Como perder peso depois dos 40: dicas para uma vida saudável

Se chegou a este artigo é porque certamente quer saber como perder peso depois dos 40 anos. A idade, que para muitas pessoas representa um marco, quase um rito de passagem, costuma vir acompanhada da tão desejada maturidade, de uma certa tranquilidade profissional, amorosa e financeira e, como nem tudo é perfeito, de alguns quilinhos a mais.

As pessoas que foram sempre ativas, que sempre prezaram por uma alimentação equilibrada, de repente veem-se às voltas com os ponteiros da balança, que de uma hora para outra parece que simplesmente estacionaram.

Mas porque é que isso acontece? Uma das principais razões é a perda de massa muscular, fator que interfere na composição do tecido corporal. Junto com essa perda, vem um metabolismo mais lento, o que dificulta bastante a eliminação dos quilos indesejados. Ademais, outro fator que pode retardar o metabolismo é a menopausa, período que, para a maioria das mulheres, começa a manifestar-se a partir dos 50 anos de idade, embora os seus sinais possam já ser observados a partir dos… 40! 

Se quer saber como perder peso depois dos 40, então fique atento às dicas que partilharemos a seguir. Importante referir que, antes de iniciar qualquer dieta ou fazer qualquer mudança drástica na sua rotina, aconselhamos que consulte o seu médico de família, para que este lhe possa orientar durante o processo de emagrecimento. Ademais, não importa a idade, tampouco o seu peso: mantenha sempre uma atitude positiva sobre si e sobre seu corpo. Ame-se em primeiro lugar!

Como perder peso depois do 40? Siga as dicas!

Antes de partilhamos as dicas de como perder peso depois dos 40, importa referir que nem todas as pessoas enfrentam esta dificuldade – assim como nem todas se sentem incomodadas com o ganho de peso, resultado natural da desaceleração do metabolismo. Mas se quer e precisa de eliminar alguns quilos, seja por questões estéticas ou por indicação médica, fique atento às nossas orientações:

1. Estabeleça metas realistas

Entenda: o seu corpo de 40 anos não vai dar uma resposta tão rápida em 30 ou 40 dias. A mudança da composição corporal e do metabolismo faz com que antigos métodos para a perda de peso já não façam o efeito que faziam em outros momentos da sua vida.

Sobretudo se é mulher, saiba que o processo de emagrecimento depois dos 40 é ainda mais desafiador, pois é nesta fase que acontece uma oscilação das hormonas femininas, o que causa retenção de líquidos e dificuldade de emagrecimento.

Portanto, é fundamental que estabeleça um objetivo saudável e possível de ser alcançado, comportamento que lhe vai ajudar a desenvolver hábitos benéficos para a saúde e a manter a boa forma a longo prazo. 

2. Redobre os cuidados com a alimentação

Muitas pessoas associam, erroneamente, a perda de peso à prática de atividade física combinada a dietas mirabolantes, que prometem resultados milagrosos em poucos dias. Não obstante, esse tipo de dieta, geralmente restritiva e muito radical, não é sustentável a longo prazo, fazendo com que a pessoa recupere rapidamente os quilos que perdeu.

Então, se quer saber como perder peso depois dos 40, entenda que mais vale investir na reeducação alimentar do que em planos alimentares que funcionem por um prazo curto. A alimentação nessa faixa etária terá o papel de o ajudar a manter o peso corporal dentro dos parâmetros apropriados, bem como o de prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até cancro.

Ademais, ao adotar bons hábitos alimentares, notará certamente um ganho de energia, vigor e vitalidade. Assim, envelhecerá de forma saudável e terá mais longevidade.

3. Beba bastante água

Para as mulheres, a menopausa pode ser sinónimo de retenção de líquidos, o que causa inchaço corporal e ganho de peso. Por este motivo, muitas pessoas acabam por consumir menos água, o que é um grande erro, visto que a água, além de hidratar, desintoxica o corpo e ajuda a queimar calorias, sobretudo quando consumida gelada.

Beber um copo de água antes das refeições é também uma ótima dica para reduzir o apetite e, consequentemente, a quantidade de calorias que consumimos.

4. Faça check-ups regularmente

A dificuldade para perder peso depois dos 40 pode estar associada a problemas com a tiroide, glândula que é responsável por produzir e regular a secreção de hormonas importantes para o organismo.

Qualquer disfunção na tiroide (especialmente o hipotireoidismo) causa sintomas desagradáveis, entre eles, alterações no peso, resultado de um metabolismo que tende a ficar mais lento. Este e outros tipos de problemas podem ser detetados com exames de rotina simples, por isso, é fundamental o acompanhamento médico a fim de prevenir doenças e, claro, o aumento do peso.

5. Respeite os momentos de descanso

Se quer saber como perder peso aos 40, entenda que dormir bem é um hábito indispensável para manter o seu corpo saudável e em forma. De acordo com alguns estudos a privação de sono pode induzir à tomada de decisões erradas, tais como deixar de praticar exercícios e até mesmo comer exageradamente.

Ademais, não descansar bem provoca um desequilíbrio das hormonas da fome, nomeadamente, a grelina (que aumenta o apetite) e a leptina (responsável pela saciedade). Ou seja, pode acabar por comer mais sem se dar conta disso.

Por isso, antes de ir dormir, faça a higiene do sono: desligue o telemóvel, o computador ou a televisão, dispositivos que estimulam o cérebro, deixando-o num estado de alerta. Evite consumir bebidas que contenham cafeína, como café e certos refrigerantes (se puder, elimine-os mesmo da sua rotina) e prefira chás, como o de camomila, que acalmem e o ajudem a adormecer. Tente dormir a quantidade de horas necessárias para descansar bem e assim estar pronto para mais um dia.

6. Respeite o horário das refeições

Sabia que saltar refeições prejudica o metabolismo? Isso mesmo, esse hábito nocivo faz com que o corpo compreenda que é preciso armazenar calorias em vez de as queimar; desta forma, acaba por ter resultado oposto ao esperado, isto é, perder peso fazendo um jejum prolongado. Por isso, ao longo do dia, faça pequenas refeições em intervalos de até três horas, o que aumentará a sensação de saciedade e ajudará o seu metabolismo a funcionar adequadamente.

Outro hábito saudável é tomar um pequeno almoço reforçado antes de sair de casa para o trabalho, pois essa refeição é responsável por oferecer a energia que o seu corpo precisa para o dia todo.

7. Preste atenção ao que come à noite

Não é verdade que comer à noite faz com que ganhe peso; todavia, é preciso estar atento ao que come à noite, pois este sim pode ser um problema quando se trata de controlar o peso. Antes de dormir, prefira alimentos de fácil digestão e com propriedades calmantes para facilitar o sono, como batido de abacate, iogurte com aveia, leite com mel ou uma banana com nozes, apenas para citar alguns exemplos.

Para quem deseja emagrecer é importante não ir dormir com fome, pois isso vai fazer com que se tenha ainda mais fome no dia seguinte.

8. Tente reduzir o stress

stress é um dos principais inimigos da perda de peso depois dos 40. É, inclusive, um dos responsáveis pelo desequilíbrio hormonal que faz com que o seu corpo armazene gordura em vez de a queimar. Para diminuir o cansaço, pratique exercícios de respiração todos os dias, principalmente antes de dormir. Ademais, consuma alimentos ricos em vitamina C e ácidos gordos ómega-3, capazes de reduzir os níveis das hormonas do stress circulantes no corpo.

Ao adotar hábitos saudáveis na sua rotina estará a contribuir para a manutenção do seu peso, bem como para a perda dos quilos extras. Entenda: ter 40 anos está longe de ser um problema, principalmente quando opta por ter uma rotina mais leve e saudável. Terá certamente ainda umas boas décadas pela frente, por isso, prefira viver esses anos com mais qualidade de vida. Cuide do seu corpo, mas sem jamais descuidar da mente!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)