Dedicatórias de amor: saiba como surpreender o seu parceiro

As dedicatórias de amor são uma forma querida e personalizada de mostrar os sentimentos por uma determinada pessoa, normalmente, o seu companheiro(a).

Seja em dedicatórias de aniversário, dedicatórias para amigos ou até dedicatórias para finalistas, encontrar as palavras certas para expressar um sentimento tão forte como a paixão pode ser complicado para muitos.

Para tal, decidimos escrever este artigo para ajudá-lo a redigir um texto emotivo e completo, no qual abordamos os pontos que consideramos verdadeiramente essenciais ao redigir dedicatórias de amor.

O que incluir nas dedicatórias de amor?

Seja para celebrar datas importantes, partilhar uma apreciação e afeto de forma espontânea, ou para acompanhar determinado presente, as dedicatórias de amor são sempre bem-recebidas.

De seguida, abordamos alguns pontos que poderá incluir nas suas dedicatórias de amor, mas não se preocupe, estes servem apenas como uma pequena orientação, sendo que cabe a cada um escrever o que achar mais apropriado.

1. Decida o formato da sua mensagem

Por exigir um pouco mais de tempo e dedicação da parte do remetente, uma dedicatória escrita em papel costuma ser mais valorizada pelo recetor. Hoje em dia, usamos o telemóvel para tudo, sendo que a sua utilização para as mais diversas tarefas já está mais do que normalizada.

Assim, ao escolher escrever as suas dedicatórias de amor em papel, como antigamente se fazia, mostra que está a fazer um esforço para oferecer algo de diferente, capaz de se destacar e surpreender.

2. Escolha o tipo de texto ideal

Não existe uma extensão ideal para as dedicatórias de amor. Queremos com isto dizer que não precisa de escrever o típico longo texto, repleto de parágrafos que ocupam uma folha inteira, pois através da sua imaginação, pode escolher outro formato de texto, como um poema ou conto criativo, por exemplo.

Melhor do que ninguém, você conhece o(a) seu(a) companheiro(a), portanto tire algum tempo para pensar sobre o que ele(a) gostaria de ler.

3. Inclua apelidos carinhosos

Numa dedicatória de amor, faz todo o sentido começar o seu texto com apelidos carinhosos como “Amor” ou “Querido(a)”, e assim, atribuir desde início um tom meigo que se estenderá pelo resto do texto.

4. Explicite os seus sentimentos

Não tenha medo de se expressar honestamente, pois afinal, esse é o objetivo de uma dedicatória de amor: abrir o seu coração e dar a conhecer os seus sentimentos, pensamentos e emoções relativamente a uma outra pessoa. Portanto, diga que ama sem medos, e partilhe abertamente outros sentimentos importantes.

5. Não se esqueça dos elogios

As dedicatórias de amor devem incluir obrigatoriamente elogios dirigidos ao recetor. Afinal, se está a escrever uma mensagem como esta é porque gosta, valoriza e admira a pessoa em questão, e como tal, deve usar palavras para demonstrar isso mesmo. Pense nas características que mais gosta na outra pessoa e exponha-as de forma direta.

6. Tente explicar o impacto da pessoa na sua vida

Pode dizer algo como “os últimos anos têm sido muito felizes graças a ti”, ou “mudaste a minha vida para melhor.” Estas afirmações possuem um caráter bastante forte e poderoso que deixariam qualquer pessoa feliz. Pode incluir ainda pontos positivos e desenvolvimentos que a pessoa em questão acrescentou à sua vida.

7. Recorde momentos vividos em conjunto

Deve ainda puxar um pouco pelo sentimento de nostalgia. Relembre momentos e memórias vividas em conjunto, como viagens, momentos importantes, conversas profundas, e datas marcantes, por exemplo.

8. Inclua uma perspetiva futura

Para terminar a sua dedicatória de amor, nada melhor do que mencionar a sua vontade em continuar a partilhar a vida com a outra pessoa. Poderá mencionar algo como “temos muitos mais anos pela frente”, ou “mal posso esperar por continuar ao teu lado o resto da minha vida”. Estes pequenos detalhes fazem a diferença e não deixam ninguém indiferente.

Exemplos de dedicatórias de amor

Para o ajudar a redigir as suas dedicatória de amor, partilhamos alguns exemplos que poderá usar como fonte de inspiração. Mas não se esqueça de personalizar a sua mensagem, afinal de contas o destinatário gostaria de se reconhecer na mensagem.

Dedicatória de amor em texto corrido

Meu amor,

Escrevo esta mensagem com o único intuito de te mostrar um pouco do quanto gosto de ti.

Estes últimos dois anos têm sido os melhores da minha vida e tudo por tua causa. Desde que nos conhecemos, tornei-me uma pessoa mais carinhosa, leal, atenta, interessada, e no geral, muito melhor. Trazes o melhor de mim ao de cima e por isso não te conseguirei nunca agradecer.

És maravilhosa e a melhor companheira que poderia pedir. Ouves-me e aconselhas-me em qualquer momento e perante qualquer situação. És a minha melhor amiga, confidente e parceira de vida.

Mal posso esperar para ver o que o futuro nos reserva.

Amo-te muito!

Dedicatória de amor em forma de poema

Iluminas cada manhã
És amiga e guardiã

És luz, vida e flores
És um arco-íris de todas as cores

De ti nunca me irei cansar
Quero-te ao meu lado a cada despertar

Esperamos que estas dicas tenham ajudado e que já se sinta mais inspirado para escrever a sua dedicatória de amor. Lembre-se que não há uma forma certa ou errada de escrever este tipo de texto, sendo que o conteúdo depende da preferência de cada um. Boa sorte!

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.