Corretor de olheiras: como escolher o mais adequado?

corretor de olheiras

Seja pela falta de sono, stress do dia a dia, o cansaço, maus hábitos ou mesmo por questões genéticas e hereditárias, todos nós já tivemos de lidar com as temidas olheiras. Quem tem de lidar com essas manchas escuras sob os olhos sabe bem como podem ser incomodativas, principalmente por deixarem a nossa aparência com um aspeto mais cansado e até mais envelhecido.

Umas das soluções mais comuns para este problema é o corretor de olheiras, um produto que ajuda a disfarçar as olheiras, deixando o rosto mais uniforme. No entanto, da mesma maneira que as olheiras não são todos iguais, os corretores também não. Por isso, é particularmente importante saber escolher o produto mais adequado, de forma a maximizar o seu efeito.

Se tem dúvidas em relação ao corretor de olheiras, acompanhe os truques e dicas que partilhamos ao longo deste artigo. Entre outros, abordamos algumas das questões mais comuns, nomeadamente como escolher o melhor corretor. Boa leitura!

Como escolher um corretor de olheiras?

Tanto quanto sabemos, são muito poucas as marcas de maquilhagem que não possuem uma linha de corretores de olheiras, o que significa que existem inúmeras opções de escolha em qualquer loja de cosmética.

Se por um lado isso é algo francamente positivo, visto oferecer mais possibilidades, por outro poderá deixar os consumidores um pouco confusos, sem saber ao certo qual o modelo de corretor de olheiras escolher. Para simplificar este ponto, recomendamos que, ao escolher corretores de olheiras, tenha em atenção os seguintes pontos:

  • Textura: cremosa, líquida ou sólida;
  • Cobertura: alta (para quem olheiras mais escuras) ou leve;
  • Acabamento: mate ou luminoso/hidratante;
  • Formato: caneta/stick, boião ou lápis;
  • Modo de aplicação: esponja, pincel ou com o dedo.

Neste âmbito, referir que não existe um corretor de olheiras melhor que o outro. Em abono da verdade, tudo dependerá dos gostos pessoais e das características de cada tipo de pele. Regra geral, quem tem pele oleosa dá-se melhor com um corretor de olheira mate, já quem tem pele seca com os luminosos. Não obstante, não existe propriamente uma regra, sendo o importante testar por si mesma.

Dicas para não errar na escolha da cor

Outra dúvida muito comum prende-se com o tom correto do corretor de olheiras. Afinal, se for aplicado um produto mais claro que o tom da pele, o efeito ficará pouco natural. Caso seja mais escuro, irá intensificar ainda mais as olheiras. O ideal é sempre encontrar um produto que cubra as olheiras de forma a que não fiquem tão aparentes.

Quando a compra é feita em lojas físicas, existem algumas que permitem que os clientes façam um teste com o produto na própria pele, o que certamente ajudará a determinar o tom correto. Já nas compras feitas pela internet há mais probabilidades de errar, já que a cor que aparece no ecrã do telemóvel ou do computador pode não ser exatamente que do produto físico.

Um erro muito comum é testar o produto noutras partes do corpo, como por exemplo nas mãos. Embora a pele do corpo seja quase uniforme, algumas áreas do corpo tem uma tonalidade diferente das restantes, por esta razão o produto deverá ser sempre testado na zona indicada, isto é, diretamente nas olheiras

Além disso, é importante pensar que a pele pode ficar mais escura no verão, especialmente no caso de quem apanha sol. Neste caso, a dica é ter mais do que um corretor de olheiras, sendo um mais claro, para o outono e inverno, e outro mais escuro, para a primavera e verão.

O uso dos corretores pode ser também potenciado quando usado em conjunto com um outro produto, como os neutralizadores de olheiras.

Corretores x neutralizadores

O neutralizador de olheiras é um produto muito semelhante ao corretor, mas que tem tonalidades diferentes. O neutralizador deve ser aplicado antes, de forma a “neutralizar” o tom das olheiras. E, na sequência, basta cobrir com um pouco de corretor.

Para escolher, é importante ter atenção à cor das suas olheiras, assim saberá qual tonalidade de neutralizador comprar:

  • Neutralizador rosa ou laranja: para olheiras mais azuladas;
  • Neutralizador amarelo: para olheiras castanhas ou cinzentas;
  • Neutralizador lilás: para olheiras amareladas.;
  • Neutralizador verde ou azul: para olheiras avermelhadas.

Dicas para usar o corretor de olheiras

Muitas pessoas preferem começar a maquilhar-se aplicando o corretor de olheiras. No entanto, alguns especialistas recomendam que o corretor um dos últimos produtos a serem aplicados. Afinal de consta, é expectável que o rosto possa já estar quase uniforme, com menos imperfeições e será necessário uma quantidade menor do produto.

Além de cobrir as olheiras, o corretor pode ser aplicado também em pequenas manchas ou mesmo na acne e outros sinais que queira disfarçar.

Acompanhe o passo a passo:

  1. Hidrate a área do contorno dos olhos com um cosmético específico;
  2. Passe alguma base em todo o rosto para dar cobertura à pele;
  3. Passe uma camada fina do neutralizador nas olheiras (opcional);
  4. Se preferir, aplique diretamente o corretor de olheiras em pequena quantidade;
  5. Espalhe por debaixo dos olhos, ao longo da linha das pestanas, de dentro para fora;
  6. Dê algumas batidas leves com a ponta do dedo para misturar e ficar mais natural;
  7. Se achar necessário, aplique uma nova camada.

Para o dia a dia, o uso de corretor de olheiras juntamente com base ou um filtro solar com cor poderá ser mais do que suficiente. No entanto, se a ideia for uma maquilhagem mais elaborada, depois deste passo a passo basta usar os demais produtos, como a máscara para os cílios e o batom. Usar um iluminador na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) também pode ajudar a disfarçar o aspeto cansado.

Com todas estas dicas certamente conseguirá escolher o corretor de olheiras mais adequado à sua pele, devolvendo ao seu rosto uma aparência mais harmónica e rejuvenescida!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.