Entrevista de emprego: 8 dicas para as entrevistas online

Com cada vez mais pessoas a usam o Google Hangout, Zoom ou Skype para entrevistas e reuniões, é muito importante saber como se adaptar e tirar o melhor proveito da sua entrevista até porque, como sabemos, temos apenas uma oportunidade para causar uma primeira boa impressão.

Dicas para uma entrevista por videoconferência

As entrevistas por vídeo podem ser realizadas de duas formas diferentes: são pré-gravadas ou em tempo real, através da videochamada. Ambos os formatos têm as suas vantagens e desvantagens, sendo por isso necessário compreendê-los e adotar os passos corretos para passar ao entrevistador a imagem que pretende. Queremos ajudá-lo, por isso preparámos uma pequena lista de dicas que poderá utilizar para ter uma entrevista por vídeo de sucesso:

1. Preparar-se como faria para uma entrevista cara a cara

Só porque não está fisicamente perto da outra pessoa não significa que a entrevista seja menos formal ou importante, devendo por isso, fazer toda a preparação que faria para uma entrevista tradicional. Deve pesquisar um pouco sobre a empresa em causa, bem como sobre os seus valores, preparar respostas para perguntas comuns e pensar também em questões para fazer ao entrevistador.  Ao adotar estas recomendações, irá mostrar-se interessado e bem-informado. 

2. Organize o espaço em redor

Elimine qualquer tipo de desarrumação ou distração aos olhos do entrevistador. O mais viável é usar uma parede limpa de sua casa, sem muitos quadros ou outros elementos chamativos, e usá-la como fundo. Além disso, certifique-se que o espaço escolhido, além de bem arrumado e limpo, é também sossegado. Por exemplo, evite locais onde estejam a passar pessoas no plano de fundo.

3. Coloque o telemóvel de lado

Desligue o telemóvel, ou coloque-o em silêncio… e longe de si. Você não quer ter distrações por perto quando está a ter uma entrevista de trabalho, e como sabemos, uma simples chamada ou mensagem, além de perturbar e interromper a conversa, desperta também curiosidade da sua parte, passando o seu foco para outro lugar… além de causar má imagem!

Certifique-se que o telemóvel não vibra e desligue mesmo o wi-fi para fazer parar a chuva de notificações. O melhor é mesmo colocá-lo noutro quarto e cortar o mal pela raiz. Além disso, desligue também as notificações do computador ou outro dispositivo que usar durante a entrevista.

4. Vista-se como se tivesse de impressionar

Tal como faria numa entrevista tradicional, certifique-se que escolhe roupa apropriada – mais formal. É compreensível que se sinta mais confortável dentro de casa, e que, por isso, queira também vestir roupa mais descontraída, mas a verdade é que se estiver a vestir um fato de treino durante uma entrevista, certamente passará uma imagem menos séria do que se estivesse a vestir um fato ou algo mais profissional.

Não custa nada tirar uns minutos para se arranjar, esse esforço é, aliás, apreciado e pode realmente fazer a diferença. E não use a velha tática de se vestir apenas da cintura para cima, deixando as velhas e confortáveis calças de pijama. Imagine que tem de se levantar a meio da entrevista… seria no mínimo embaraçoso!

5. Teste os equipamentos antes da entrevista

Para não ter de enfrentar dificuldades técnicas, o melhor é verificar previamente a conexão à internet, a bateria do dispositivo que vai usar e testar o microfone e câmara. Pode fazer uma videochamada com um amigo ou familiar para ter um pouco da experiência que terá com o entrevistador e certificar-se de que tudo corre bem.

6. Dê respostas rápidas e diretas

Se estiver a fazer vídeo chamada, tente responder de forma breve e direta, exceto nos casos em que são requeridos detalhes por parte do entrevistador. A razão é simples: por vezes, quando não estamos fisicamente perto de alguém, é difícil compreender se a pessoa está a seguir a conversa ou se já se perdeu com a grande quantidade de informação desnecessária que lhe acabou de passar.

O mais seguro é perguntar frequentemente se o entrevistador gostaria de obter mais detalhes sobre certo assunto, e agir de acordo com a resposta. Afinal, não queremos aborrecer um potencial patrão.

7. Conheça as regras impostas pela empresa

No caso de uma entrevista pré-gravada, certifique-se que segue as regras impostas pela empresa. Respeite o tempo de resposta definido para cada pergunta e o limite de tempo da entrevista inteira. Certifique-se também que não foge à questão, vá direto ao assunto, até porque muito provavelmente tem um tempo a cumprir e vai querer tirar o melhor proveito deste. Antes de gravar, treine as respostas, escolhendo bem quais os pontos essenciais a mencionar.

8. Esteja pronto 10 minutos antes da entrevista

Coloque o seu telemóvel de lado, vá ao quarto de banho, ligue o computador, inicie sessão e tenha toda a informação necessária junto a si. Depois, relaxe um pouco. Um curto exercício de meditação ou respiração guiada pode ajudar a descontrair.

Para concluir, lembre-se que o seu objetivo é o mesmo tanto numa entrevista por vídeo, como numa entrevista tradicional cara a cara: mostrar que é a pessoa correta para o trabalho. Para isso, exige-se a mesma, ou mais, preparação que teria em circunstâncias normais. Prepare-se, pratique e dê o seu melhor. Boa sorte!

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.

Adicionar comentário