Conheça as principais raças de gatos grandes!

Já alguma vez se deparou com um gato grande ou, pelo menos, viu a imagem de um na internet? Quem já viu pode afirmar que estes bichanos gigantes são extremamente fofos! O que chama atenção, além da beleza típica deste animal tão amado pelos humanos, é o tamanho, que costuma ser muito maior do que o dos gatos comuns que estamos habituados a ver no dia a dia.

Para que tenha uma ideia, os gatos grandes fêmeas podem alcançar a casa dos 10 kg, enquanto os machos poderão atingir os 14 kg! Os números são impressionantes, principalmente quando comparados ao peso dos gatos de raças tradicionais, que, regra geral, não passam dos 7 kg. Deu para perceber a enorme diferença, não é mesmo?

As raças de gatos grandes dividem-se principalmente em Maine Coon, Ragdoll, Ashera e Savannah. Uma característica interessante destas raças é a expetativa de vida, que pode ser maior do que a dos gatos comuns. Esta é uma vantagem que deve ser levada em consideração na hora de escolher um animal de estimação, afinal de contas, estes poderão acompanhá-lo durante muitos anos, tornando os seus dias muito mais felizes.

Se é um apaixonado por gatos e quer conhecer mais sobre as raças de gatos grandes, então não podemos deixar de recomendar a leitura deste artigo. Prepare-se para altas doses de beleza, charme e muita fofura! Acompanhe!

1. Maine Coon

Maine Coon

A Maine Coon é uma das mais conhecidas raças de gatos grandes, sendo considerada a maior do mundo! Surgiu nos Estados Unidos da América, no estado de Maine (daí o seu nome), e ganhou outros territórios ao redor do mundo, inclusive em Portugal, onde encontrou diversos admiradores. Este gato peculiar é bastante famoso pelo seu comportamento dócil e temperamento meigo, além de ser também muito brincalhão e sociável. Os animais desta raça costumam viver bastante, podendo alcançar os 20 anos de vida – que geralmente é calma, visto que o Maine Coon não gosta de muita agitação.

A pelagem do Maine Coon, além de farta, é lisa e geralmente macia, contudo, a textura e a cor podem variar. De forma geral, são gatos musculados e saudáveis, todavia, alguns animais desta raça poderão apresentar problemas relacionados com o seu tamanho, afinal de contas, os Maine Coons medem, habitualmente, 1 metros de comprimento e 41 cm de altura, o que é incomum para animais do universo felino.

Se é daqueles que adora dar colo e apertar bastante o seu companheiro de quatro patas, então prepare-se, porque os gatos da raça Maine Coon são pesados: podendo atingir, em média, os 12 a 14kg!

Curiosidade sobre o Maine Coon: o Maine Coon é uma das raças de gatos mais inteligentes do mundo, com habilidades realmente surpreendentes, pois conseguem aprender truques com muita facilidade. Além disso, são super adaptáveis, característica de personalidade que é considerada um traço de inteligência nos animais.

2. Ragdoll

Ragdoll

O Ragdoll consta da nossa lista de raças de gatos grandes, mas também poderia estar numa lista dos gatos mais bonitos do mundo! Trata-se da segunda maior raça de gatos grandes, apenas ficando atrás da Maine Coon. Tal como a raça anterior, o Ragdoll pode ter uma grande longevidade, podendo atingir uns inacreditáveis 25 anos!

São muito conhecidos por serem carinhosos, manhosos e muito carentes, por isso, não dispensam o amor e a atenção dos seus tutores. Por terem um comportamento parecido com o dos cães, os Ragdolls podem ser facilmente treinados, habilidade que, definitivamente, não é usual quando falamos de felinos domésticos. Além disso, dão-se super bem com crianças e cães, ou seja, são praticamente perfeitos!

Quanto à pelagem, esta é semilonga e em grande quantidade, sendo macia ao toque. As cores mais comuns são castanho, azul, cinza, lilás e creme e, em alguns casos, as extremidades são escuras, característica que os assemelha aos igualmente fofos gatos siameses. Mas, se quer ter um Ragdoll, prepare-se para ter de cuidar com dedicação do pelo deste animal, visto ser comum a formação de nós, contratempo que pode ser evitado se o escovar diariamente.

Outra curiosidade: o Ragdoll é um “gatinho” muito guloso! Por isso a quantidade de comida que ingere deve ser controlada, o que evitará problemas relacionados com o excesso de peso e obesidade felina. Vale referir que o peso ideal para gatos desta raça anda em torno dos 10 kg.

3. Ashera

Ashera

A raça de gato grande Ashera definitivamente não é nada usual! Trata-se do resultado de uma experiência biotecnológica que misturou o DNA do leopardo asiático com o serval africano e alguns outros felinos selvagens e domésticos. Por isso, está entre as raças de gatos grandes mais caras e mais raras do mundo! Além do preço, o tamanho também impressiona: um Ashera pode atingir 1 metro e meio de altura e pesar até 15 kg. A sua esperança média de vida ronda os 15 anos – bastante tempo para um felino.

Embora seja um animal doméstico, o gato Ashera parece ser um pouco selvagem, com características muito marcantes, como a pelagem que se assemelha à de um leopardo e das suas belas orelhas pontiagudas. Ainda assim, é importante referir que são gatos domésticos, e por isso requerem os mesmos cuidados que dispensamos a outros tipos de felinos, sejam de raça ou “rafeiros”. Necessitam de atenção, carinho, comida e idas regulares ao veterinário. São muito dóceis, e adaptam-se com facilidade à vida pacata do lar.

Uma curiosidade sobre o Ashera: todos os gatos desta raça são estéreis, isto é, são incapazes de se reproduzir. Portanto, se planeava adotar um com a finalidade de procriação, pode desistir da ideia.

4. Savannah

Savannah

Cruzamento entre gatos domésticos e o serval, um felino de vida selvagem das savanas africanas, o Savannah é um gato que possui uma bela pelagem – herdada do serval. Ao contrário do Maine Cool e do Ragdoll, o Savannah está sempre em alerta, comportamento que certamente é fruto da sua origem selvagem. Contudo, são muito brincalhões e ativos, adoram ficar perto do dono e fazer parte das rotinas de casa, características que fazem desta raça de gato grande um ótimo companheiro!

Apesar da sua origem selvagem, o Savannah é um gato bastante carinhoso e equilibrado, ou seja, não expressa comportamentos que sejam diferentes de qualquer outro gato doméstico.

Quanto à pelagem, é curta e macia, com algumas variações de cor, como dourado, castanho e laranja com marcas pretas ou castanhas. Outra característica do seu pelo são as riscas paralelas que começam no topo da cabeça e percorrem o comprimento do corpo.

Embora sejam muito brincalhões e ativos, os Savannah podem atingir até os 12 kg, e o seu tamanho varia entre os 50 e 60 centímetros. O seu corpo é alongado e a sua postura é graciosa e elegante.

Curiosidade sobre o Savannah: trata-se de um gato que adora água! Por isso, dar banho a este felino vai ser uma tarefa fácil para si e prazerosa para o gato.

Gostou deste artigo sobre as principais raças de gatos grandes? Então aproveite para o partilhar com seus amigos, que assim como você, também são fãs destes animais encantadores: os felinos!

Luana Castro Alves

Graduada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)