Como limpar um colchão?

Certamente que já deve ter tido a necessidade de limpar o colchão da cama, seja porque derramou algum líquido ou porque, mesmo sem saber porquê, o colchão apresenta um mau odor.

Durante a nossa vida, podemos passar até ⅓ do nosso tempo em cima de um colchão. Dormir é uma atividade essencial para recarregar energias e fazer com que o nosso corpo funcione adequadamente durante o dia. Por estas e outras razões, dormir bem é essencial.

No entanto, não nos podemos esquecer que uma boa noite de sono pode estar dependente de inúmeros fatores, nomeadamente da compra de um colchão adequado, como também do seu estado de conservação e limpeza.

Por essa razão, é essencial saber como limpar um colchão adequadamente, dado tratar-se de um objeto que pode acumular sujidade e poeira, sendo bastante comum o aparecimento de manchas e microorganismos (ácaros, por exemplo) que podem ter consequências negativas para a saúde.

Se a limpeza do colchão ainda é um desafio para si, então este artigo é para si. Nele, partilhamos alguns truques e dicas de como eliminar manchas e odores do seu colchão.

Boas práticas para limpar um colchão

Para além de arejado o colchão deve ser aspirado

Conforme o uso que se dê no dia a dia, é normal que alguma sujidade se mantenha na superfície dos colchões. Por isso, é importante que adote alguns comportamentos no seu dia a dia.

Mantenha o local onde o colchão está devidamente arejado, com as portas e janelas abertas, para que o ar circule e o colchão respire. Se depois da limpeza pretende colocar o colchão a secar, não se esqueça de evitar locais húmidos, para evitar o aparecimento de maus cheiros.

Todos os dias, ao acordar, sacuda os lençóis para evitar que a poeira do ar se aloje no colchão. E, pelo menos, uma vez por semana não se esqueça de trocar a roupa de cama (sobretudo os lençóis), evitando que alguma sujidade que esta possa ter passe para o colchão. Isto torna a limpeza do colchão muito mais fácil e rápida.

Outra ação importante é, pelo menos de duas em duas semanas aspirar os dois lados do colchão. O aspirador de pó elimina a sujidade e as poeiras que possam estar presentes.

Como limpar um colchão com manchas?

Com o uso, é comum que surjam manchas nos colchões

Limpar um colchão com manchas de sujidade

Como já referimos é raro o colchão onde não surge uma mancha ou outra. Estas deixam o colchão com um aspeto sujo. Para limpar as manchas do colchão poderá utilizar um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre branco à base de álcool, da seguinte forma:

  1. Acrescente vinagre branco (de álcool) a um borrifador;
  2. Borrife com vinagre as zonas do colchão onde estão as manchas;
  3. Aplique um pouco de bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixe atuar por aproximadamente 2 horas;
  4. Retire o bicarbonato com a ajuda de uma espátula ou de um pano;
  5. Para terminar, aspire toda a superfície do colchão com o aspirador;
  6. Coloque o colchão a arejar, preferencialmente no exterior de sua casa.

Se ainda assim, as manchas não tiverem desaparecido, poderá utilizar uma pequena quantidade de água oxigenada para limpar o colchão e assim remover as manchas de uma vez por todas:

  1. Umedeça uma esponja com um pouco de água oxigenada;
  2. Esfregue as zonas manchadas com cuidado, através de movimentos circulares, até que a mancha desapareça por completo;
  3. Coloque o colchão a arejar até secar, preferencialmente no exterior de sua casa.

Limpar um colchão com manchas de urina

É relativamente que, até uma certa idade, as crianças possam urinar no colchão enquanto dormem (involuntariamente, naturalmente), tornando importante que o colchão seja higienizado regularmente. Uma das soluções para este problema é colocar uma capa impermeável debaixo dos lençóis, todavia, mesmo nestas situações, a urina poderá chegar ao colchão.

Para limpar um colchão com manchas de urina, basta utilizar uma mistura de detergente neutro, água oxigenada e bicarbonato de sódio.

Basta seguir os seguintes passos:

  1. Num recipiente, misture ½ colher de detergente neutro, com mais ou menos 200ml de água oxigenada e 3 colheres de bicarbonato de sódio;
  2. Com a ajuda de uma esponja ou pano, aplique a mistura sobre a mancha e deixe atuar por algum tempo (não é necessário aplicar grande quantidade, pois isso pode tornar a limpeza do colchão mais difícil por conta da humidade);
  3. Para terminar, coloque o colchão a arejar até secar, preferencialmente no exterior de sua casa.

Limpar um colchão com manchas de sangue

Para muitas mulheres, as manchas de sangue no colchão podem ser inevitáveis durante o período menstrual. Este tipo de mancha é particularmente difícil de ser limpa. Para isso poderá usar mistura de água oxigenada, sal e detergente, seguindo os seguintes passos:

  1. Num recipiente misture aproximadamente 50 ml de água oxigenada, 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de detergente neutro;
  2. Aplique a mistura sobre a mancha de sangue no colchão e espere que atue por algum tempo;
  3. Em seguida retire o excesso com a ajuda de um pano e aspire o que restar;
  4. Por fim, coloque o colchão a arejar até secar, preferencialmente no exterior de sua casa.

Caso as manchas de sangue não tenha desaparecido com a mistura previamente mencionada, poderá limpar o colchão com um pano húmido embebido em água oxigenada.

Limpar um colchão com manchas de vinho

As manchas causadas pelo vinho são particularmente difíceis de remover. A melhor forma de as limpar do colchão é através do uso de álcool:

  1. Coloque álcool num pano limpo;
  2. Esfregue a zona do colchão onde estão as manchas de vinho;
  3. Misture meio copo de água morna com um pouco de vinagre de álcool e aplique sobre a mancha.
  4. Coloque o colchão a secar.

Se a mancha estiver “fresca” e muito concentrada, não deverá esfregar, dado que assim estará a espalhar o vinho. O que deve fazer para limpar um colchão com uma mancha de vinho muito recente é pressionar o pano sobre a zona da mancha até que o próprio pano absorva o vinho presente no colchão.

Como eliminar os odores do colchão?

Se o seu colchão cheira mal, não desespere, este problema tem solução!

Com o uso frequente é normal que, além de manchas, o colchão possa apresentar alguns maus odores. Isto acontece em virtude do suor do corpo, da falta de ventilação do colchão e da falta de limpeza do colchão.

Há algumas formas de lidar com os maus cheiros do colchão:

  • Cheiro de suor: Para retirar o cheiro de suor do colchão, basta misturar meio copo de água morna, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre de álcool. Com a ajuda de um pano, aplique a mistura na área e esfregue. Se o cheiro de vinagre persistir, poderá colocar algumas gotas de óleo essencial sobre os locais de onde de onde provém o mau odor e espalhar com um pano.
  • Cheiro de mofo: Uma boa maneira de limpar um colchão com cheiro a mofo é deixá-lo ao sol durante algumas horas. No entanto, no inverno ou se o clima estiver húmido, poderá proceder à limpeza do colchão com uma esponja macia, e em seguida aplicar algumas gotas de óleo essencial da sua preferência em um pouco de água morna e passar sobre o colchão. Após realizar essa limpeza do colchão, deixe-o secar por completo antes de usá-lo novamente.
  • Cheiro a tabaco: O cheiro a tabaco pode ser bastante incomodativo quando fica impregnado nos tecidos do colchão. Trocar a roupa de cama (lençóis, cobertores e edredão) deverá ser a primeira a fazer. Porém, se o cheiro a tabaco não desaparecer poderá ser necessário limpar o colchão com vinagre de maçã.
    • O vinagre de maçã possui propriedades que eliminam odores fortes e contribuem para a limpeza do colchão. Basta aplicar com a ajuda de um pano e esperar até secar. Outra opção é espalhar bicarbonato de sódio sobre todo o colchão e deixar atuar por, aproximadamente, 8 horas, devendo, em seguida, aspirar todo o colchão.

Gostou das dicas? Esperamos ter contribuido para que a “terrível” tarefa de limpar o colchão se tenha tornando bem mais fácil! Agora é consigo, boas limpezas!

A redação do trabalhador.pt