Dedicatórias para finalistas: exemplos e dicas do que escrever

Para algumas pessoas escrever dedicatórias de aniversário ou até dedicatórias para amigos é algo fácil e intuitivo, para outras nem tanto. No entanto, existem momentos que não se repetem na vida e nos quais as dedicatórias são particularmente especiais, como por exemplo na conclusão de uma licenciatura, mestrado ou doutoramento. Afinal de contas, saber o que escrever nas fitas de finalistas pode não ser até tão fácil

Pais, amigos, familiares e companheiros costumam escrever pequenos textos nas famosas fitas dos finalistas, como forma de celebrar este momento especial e partilhar palavras bonitas sobre os novos graduados.

Neste artigo, iremos abordar o tipo de conteúdo que poderá inserir nas dedicatórias para finalistas, partilhando ainda alguns exemplos dos quais poderá tirar inspiração.

O que escrever numa dedicatória para finalistas?

As dedicatórias para finalistas possuem um caráter muito pessoal e personalizado, sendo que todos os textos devem ser adaptados em função da pessoas que os receberá.

O objetivo destas fitas é deixar uma mensagem positiva e de encorajamento a algum ente querido num momento muito especial como o dia da graduação, portanto não existe uma fórmula secreta para escrever este tipo de dedicatórias, pois cada uma irá depender das preferências de cada um.

No entanto, aqui ficam algumas ideias de coisas importantes a considerar ao redigir dedicatórias para finalistas, seja numa carta, num email ou até nas fitas dos finalistas:

1. Pense nos pontos que quer abordar

Em primeiro lugar, é importante pensar na pessoa a quem estamos a escrever a dedicatória e no que esta significa para nós. Faça uma lista mental de todos os pontos que considera importantes para incluir na sua mensagem.

2. Deixe elogios

É crucial relembrar a pessoa da sua conquista e das qualidades que a ajudaram a alcançar tal resultado. Pode mencionar características como determinação, motivação, perseverança e dedicação. Neste tipo de mensagens é importante fazer com que a pessoa se sinta feliz e orgulhosa quanto ao que alcançou. Não é necessário escrever parágrafos infinitos, basta deixar uma mensagem concisa, honesta e com significado.

3. Partilhe palavras de encorajamento

Lembre-se de que uma graduação significa o fim de um longo e desafiante processo, e o início de um novo e desconhecido percurso, muitas vezes intimidante e incerto, portanto palavras de encorajamento são sempre bem recebidas, principalmente se vierem de pessoas de quem gostamos. Portanto, além dos elogios, certifique-se de que palavras motivacionais são também incluídas.

4. Refira bons momentos da vossa relação

Se tiver uma relação próxima com a pessoa em questão, seria interessante recordar um episódio memorável que ambos partilham, seja de noitadas duradouras que passaram a estudar para os exames ou viagens que faziam durante as férias. Estas pequenas memórias proporcionam uma nostalgia agradável que será certamente bem recebida.

5. Inclua um toque humorístico

As dedicatórias para finalistas não precisam de consistir apenas em frases queridas e sérias, portanto, se gostar da ideia e achar que faz sentido, pode sempre incluir algumas piadas privadas que só você e a pessoa em questão compreendem ou, no geral, pode optar por uma abordagem menos séria e mais inclinada para o lado humorístico.

Exemplos de dedicatórias para finalistas

Para lhe facilitar a vida, partilhamos neste artigo alguns exemplos de dedicatórias para finalistas que poderá usar como fonte de inspiração:

O que escrever na fita de final de curso de um amigo?

Querida Marta,

Parabéns por esta nova etapa!

Lembro-me do dia em que decidiste que seria este o curso certo para ti e ver-te agora concluí-lo deixa-me mais orgulhosa do que alguma vez poderei explicar.

Todo o teu esforço compensou e estás agora pronta para entrares finalmente no mundo profissional como sempre quiseste. As longas noites de estudo e stress constante face a prazos apertados de trabalhos acabaram por compensar e agora aqui estás, preparada para uma nova fase na tua vida.

Desejo-te as melhores felicidades!

O que escrever na fita de final de curso de um filho?

Olá João,

Parabéns pela conclusão desta fase tão importante.

Tenho muito orgulho no teu percurso e mal posso esperar por continuar a acompanhar a tua jornada. Este é o resultado de toda a tua dedicação, trabalho e compromisso.

Tenho a certeza que a partir de agora cada vez mais e melhores oportunidades surgirão e que conseguirás alcançar tudo o que queres num futuro próximo.

Muitas felicidades!

O que escrever na fita de final de curso de um irmão?

Queria Joana,

Antes de mais, muitos parabéns pela conclusão desta importante etapa!

Sempre soube que ias conseguir terminar esta nova fase com sucesso, e estou muito orgulhoso por acompanhar cada passo desta aventura.

Sei que vais ultrapassar todos os desafios com os quais te vais deparar, pois mais do que ninguém, tu és capaz de encontrar sempre uma resposta face aos problemas. Estou muito orgulhoso de ti.

Desejo-te, como sempre, as maiores felicidades e uma ótima entrada neste novo mundo que é o mercado de trabalho!

Como já mencionado, as dedicatórias para finalistas têm um caráter muito pessoal e cabe a cada um escrever o que achar mais apropriado na fita de finalistas, no entanto, esperamos que estas dicas possam ter ajudado.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.