Dicas para poupar água: garantir um futuro mais sustentável

A água é um recurso essencial para a vida quotidiana, devendo ser usado de forma correta e responsável. Cientes disso, muitas pessoas têm já o hábito de poupar água, o que é benéfico por vários motivos, nomeadamente no menor impacto causado ao ambiente.

Há muitas atitudes que podem ser adotadas no dia a dia e que são essenciais para um consumo mais consciente dos recursos disponíveis, como a água. No entanto, mesmo estando cientes da necessidade de poupar água (ou pelo menos, tendo sido sensibilizadas para tal), muitas pessoas acabam por se “distrair”, gerando um gasto desnecessário em algumas situações, como no banho, ao lavar a louça ou a lavar a roupa.

Embora muitas pessoas procurem justificar o desperdício de água com o facto da indústria e das atividades agrícolas serem responsáveis por uma fatia muito significativa do consumo de água, as ações individuais para poupar água acabam por ter um efeito determinante, dado caber a cada um de nós fazer a sua parte.

Neste artigo, abordamos a importância de poupar água, citando alguns hábitos que podem e devem fazer parte do dia a dia de cada um de nós.

Por que é importante poupar água?

A água é um recurso limitado

A água é um recurso limitado. Embora 70% de todo o nosso planeta seja composto por água, apenas 1% é própria para consumo humano (potável). Como se isso não fosse suficiente, as mudanças climáticas resultantes de ação humana, contribuem para o aumento do risco de escassez de água no futuro.

Desta forma, como qualquer outro recurso finito é importante fazer uma gestão da sua utilização. Afinal de contas a nossa própria sobrevivência está totalmente dependente da água. Não há agricultura sem água, e sem agricultura não há alimentos.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), até ao ano de 2030 a demanda por água deverá aumentar cerca de 50%, em grande parte devido ao expectável aumento da população mundial.

Por estes e outros motivos, torna-se manifestamente importante que cada um de nós comece a poupar água o quanto antes, fazendo uma utilização deste recurso de uma forma mais responsável.

Como poupar água?

E, ao contrário do que possa pensar, para começar a poupar água não tem de virar as rotinas do seu dia a dia de “pernas para o ar”. Basta no início forçar alguns comportamentos e, ao fim de algum tempo, isso passará a ser algo rotineiro e normal.

Em seguida, compartilhamos algumas sugestões que pode seguir!

Poupar água na cozinha

A cozinha é uma das divisões da casa onde se gasta mais água, seja na hora de preparar as refeições, ao lavar a louça ou até na limpeza da própria cozinha. Há algumas coisas que podem ser feitas para poupar água:

  • Espere acumular mais louça e lave tudo de uma só vez, ao invés de abrir a torneira para lavar cada vez que suja louça. Lembre-se de fechar a torneira enquanto passa o sabão e abra-a apenas para enxaguar.
  • Caso tenha uma máquina de lavar louça, vale a mesma recomendação. Deve procurar encher a máquina de louça, em vez de lavar meia máquina.
  • Reaproveite a água sempre que possível. Um exemplo é deixar as verduras, frutas e legumes de molho e, depois, usar a mesma água para regar as plantas de casa.
  • Ao cozinhar, não encha as panelas de água. Utilize apenas a quantidade de água necessária para a preparação de cada alimento.
  • Não use água para descongelar alimentos. Muitas pessoas têm o costume de colocar alimentos congelados debaixo de água quente. Para além de ser um enorme desperdício de água, acabará por gastar energia elétrica. Em alternativa, antes de sair de casa para o trabalho retire do congelador os alimentos que pretende confecionar para o jantar. Se tiver mesmo de ser, utilize o microondas.

Poupar água na casa de banho

A casa de banho é, muito provavelmente, a divisão mais propicia ao desperdício de água. Basta, por exemplo, imaginar o número de pessoas que gosta de encher a banheira de água para tomar banho ou deixar a torneira a correr enquanto lava os dentes.

Seguem algumas dicas para poupar água quando vai à casa de banho:

  • Diminua a duração dos banhos. Ao invés de ficar muito tempo debaixo do chuveiro, torne este momento mais prático, levando apenas o tempo necessário para lavar o corpo e/ou lavar os cabelos.
  • Prefira os duches aos banhos. E, enquanto estiver a passar o gel de banho ou a colocar champô no cabelo, feche a torneira e abra-a apenas quando for realmente utilizar a água.
  • O mesmo vale para a água da pia e do bidé, seja ao fazer a barba, a escovar os dentes ou a lavar os pés.
  • Tenha um caixote do lixo na casa de banho e não descarte o seu lixo para dentro da sanita. Assim são evitadas descargas de água desnecessárias o que o ajuda a poupar água.

Poupar água noutras situações

Além da cozinha e da casa de banho, também é importante poupar água noutras tarefas domésticas, como por exemplo, na limpeza e manutenção da casa.

  • Para utilizar a máquina de lavar roupa, vale o mesmo princípio da máquina de lavar louça: ligar apenas quando estiver cheia. Não faça uso da máquina para lavar pequenas quantidades ou mesmo peças avulsas.
  • Não use a mangueira para lavar o carro ou as áreas externas da casa. Para que possa poupar água o ideal é optar por baldes, mesmo que precise de encher mais do que uma vez.
  • Ao regar o jardim, reutilize a água usada na cozinha ou no chuveiro. E, sempre que possível, faça isso nas horas mais frescas, já que quando o sol está mais forte a água tende a ser evaporada mais rapidamente, fazendo com que seja necessário regar mais vezes.
  • Verificar frequentemente as canalizações de sua casa para se certificar de que não há nenhuma fuga. Muitas vezes há pequenos danos internos, que são quase imperceptíveis, mas que se podem tornar um problema, aumentando significativamente o consumo de água. Além disso, os vazamentos da canalização propiciam o surgimento de humidade nas paredes.
  • Feche bem as torneiras e observe se não estão a pingar. Mesmo que pouco, ao fim de algumas horas, são litros de água desperdiçados.

Para ter um exemplo do quanto estas pequenas ações diárias podem representar, chamamos a atenção para que: deixar o chuveiro aberto por 15 minutos equivale a um gasto de aproximadamente 180 litros de água. Ao deixar a torneira fechada enquanto passa o gel de banho ou champô, poupará aproximadamente 60 litros de água.

Esperamos que o presente artigo tenha sido útil, e que algumas das dicas que compartilhamos o ajudem a poupar água no seu dia a dia, contribuindo para um futuro mais sustentável.

A redação do trabalhador.pt