Como ter uma carreira profissional de sucesso?

Ter uma carreira profissional de sucesso é algo que a maioria das pessoas almeja. Para uns, ter êxito profissional passa por chegar a cargos de chefia dentro de uma empresa, ser reconhecido entre os seus pares e ter salários consideravelmente acima da média; já outros sentem-se plenamente satisfeitos por desempenharem uma função que lhes permita conciliar de forma harmoniosa a vida pessoal e profissional, seja como trabalhador por conta de outrem ou como impulsionadores do próprio negócio.

O conceito de “sucesso profissional” é algo relativo, mas independentemente do que possa significar para si, existem alguns pontos-chave para se conseguir destacar e encontrar espaço num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Se ficou interessado neste assunto e quer saber como ser um profissional bem sucedido, então não deixe de ler este artigo, no qual partilhamos algumas dicas que poderão ajudar a alavancar a sua carreira.

Dicas para ter uma carreira profissional de sucesso

Facto é que, para construir uma carreira profissional de sucesso, é primordial saber onde se quer chegar, pois só assim será possível focar-se no seu objetivo. Ademais, é necessário compreender também que a excelência naquilo que se faz será atingida por meio de muito estudo e desenvolvimento contínuo, afinal, a experiência não cai do céu, vem com a prática.

1. Foco no planeamento da carreira

Já ouviu aquele ditado “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”? Provavelmente sim, não é mesmo? Essa frase, extraída do clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, ilustra bem este tópico sobre planeamento. O que queremos dizer é que, se uma pessoa não sabe aonde quer chegar, então dificilmente alcançará uma carreira profissional de sucesso. Importa referir que, o primeiro passo para ser bem-sucedido é saber exatamente que tipo de profissional quer ser.

Para se manter motivado ao longo da sua jornada, é fundamental escolher a opção que mais se adequa ao seu perfil e vontades, por isso, fique atento às suas competências e agarre as oportunidades que surgirem. Ademais, estude sempre o mercado no qual pretende atuar para ficar mais consciente das possibilidades que este lhe oferece.

2. Trace metas de curto, médio e longo prazo

Para ter uma carreira profissional de sucesso precisa de definir metas, pois isso o ajudará a seguir motivado. Por mais que sonhe alto, é importante que entenda todos os passos que precisará de trilhar até chegar aonde almeja estar. Celebre cada pequena conquista e continue a respeitar todas as etapas a serem realizadas ao longo da sua trajetória profissional – o que é primordial se não quiser ter os seus planos frustrados.

3. Invista na sua formação

Quem investe em capacitação tem mais chances de alcançar uma carreira profissional de sucesso. Uma boa formação é entendida por muitos como primordial para conquistar uma boa vaga de emprego, mas é indispensável que continue a estudar ao longo da vida para ser valorizado pelas empresas. Pondere fazer uma pós-graduação, mestrado e até mesmo um doutoramento; o foco do seu investimento em qualificação dependerá das suas pretensões e do mercado em que deseja atuar.

4. Não deixe de fazer networking

Ao entrar no mercado de trabalho conhecerá várias pessoas, com as quais poderá trocar informações e partilhar experiências. A partir desse momento começará a construir a sua rede de contatos, e quanto mais próximo forem os seus colegas e amigos, maiores as probabilidades de construir uma carreira profissional de sucesso. Em algum momento da sua jornada profissional um desses contatos poderá ser decisivo para lhe ajudar a alavancar a sua carreira.

5. Aprenda a trabalhar em equipa

Trabalhar bem em equipa é uma aptidão muito valorizada pelo mercado, visto que a interdisciplinaridade está cada vez mais presente nas diversas áreas de atuação. Assim, saber trabalhar em conjunto com a equipa é fundamental. Se ainda está a estudar, aproveite a oportunidade para fazer trabalhos em grupo, delegando funções ou recebendo-as. Vai-se surpreender com o quanto poderá aprender com diferentes visões e estratégias. Esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida com esforço, confiança e dedicação.

6. Pontualidade é fundamental

Trabalhadores que se atrasam, seja para o expediente ou para compromissos profissionais, dificilmente terão uma carreira promissora, visto que esse tipo de comportamento é mal-visto pelas empresas e pelo mercado de forma geral. Tempo é dinheiro, por isso, organize a sua rotina para evitar que seja surpreendido por imprevistos que geram atrasos e mal-estar entre colegas. Utilize aplicações de gestão do dia a dia ou agendas e sempre dê uma margem de meia hora entre um compromisso e outro, assim ficará mais fácil gerir as suas tarefas diárias.

7. Tenha cuidado com a imagem pessoal

O universo corporativo preza pelo cuidado com a imagem pessoal, ou seja, é importante que escolha roupas e calçado adequados à função que desempenha e com o setor de atuação em que está inserido. Lembramos que pessoas competentes, mas que se vestem de forma inadequada, tendem a não ser promovidas por esse motivo. Ou seja, a aparência é sim importante, não subestime este quesito!

Além disso, não se esqueça de ser discreto e cauteloso nas suas redes sociais, evitando imagens indiscretas ou comentários polémicos. Uma boa parte das empresas (superiores hierárquicos) costumam acompanhar a vida dos seus funcionários na internet, portanto, se quiser ficar longe de problemas, evite atitudes e declarações que possam interferir na sua carreira profissional.

8. Não descuide a sua vida pessoal

Conciliar a vida pessoal com a vida profissional é uma atitude típica de pessoas que têm uma carreira profissional de sucesso. Jamais negligencie as suas relações familiares ou os seus amigos, pois para ser feliz é indispensável passar tempo de qualidade com as pessoas de quem gosta. Organize a sua rotina e evite executar tarefas naqueles horários que deveriam ser livres para si, afinal, nem só de trabalho vive o homem.

9. Invista no autoconhecimento

Reconhecer os seus pontos fracos e fortes é essencial para alcançar uma carreira profissional de sucesso. Para chegar a este nível de entendimento, será importante investir no autoconhecimento, ferramenta que lhe ajudará a potencializar as suas habilidades, bem como administrar melhor as suas dificuldades. Para isso, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Onde gostaria de estar daqui alguns anos?
  • Qual a empresa em que sonho trabalhar?
  • Como é o futuro que desejo?
  • Como desejo que esteja a minha vida pessoal?

Estes são apenas alguns questionamentos que poderão nortear a sua busca pelo autoconhecimento. Caso sinta necessidade, procure profissionais capacitados para lhe auxiliar, como mentores de carreira, profissionais de recursos humanos e psicólogos.

10. Desenvolva a sua capacidade de comunicação

Uma comunicação eficiente é primordial para quem deseja ter uma carreira profissional bem-sucedida. Dialogar de forma clara, sem ruídos que possam gerar dúvidas ou desentendimentos, é determinante para manter boas relações e os projetos nos trilhos. Lembre-se: uma interpretação incorreta pode gerar inimizades e até mesmo perda de oportunidades. Dedique-se a estudar a arte da oratória e colha os frutos do seu empenho!

Gostou destas dicas para ter uma carreira profissional de sucesso? Então não deixe de as colocar em prática hoje mesmo. Não se esqueça de partilhar este conteúdo com os seus amigos e colegas de trabalho, pois assim poderão trocar ideias e crescer juntos profissionalmente.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)