Como pintar o cabelo em casa?

pintar o cabelo em casa

Seja para esconder os cabelos brancos ou para mudar a cor e transformar o seu visual, saber como pintar o cabelo em casa pode ser uma boa alternativa para quem quer poupar alguns euros. Hoje, é possível colorar os cabelos de uma forma relativamente simples, sem ter de estar a perder a tarde de sábado fechada num cabeleireiro.

Para o ajudar nesta tarefa, redigimos o presente artigo onde, entre outros, além de algumas dicas, partilhamos um guia com todos os passos necessários para saber como pintar o cabelo em casa. Boa leitura!

Dicas para pintar o cabelo em casa

O ponto mais importante para quem quer saber como pintar o cabelo em casa é entender que este é um processo que não se limita à pintura propriamente dita, dado serem necessários alguns cuidados antes, durante e depois de forma a manter os fios de cabelo bonitos e saudáveis.

Veja mais algumas dicas importantes que devem ser levadas em consideração:

1. Escolher a tinta para o cabelo certa

Assim como existem champôs e condicionadores para diferentes tipos de cabelo, as tintas também são específicas para os vários tipos de cabelo, dos mais secos aos mais oleosos. É muito importante escolher corretamente a tinta para o cabelo, para que o resultado pareça mais natural.

2. Ler as instruções antes de começar

Mesmo as pessoas que já têm alguma experiência em pintar o cabelo em casa precisam ter atenção às instruções de cada produto, sobretudo quando mudam de tinta e marca, visto que podem existem diferenças que não devem ser negligenciadas.

3. Testar a tinta antes de usar

Mesmo quem já tem o hábito de pintar os cabelos é importante que antes de o fazer realize um pequeno teste de forma a prevenir reações alérgicas. Para isso, basta aplicar uma pequena quantidade da tinta atrás da orelha ou na nuca e deixar atuar por 48 horas, verificando se alguma irritação ou outro tipo de reação. Caso não aconteça, avance!

4. Ter atenção à quantidade

Saber a quantidade necessária de tinta que deve ser aplicada no cabelo é algo importante, não só para não faltar, como também para não sobrar e gerar desperdício. Em alguns casos pode ser necessário usar mais de uma caixa de tinta. Noutros, como por exemplo para cabelos mais curtos ou menos volumosos, apenas metade de uma será suficiente. Calcule bem antes de começar para não apanhado de surpresa.

5. Escolher o tom certo

Escolher a cor certa é um dos pontos principais para quem quer saber como pintar o cabelo em casa. Para quem quer um resultado mais natural, o ideal é escolher o tom mais próximo da cor natural do cabelo. Alternativamente, poderá pensar numa cor que combine com o seu tom de pele. Todavia, se a ideia é fazer uma mudança radical, não tenha medo de escolher a cor que mais lhe agrada e arrisque!

6. Não lavar o cabelo antes

Poderá parecer estranho mas a tinta para o cabelo funciona melhor se aplicada antes de lavar o cabelo. Por isso, deverá optar por lavar na véspera ou até mesmo dois dias antes de pintar o cabelo. A oleosidade natural do couro cabeludo acaba por funcionar como uma barreira de proteção contra os componentes químicos da tinta para o cabelo.

Passo a passo de como pintar o cabelo em casa

Agora que já lhe partilhamos algumas dicas que deve considerar antes pintar o cabelo em casa, partilhamos consigo o passo a passo de como o fazer em casa:

Cuidados para manter a cor dos cabelos tingidos

  1. Aplique um creme hidratante na pele do rosto, especialmente na região mais próxima ao couro cabeludo, como a testa, laterais e também nas orelhas, para evitar manchas. É possível que ao pintar o cabelo as zonas adjacentes ao couro cabeludo fiquem sujas, todavia, aplicando essa proteção, a pele não ficará manchada, pois a tinta não irá agarrar.
  2. Divida o cabelo ao meio (da testa até a nuca) e divida cada lado em duas partes. No total, ficará dividido em quatro partes. Isso irá facilitar no processo de pintar o cabelo.
  3. Use luvas para não manchar as mãos e um pincel para fazer a aplicação da tinta. Regra geral as tintas para o cabelo já incluem estes utensílios.
  4. Coloque a tinta numa vasilha e faça as misturas se for necessário, pois algumas tintas são vendidas com componentes separados.
  5. Se quer pintar o cabelo para para esconder os fios brancos, comece por aplicar o produto na raiz, massajando a zona de forma a “fixar” a tinta. Em seguida, vá descendo pelo comprimento dos fios de cabelo.
  6. Se for mudar a cor do cabelo, aplique primeiro a tinta no comprimento e nas pontas, numa quantidade maior, e deixe a raiz para o fim, com uma quantidade menor de tinta. Assim o tom deverá ficar mais uniforme.
  7. Tenha atenção ao tempo que a tinta deve ficar no cabelo. Isto poderá ser diferente em função da tinta e da marca. Atingido esse período de tempo, retire a tinta com água fria e lave o cabelo normalmente. Evite usar um secador de cabelo, optando que seque naturalmente.
  8. Se mesmo com os cuidados as zonas adjacentes ao couro cabeludo acabarem por ficar manchadas, lave com sabonete, esfregue a toalha e, complementarmente, use um esfoliante.
  9. Faça uma hidratação com uma boa máscara para os fios de cabelo. Isso irá ajudar a repor alguns nutrientes e a deixá-los mais fortes.

Tão importante quanto saber como pintar o cabelo em casa é saber como manter a cor. Para evitar que fique desbotada rapidamente é indicado que, depois de pintar o cabelo, lave-o com água fria. A água quente ou mesmo morna não é indicada neste momento. No dia a dia invista em produtos específicos para cabelos tingidos e evite uma exposição prolongada ao sol.

Tão importante quanto saber como pintar o cabelo em casa é saber como manter a cor, para evitar que fique desbotada rapidamente é importante que, depois de pintar o cabelo, lave-o com água fria. A água quente ou mesmo morna não é indicada neste momento. No dia a dia invista em produtos específicos para cabelos tingidos e evite uma exposição prolongada ao sol.

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.