Os acidentes acontecem. Todos nós já passamos por aquele momento em que acidentalmente entornamos líquidos ou comida na roupa, e não há nada mais frustrante do que não conseguir remover a mancha instantaneamente.
Facto é que a forma de tirar manchas da roupa varia em função do tipo de mancha, bem como do tipo de tecido. Dizem as boas práticas que o importante é agir rapidamente, impedindo que a mancha se fixe totalmente, o que facilitará a sua remoção.
Por sabermos que este é um desafio universal, compilamos neste artigo algumas dicas e truques para o ajudar. Boa leitura!
Como tirar manchas da roupa? Tipo por tipo.
Tirar manchas da roupa é uma tarefa com a qual todos nós estamos familiarizados. Desde as persistentes manchas de vinho tinto nas toalhas de mesa, até ao infame risco de caneta na camisa branca, cada tipo de mancha requer uma abordagem diferente.
Em seguida, partilhamos algumas estratégias eficazes para lidar com uma variedade de manchas comuns, ajudando a manter as roupas e tecidos impecáveis.
Manchas de vinho
O vinho tinto é notório pela sua “incrível” capacidade de manchar tecidos. Quando derramar vinho, atue imediatamente. Polvilhe a mancha generosamente com sal para absorver o líquido e evitar que se espalhe. Depois, coloque água a ferver na mancha de uma altura de cerca de 30 cm para ajudar a remover o vinho. Termine, com uma lavagem de roupa convencional.
Manchas de caneta
As manchas de caneta são comuns, especialmente na roupa das crianças. Para remover as manchas da roupa, aplique um pouco de álcool sobre a mancha e esfregue suavemente com um pano limpo. Depois, coloque a peça de roupa na máquina de lavar.
Manchas de óleo ou graxa
Tirar manchas da roupa à base de óleo ou graxa podem parecer das teimosas, mas são facilmente tratáveis. Polvilhe a mancha com pó de talco ou amido de milho, deixe atuar por cerca de 20 minutos até absorver a gordura, depois escove o excesso e lave a roupa normalmente (à mão ou na máquina).
Manchas de chocolate
O chocolate é delicioso, mas pode ser um pesadelo quando mancha a roupa. Misture uma colher de sopa de amoníaco com duas colheres de sopa de água e aplique na mancha. Após alguns minutos, enxágue com água e lave como habitualmente.
Manchas de café
As manchas de café na roupa podem ser removidas com uma solução de água morna, vinagre branco e bicarbonato de sódio. Aplique a mistura na mancha, deixe atuar por cerca de 15 minutos, depois é só enxaguar e lavar normalmente.
Manchas de maquilhagem
Para tirar manchas da roupa de maquilhagem, aplique um pouco de detergente líquido ou sabão neutro diretamente na mancha. Esfregue suavemente com uma escova macia, enxágue e lave normalmente.
Manchas de sangue
As manchas de sangue frescas são mais fáceis de tratar. Lave a mancha imediatamente com água fria e sabão. Se a mancha já estiver seca, aplique uma solução de água e amoníaco, esfregue suavemente, enxágue e lave na máquina ou à mão.
Manchas de suor
As manchas de suor, em particular às nas dobras da axila, podem ser tratadas com uma solução de água e vinagre branco. Aplique a solução na mancha, deixe agir por cerca de 30 minutos, depois lave como de costume.
Manchas de fruta
Para remover manchas de fruta aplique uma solução de uma parte de vinagre branco para duas partes de água na mancha. Deixe atuar por cerca de 15 minutos, depois enxágue e lave na máquina.
Manchas de tomate
O molho de tomate (polpa, ketchup, etc.) pode ser teimoso, mas não é invencível. Remova o excesso de molho com uma colher, depois aplique vinagre branco na mancha e deixe atuar por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, enxágue e lave a peça.
Manchas de pastilha elástica
A pastilha elástica pode ser uma das “manchas” mais difíceis de lidar. Coloque a peça no congelador durante algumas horas. Uma vez endurecida, a pastilha elástica deverá ser fácil de remover.
Manchas de cera
Para manchas de cera, primeiro deixe a cera secar completamente. Depois, raspe suavemente o excesso com uma espátula ou até com um cartão de débito, por exemplo. Coloque uma folha de papel absorvente sobre a mancha de cera e passe um ferro quente sobre o papel. A cera derreterá e será absorvida pelo papel.
Conclusão
Apesar de, como referido, cada mancha requerer uma abordagem diferente, todas têm uma coisa em comum: a necessidade de agir rapidamente. Quanto mais cedo tratar a mancha, maiores serão as probabilidades de a conseguir efetivamente remover. Portanto, tenha estas dicas em consideração e esteja preparado para lidar com qualquer tipo de mancha que possa surgir. E lembre-se, o mais importante é prevenir: use avental ao cozinhar, evite comer no sofá ou na cama e lave a roupa de escura separadamente.
Além dos truques que partilhamos, tem sempre a possibilidade de recorrer a produtos próprios para tirar manchas da roupa (“tira nódoas”) das marcas Vanish, Skip, Neoblanc, apenas para citar algumas.
Caso tenha tentado todas as dicas para tirar manchas da roupa e nenhuma tenha funcionado, ou se tem medo de danificar a peça, aconselhamos que procure uma lavandaria perto de si. Caso a peça tenha ficado estragada não a coloque no lixo, considere dar-lhe uma nova vida através do processo conhecido como “repropositagem“, tingindo-a como tie-dye para disfarçar a mancha ou então transformando-a num pano de limpeza.
Acima de tudo, cuide da sua roupas. É sempre melhor prevenir do que remediar, e os cuidados adequados da roupa pode ajudar a evitar manchas e prolongar a vida útil das suas peças favoritas.