com as paredes sujas é uma nova pintura, não é mesmo? Nada disso, não precisa de gastar muito dinheiro nem mesmo contratar um pintor, pois existem algumas técnicas caseiras – e super simples – que vão deixar as paredes como novas outra vez, basta reservar alguns minutos do seu tempo para realizar esta importante tarefa. Confira infra as dicas que vamos partilhar sobre como limpar paredes de uma forma prática e eficiente.

Produtos necessários para a limpeza das paredes

As paredes sujas deixam a casa com um aspeto caótico e desorganizado, e é claro que ninguém gosta de estar num ambiente assim. Se a sua casa está a precisar de tratamento especial, então certifique-se que tem os seguintes materiais de limpeza:

  • Pano macio e branco (ou que não solte tinta);
  • Esponja macia;
  • Balde;
  • Vassoura de cerdas macias;
  • Escova de cerdas duras;
  • Água;
  • Detergente de louça;
  • Álcool;
  • Vinagre de vinho branco;
  • Lixivia;
  • Bicarbonato de sódio.

Com estes produtos em mão, está na hora de arregaçar as mangas e começar a rotina de limpeza! Pois bem, a primeira coisa que deve saber é que mais rápido uma mancha for removida, maiores as probabilidades de não restarem quaisquer vestígios desta na parede. Ou seja, o recomendado é limpar as paredes assim que se sujarem, dica básica para tudo que diz respeito à limpeza doméstica.

Além disso, esse cuidado é primordial para a preservação da pintura, pois a sujidade “fresca” é mais fácil de ser removida e exige produtos de limpeza menos agressivos, certo? Agora que já conhece essa regra de ouro, fique atento às demais instruções.

Limpar paredes sujas com tinta

Antes de começar a limpar paredes sujas, tenha o cuidado de analisar qual tipo de tinta foi aplicada no cómodo. Via de regra, existem três tipos de tintas mais comuns, a saber:

1. Tinta à base de água

As tintas à base de água desbotam com mais facilidade, por isso, exigem mais cuidados para a sua preservação. Por isso, evite limpar paredes sujas com água, tampouco utilize esponjas para remover a sujidade. Basta que utilize um pano húmido e bem torcido, o que será suficiente para remover manchas superficiais. Mas, se a mancha não sair com facilidade, recomendamos que acrescente algumas gotas de detergente neutro e que esfregue com bastante cuidado.

2. Tinta acrílica lavável

Limpar paredes que receberam tinta acrílica lavável é uma tarefa mais simples, pois esse tipo de revestimento suporta processos de limpeza mais severos, realizados com recurso a esponja e água. Para essa tarefa, vai precisar de um recipiente com 500 ml de água, 250 ml de álcool e 50 ml de detergente. Umedeça a esponja e esfregue as paredes. Para finalizar, remova os produtos com um pano húmido.

3. Tinta fosca ou semibrilho

Limpar paredes revestidas com tinta fosca ou semibrilho demanda um certo cuidado na hora de esfregar. Umedeça uma esponja macia e adicione um pouco de detergente. Depois, finalize com um pano limpo.

Agora que já conhece todos os cuidados que deve ter na limpeza de paredes revestidas com diferentes tintas, está na hora de aprender a remover todos os tipos de manchas em paredes brancas ou coloridas. Confira.

Limpar as paredes com outro tipo de sujidade

1. Limpar paredes sujas de pó

Com o tempo, aquela parede que era branca pode ganhar um aspeto encardido – efeito provocado pelo pó presente no ambiente. Para acabar com este tipo de sujidade, remova o pó com uma vassoura limpa e de cerdas macias (cujo uso deve ser reservado para esta finalidade) ou utilize um aspirador de pó.

2. Utilizar vinagre para limpar paredes

O vinagre é um produto multifacetado por servir para diversos usos – inclusive para limpar paredes. Esta solução caseira é muito eficiente, basta preparar uma mistura com meia chávena de vinagre de vinho branco e meia chávena de água morna. Umedeça um pano limpo e macio nessa solução e passe na parte manchada, fazendo movimentos suaves, o que evitará que a mancha se alastre para outras áreas da parede.

3. Como limpar paredes sujas de gordura

As manchas de gordura são muito comuns na cozinha, e para as remover deve misturar bicarbonato de sódio num pouco de água morna até formar uma pasta. Depois, aplique a pasta na mancha com a ajuda de um pano seco e esfregue cuidadosamente. Se as manchas não saírem com facilidade, prepare uma mistura de vinagre branco e água, não tem erro!

4. Paredes sujas de mofo

Comum nos meses mais frios, o mofo é o tipo de mancha que, além de causar má impressão, deixa um cheiro desagradável na divisão onde se instala e pode provocar diversos problemas de saúde. Uma ótima dica para limpar paredes sujas de mofo é preparar uma mistura com uma parte de lixívia para três partes de água. Em seguida, utilize uma escova de cerdas duras, molhe nessa solução e esfregue levemente a área atingida. Por fim, enxágue o local com um pano umedecido e seque com um pano limpo.

5. Limpar paredes revestidas com papel de parede

Esse tipo de material, por ser mais delicado, exige um cuidado extra. Comece por passar um pano seco ou o aspirador, fazendo a limpeza de cima para baixo, levemente. Se o material for vinílico, significa que pode ser molhado, neste caso específico, utilize um produto de limpeza multiuso e um pano umedecido. Enxague para remover o produto e seque em seguida para evitar manchas.

Por fim, lembre-se de limpar as paredes de sua casa com regularidade, pois este cuidado ajuda a preservar a pintura e mantém a sua casa de manchas e sujidade. Caso tenha espelhos, quadros, porta-retratos pendurados, retire e faça a limpeza destes objetos e da parede, removendo pó e teias. Cuide do seu bem-estar!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)