Dia da Criança: curiosidades e dicas

Família a festejar o Dia da Criança

O Dia da Criança é uma data comemorativa celebrada, todos os anos, em homenagem às crianças. Em países como Angola, Moçambique e Portugal, a data foi fixada a 1 de junho; já no Brasil, é a 12 de outubro que os pequenos têm um dia todo para si.

Embora seja, via de regra, uma data festiva, o Dia da Criança é também um convite à reflexão sobre os direitos das crianças de todo o mundo, sobretudo daquelas que têm os seus direitos básicos violados e que precisam ser, urgentemente, amparadas.

Ficou interessado neste assunto e quer saber mais sobre o Dia da Criança, informações e curiosidades sobre esta data comemorativa? Então não deixe de ler este artigo!

Quando foi criado o Dia da Criança?

O Dia da Criança foi proclamado em 1925, em Genebra, na Suíça, durante a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança. No entanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser esta a data em que o UNICEF oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959.

No documento, foram estão previstos vários direitos das crianças:

  1. Direitos garantidos, sem distinção de cor, sexo, língua, religião ou opinião;
  2. Proteção e direito ao desenvolvimento físico, menta, moral, espiritual e social;
  3. Direito a nome e nacionalidade;
  4. Direito à alimentação, moradia e assistência médica;
  5. Direito a tratamento, educação e cuidados especiais para toda criança portadora de necessidades especiais;
  6. Direito ao amor e à compreensão;
  7. Direito à educação elementar gratuita;
  8. Direito a ser socorrido em primeiro lugar em catástrofes;
  9. Direito à proteção contra a crueldade e exploração;
  10. Direito à proteção contra atos de discriminação.

No entanto, de acordo com um relatório do UNICEF de 2021, milhares de crianças em redor do mundo veem os seus direitos serem desrespeitados, e vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade com poucas perspetivas de melhoria.

De acordo com o documento, a menos que a sociedade, empresas e governos se comprometam a acelerar esforços para reverter a situação, é possível que, até 2030, morram 69 milhões de crianças com menos de cinco anos por causas evitáveis, enquanto 167 milhões viverão na pobreza e 750 milhões de mulheres casarão ainda crianças.

O relatório indica ainda que, as crianças mais pobres têm duas vezes mais probabilidades de morrer antes do seu 5.º aniversário e de vir a sofrer de desnutrição crónica, quando comparadas com as mais ricas.

É ainda referido que, as crianças que não têm a oportunidade de desenvolverem as competências necessárias para competir como adultos não conseguem quebrar esses ciclos, por isso é tão importante o papel da educação, ferramenta que, associada a outras políticas públicas, pode proporcionar uma probabilidade de romper com a pobreza hereditária.

Importância do Dia da Criança

O Dia da Criança deve ser um dia de muita celebração, mas também um chamamento à inspiração e à defesa dos direitos das crianças à educação, à saúde, ao bem-estar, segurança e a oportunidades de desenvolverem, plenamente, o seu potencial no mundo. É preciso que palavras e diálogos sejam transformados em ações que ajudarão a construir um futuro melhor para cada criança.

Para isso, é indispensável o comprometimento de todos, sobretudo dos líderes governamentais, para que as crianças tenham os seus direitos respeitados e protegidos, que possam crescer e desenvolver-se num ambiente saudável e seguro, livre da violência e do medo, para que possam vislumbrar um futuro brilhante e cheio de oportunidades.

Um dia de muita reflexão e alegria

Como referido, o Dia da Criança é um convite à reflexão, bem como uma oportunidade de garantir alguma diversão para os mais pequenos, para que se sintam amados e importantes. Se tem filhos ou sobrinhos, vai certamente gostar de passar um tempo agradável com eles, afinal, o seu amor e sua presença valem mais do que qualquer presente.

Que tal trocar bolas e bonecas por passatempos, passeios e outras oportunidades incríveis para construir memórias? Confira as nossas dicas:

1. Teatro de fantoches

No Dia da Criança, prepare um teatro de fantoches para estimular a imaginação e favorecer o mundo lúdico dos pequenos. Use e abuse da criatividade utilizando bonecos confecionados ou até meias customizadas para a atividade. Incentive a garotada a inventar histórias e depois inverta os papeis contando você mesmo um enredo bem interessante.

2. Telefone sem fios

Todos em círculo, é hora de brincar! O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do próximo. A mensagem vai passando adiante e cada um vai dizendo o que compreendeu. A última pessoa será aquela que repetirá, em voz alta, o que ouviu. O desafio é descobrir se a mensagem foi preservada ou não, e isso com certeza vai render muitas gargalhadas.

3. Quem sou eu?

Em roda, os jogadores devem escolher, individualmente, o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo alguém do convívio habitual. Escreva o nome dessa pessoa ou personagem num papel e cole na testa do participante da direita, sem que ele veja o que está escrito. Cada criança faz pergunta para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: “eu sou um homem?”. E os demais só podem responder sim ou não, sendo que cada um tem apenas uma oportunidade de tentar adivinhar.

4. Piquenique

Que tal fazer um jantar diferente? Para isso, basta estender uma toalha no chão da sala e todos se sentam para comer ali mesmo, como se estive num verdadeiro parque de merendas. O menu também pode ser escolhido em conjunto e as refeições preparadas com a ajuda das crianças.

5. Memória dos objetos

Esta atividade é ideal para exercitar a memória enquanto brinca. Vários objetos da casa podem ser utilizados, inclusive os brinquedos das crianças.

O primeiro passo é separar 10 objetos. Assim, a criança terá que o observar por um tempo determinado. Os adultos são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que desapareceu.

Escolher um lugar da casa pode também ser uma alternativa. Agora, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos na divisão escolhida. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem-se inverter e a criança liderar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos. Assim, a brincadeira acontece para todos!

Como viu, há várias formas de tornar o Dia da Criança uma data muito especial. Lembre-se que a infância é um momento mágico, de grandes descobertas, e que as crianças merecem ser amadas e cuidadas para que cresçam felizes e seguras. Cuide da sua família!

Gostou do tema? Conheça alguns artigos relacionados:

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)