Cyber Monday: o que é, como funciona e dicas para compras

Sabe o que é a Cyber Monday? Conhecida também como a “segunda-feira cibernética”, trata-se de uma data que começou a ganhar visibilidade a partir do ano de 2010. As empresas de marketing dos Estados Unidos da América criaram este termo para chamar a atenção dos consumidores para vendas online.

O termo Cyber Monday é usado internacionalmente por retalhistas de vários países, nomeadamente de Portugal. A Cyber Monday ocorre na segunda-feira posterior ao dia de Ação de Graças (festejado nos EUA na 4.ª quinta-feira de novembro).

A Cyber Monday trata-se de uma “derivação” da Black Friday e foi criada com o intuito de permitir a escoação de stock das lojas online, através de preços promocionais, principalmente de produtos eletrónicos (computadores, telemóveis, tablets, entre outros).

A história da Cyber Monday

O termo Cyber Monday surgiu em 2005, nos EUA, quando alguns retalhistas online decidiram identificar o dia após o feriado de Ação de Graças, que acontece na última quinta-feira do mês de novembro, como o dia das compras de produtos eletrónicos / compras online. A par da Black Friday, esta é uma data onde são vários os produtos e serviços comercializados com 80% de desconto.

A diferença entre essas duas datas é que, enquanto a Black Friday acontece presencialmente e virtualmente, a Cyber Monday é um evento que acontece exclusivamente online.

Inicialmente, esta era uma data voltada exclusivamente para a venda de eletrónicos, como (telemóveis, computadores, máquinas fotográficas, entre outros. Todavia, com o passar dos anos, a Cyber Monday passou também a abranger outras categorias de produtos, como moda, acessórios, livros e brinquedos.

Em Portugal a Cyber Monday parece ter surgido em 2009. Um estudo de 2018, refere que 25% dos portugueses aproveitam a Cyber Monday para comprar produtos eletrónicos, tornando-se esta uma data importante para muitos retalhistas e fabricantes.

A Cyber Monday é confiável?

Se é daqueles que espera o fim do ano para comprar produtos com descontos, saiba que é importante fazer algumas pesquisas antes de comprar algo.

Embora seja um minoria, algumas empresas acabam por aumentar o preço dos artigos nos meses anteriores à Black Friday e Cyber Monday, para depois os diminuírem, anunciando descontos que na realidade correspondem a preços normais.

Acresce que, por volta desta altura, surgem algumas lojas online com preços demasiado bons para ser verdade. Neste âmbito, recomendamos que tenha o dobro da atenção, dado que, regra geral, acabam em fraude. Por isso, opte por comprar apenas em lojas com presença no mercado há alguns anos.

De seguida, partilhamos dicas que o poderão ajudar durante a Cyber Monday:

  • Faça uma lista de desejos – as wishlists são uma tendência em muitos sites de compras. E durante as datas de fim de ano, como a Cyber Monday, surgem muitas promoções e descontos. Por isso, faça uma lista com os produtos que pretende comprar. Assim terá “foco” e poderá procurar com calma pelos descontos certos, sem cair na tentação de comprar coisas desnecessárias.
  • Compare os preços – Pesquise sobre cada oferta que encontrar. Este é um dos segredos para realizar boas compras online durante a Cyber Monday. Vale a pena comparar os preços, e também os prazos de entrega, o transporte e as condições de pagamento. Desta forma, poderá encontrar os melhores produtos, com o melhor custo-benefício.
  • Atenção às avalições das lojas – Durante a Cyber Monday, opte sempre por fazer compras em lojas seguras. Se o desconto for muito alto ou absurdo, desconfie. Verifique a reputação dessas lojas no Google e redes sociais e nos comparadores de preços.
  • Confira os termos e condições – Confira todos os pontos sobre a compra que deseja realizar, como as condições de troca e devolução. Por ser um evento exclusivamente online, algumas lojas, podem oferecer condições diferenciadas durante a Cyber Monday. Ficar atento a isto é importante para evitar dores de cabeça e garantir os seus direitos como consumidor.
  • Faça compras em grupo – Os amigos e a família podem ser grandes aliados na hora de realizar compras na Cyber Monday. Além da redução dos portes de envio, existem sites que aplicam descontos progressivos, de acordo com a quantidade de produtos no carrinho. Ou seja, todos saem a ganhar!
  • Se possível, não pague às prestações – Devido a Cyber Monday, muitas lojas dispõem de opções de pagamento a crédito (com acréscimo de juros). Embora tentador, o ideal é sempre optar pelo pagamento a pronto. Afinal de contas, acaba por sair mais barato.
  • Fique de olho nos portes de envio – Uma grande parte das lojas online oferece portes grátis na Cyber Monday, quando o valor das compras estiver acima de uma determinado montante. Esta é uma informação que deve ser levada em conta, pois dependendo do sítio onde vive, os portes de envio podem encarecer bastante o produto.

Quais as principais ofertas da Cyber Monday?

Por mais que, hoje em dia, na Cyber Monday sejam comercializados produtos de várias famílias, alguns acabam por receber mais destaque, como são exemplo os produtos eletrónicos. Efetivamente, regra geral, são estes aqueles com maior percentagem de desconto.

Como já referimos nesse artigo, a Cyber Monday é um evento muito importante e que garante boas ofertas nas compras online. Para quem compra, é uma ótima data para economizar nas compras, já que os descontos online podem chegar aos 80%.

Para os lojistas, a Cyber Monday marca uma ótima oportunidade para vender aquilo que não foi vendido durante a Black Friday, aumentando as vendas do segundo semestre do ano.

Porém, apesar de ser uma ótima oportunidade, é necessário estar atento e planear o que pretende comprar para que sua experiência a melhor possível. Esperamos que este artigo tenha sido útil e que nossas dicas o ajudem a realizar boas compras!

A redação do trabalhador.pt