Escolher um curso superior: fatores a considerar e lista

escolher um curso superior

Escolher um curso superior pode ser uma tarefa confusa e difícil. Há quem tenha a sorte de saber o que quer seguir desde criança, enquanto isso, a maioria está perdida num mar de possibilidades e dúvidas. Cientes dessa dificuldades – quanto mais não seja porque já a sentimos na pele – redigimos o presente artigo onde abordamos uma das decisões mais difíceis da vida de muitos jovens: a escolha do curso superior.

Que fatores considerar antes de escolher um curso superior?

Afinal de contas, como escolher um curso superior? Por um lado, é importante reconhecer o privilégio de desfrutarmos de um variado leque de opções, contudo, com tanta escolha disponível mo que toca a escolher um curso superior, torna-se complicado perceber o que realmente queremos.

Se é um aluno prestes a acabar o ensino secundário, uma pessoa mais velha à procura de aprender mais, ou alguém confuso que, pura e simplesmente, escolheu um curso superior que não corresponde ao seu perfil, partilhamos algumas dicas que acreditamos poderem facilitar a decisão:

1. Porquê escolher um curso superior?

Antes de começar a considerar qual o curso superior que pretende seguir, é importante pensar no porquê. Porquê seguir um curso superior? Porquê continuar a estudar? É algo que realmente deseja? É apenas por pressão social e talvez familiar? Se quiser aprofundar o seu conhecimento em determinado ramo e se realmente precisar de um curso para atingir os seus objetivos, então é recomendado seguir o ensino superior. Basicamente, aconselha-se uma reflexão pessoal para que conclua se este é realmente o percurso que quer seguir.

2. O que gostaria de estudar?

O passo seguinte é pensar no que gostaria realmente de estudar. Se ainda não tiver a certeza, sugerimos um pequeno exercício de reflexão: pense nas disciplinas que mais gostou de aprender e para as quais tinha maior aptidão, ou faça uma lista com coisas que gosta de fazer, quais os seus interesses, o que se imagina a fazer daqui a 10 anos, etc.

Ao escolher um curso superior poderá também pensar sobre as suas fraquezas e forças. Por exemplo, se tiver facilidade em falar em público procure carreiras onde poderá aplicar essa característica. Além disso, assim que perceber qual o tipo de carreira que gostaria de seguir, é importante adquirir algum conhecimento acerca dos cursos que o levarão até lá. Poderá visitar os websites de várias faculdades, procurar planos de estudos e ver se se identifica ou se lhe interessam os temas abordados.

3. Onde gostaria de tirar um curso superior?

Ao escolher um curso superior questione-se sobre qual o melhor país ou cidade para se especializar na área que quer? Esta deve ser uma das perguntas que deve fazer a si mesmo quando pensa na escolha de um curso superior. Talvez deva ser um local com muitos estágios disponíveis e oportunidades de trabalho na indústria onde se pretende inserir.

Também deve pensar numa cidade onde gostaria de viver durante alguns anos. Esta pode ser uma oportunidade para também aprender novas línguas e culturas, fazer novos amigos e adquirir novas experiências de vida. Contudo, deve considerar ainda os custos associados à decisão de se mudar para outro local, além de outros aspetos, como o nível de satisfação e feedback geral dos estudantes que já lá vivem.

Quanto à faculdade propriamente dita, existem várias formas de encontrar a que melhor se adequa para si: poderá usufruir dos “open days” e visitar o local, explorar o website e presença nas redes sociais da universidade, e marcar presença nas feiras da faculdade que permitem fazer contactos, conhecer o ambiente e métodos de ensino que poderá esperar de cada local, etc.

4. Taxa de empregabilidade do curso superior

Se seguir o curso que tem em mente poderá encontrar um emprego na área rápido e facilmente? Tente evitar a possibilidade de rejeição mais tarde ao considerar um campo de estudos mais vasto capaz de lhe fornecer variadas oportunidades de trabalho.  

5. O curso superior será útil daqui a uns anos?

Vivemos numa era de constante progresso tecnológico e inovação. A inteligência artificial e automação estão a mudar a nossa realidade e assim continuará a ser no futuro. Apesar da taxa de empregabilidade que um determinado curso superior tenha hoje será que daqui a uns anos continuará a ser útil ou poderá ser substituído por máquinas eficazes o suficiente para descartar o seu input? Por exemplo, já se verifica atualmente a pouca utilidade de contabilistas. Este é outro aspeto que deve considerar ao escolher um curso superior.

6. Qual o salário médio para a posição?

Por muito que seja importante escolhermos algo que gostamos, também devemos ter em conta o potencial salário ao escolher um curso superior, esta é uma verdade pura e crua. A maioria das pessoas não se pode dar ao luxo de seguir apenas o coração, sendo necessário manter os pés assentes na terra e optar pela escolha de um curso superior capaz de proporcionar uma boa qualidade de vida.

Sendo assim, sugerimos que faça uma pesquisa relativamente às profissões pelas quais se interessa, que pagam bem e as que estão em ascensão, como por exemplo qualquer trabalho relacionado com programação ou informática no geral. Além disso, as engenharias e a área gestão são campos promissores, com alta procura e oferta no mercado.

7. Falar com profissionais da área

E quem melhor para o aconselhar sobre este tema do que as pessoas que para além de terem frequentado esse curso superior, exercem efetivamente a profissão que está a pensar seguir? Pense em conhecidos, amigos, pais de amigos, familiares que trabalhem no ramo e coloque todas estas questões mencionadas. Pode ainda recorrer à internet e procurar testemunhos de profissionais, algo que também poderá ser muito útil.

Por fim, e após digerir todas as dicas, sugerimos que faça um último reality check, ou seja, antes da decisão final, questione-se quanto aos seguintes pontos:

  • Qual é o trabalho certo para mim tendo em conta os meus gostos e personalidade?
  • Será que o curso que estou a pensar escolher me irá levar a alcançar os meus objetivos?
  • Qual a cidade e faculdade certa para mim?
  • A faculdade que estou a considerar oferece um bom programa/ambiente académico?
  • O curso que quero poderá dar-me a qualidade de vida que pretendo?
  • Estou a considerar todas as vantagens e desvantagens desta escolha?

Áreas de estudo, cursos e saídas profissionais

TEXTO INTRODUTÓRIO

1. Artes, arquitetura e design

TEXTO

Cursos disponíveis

  • Animação Digital;
  • Arquitetura, área de especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Arquitetura;
  • Arquitetura Paisagista;
  • Arquitetura (Preparatórios);
  • Arte – Conservação e Restauro;
  • Arte e Design;
  • Arte Multimédia;
  • Artes Digitais e Multimédia;
  • Artes Plásticas;
  • Artes Plásticas e Intermédia;
  • Artes Plásticas e Multimédia;
  • Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas;
  • Artes Visuais;
  • Artes Visuais – Fotografia;
  • Artes Visuais e Tecnologias;
  • Artes Visuais e Tecnologias Artísticas;
  • Ciências da Arte e do Património;
  • Comunicação e Design Multimédia;
  • Conservação e Restauro;
  • Desenho;
  • Design;
  • Design de Ambientes;
  • Design de Animação e Multimédia;
  • Design e Artes Visuais;
  • Design de Comunicação;
  • Design de Comunicação e Audiovisual;
  • Design de Equipamento;
  • Design Global;
  • Design Gráfico;
  • Design Gráfico e Multimédia;
  • Design Gráfico e Multimédia (regime pós-laboral)
  • Design Gráfico (regime pós-laboral)
  • Design Industrial
  • Design de Interiores e Equipamento;
  • Design de Jogos Digitais;
  • Design e Marketing de Moda;
  • Design de Moda;
  • Design de Moda e Têxtil;
  • Design Multimédia;
  • Design e Multimédia;
  • Design e Produção Gráfica;
  • Design de Produto;
  • Design de Produto – Cerâmica e Vidro;
  • Design de Produto e Tecnologia;
  • Design e Tecnologia das Artes Gráficas;
  • Engenharia Geoespacial;
  • Escultura;
  • Fotografia;
  • Fotografia e Cultura Visual;
  • Imagem Animada;
  • Multimédia;
  • Pintura;
  • Tecnologia e Design de Mobiliário;
  • Tecnologias e Design de Multimédia;
  • Tecnologias e Gestão Municipal.

Saídas profissionais

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Competências importantes

Texto

2. Ciências da vida

  • Bioinformática;
  • Biologia;
  • Biologia Aplicada;
  • Biologia e Biotecnologia;
  • Biologia Celular e Molecular;
  • Biologia e Geologia;
  • Biologia Humana;
  • Biologia Marinha;
  • Biologia Marinha e Biotecnologia;
  • Bioquímica;
  • Bio recursos;
  • Biotecnologia Medicinal;
  • Ciências do Ambiente;
  • Ciências Bio analíticas;
  • Ciências Biomédicas;
  • Ciências Forenses e Criminais;
  • Ciências Laboratoriais Forenses;
  • Ecologia e Ambiente;
  • Energias Renováveis e Ambiente;
  • Engenharia do Ambiente e Geoinformática;
  • Engenharia Biológica;
  • Genética e Biotecnologia;
  • Microbiologia;
  • Qualidade Alimentar e Nutrição Humana;
  • Turismo em Espaços Rurais e Naturais.

3. Comunicação e Marketing

  • Administração e Marketing;
  • Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia;
  • Ciências da Cultura;
  • Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação;
  • Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas;
  • Comunicação Audiovisual e Multimédia;
  • Comunicação Empresarial;
  • Comunicação Multimédia;
  • Comunicação Organizacional;
  • Comunicação, Cultura e Organizações;
  • Estudos de Cultura e Comunicação;
  • Jornalismo e Comunicação;
  • Marketing;
  • Marketing Digital;
  • Marketing e Comunicação Empresarial;
  • Marketing e Negócios Internacionais;
  • Marketing e Publicidade;
  • Marketing Turístico;
  • Marketing, Publicidade e Relações Públicas;
  • Relações Empresariais;
  • Relações Humanas e Comunicação Organizacional;
  • Relações Públicas;
  • Relações Públicas e Comunicação Empresarial;
  • Relações Internacionais.

4. Ciências Sociais

  • Antropologia;
  • Ciência Política;
  • Ciência Política e Estudos Eleitorais;
  • Ciência Política e Relações Internacionais;
  • Ciências da Cultura;
  • Comunicação, Cultura e Organizações;
  • Criminologia;
  • Economia;
  • Economia e Finanças – Licenciatura Internacional;
  • Estudos Africanos;
  • Estudos Asiáticos;
  • Estudos de Cultura;
  • Estudos de Cultura e Comunicação;
  • Estudos Culturais;
  • Estudos Euro-Atlânticos;
  • Estudos Europeus;
  • Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais;
  • Estudos Europeus e Relações Internacionais;
  • Geografia e Planeamento;
  • Geografia e Planeamento Regional;
  • Mediação Artística e Cultural;
  • Negócios Internacionais;
  • Psicologia;
  • Psicologia;
  • Psicopedagogia;
  • Relações Internacionais;
  • Sociologia;
  • Turismo, Território e Patrimónios;
  • Criminologia e Justiça Criminal;
  • Direito;
  • Solicitadoria;
  • Solicitadoria (regime de ensino a distância);
  • Solicitadoria e Administração.

5. Economia e Gestão

  • Administração e Gestão de Empresas;
  • Administração e Gestão Pública;
  • Administração de Unidades de Saúde;
  • Ciências Empresariais;
  • Comércio Internacional;
  • Comércio e Relações Económicas Internacionais;
  • Contabilidade;
  • Economia;
  • Finanças;
  • Fiscalidade;
  • Gestão;
  • Gestão e Administração Hoteleira;
  • Gestão Aeronáutica;
  • Gestão Autárquica;
  • Gestão de Bioindústrias;
  • Gestão Comercial e Vendas;
  • Gestão da Distribuição e Logística;
  • Gestão em Saúde;
  • Gestão de Empresas;
  • Gestão de Eventos;
  • Gestão Imobiliária;
  • Gestão Industrial;
  • Gestão de Marketing;
  • Gestão do Património;
  • Gestão Portuária;
  • Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão de Transportes e Logística.

6. Letras e humanidades

  • Estudos Comparatistas;
  • Estudos Orientais: Estudos Chineses e Japoneses;
  • Estudos Portugueses;
  • Estudos Portugueses e Espanhóis;
  • Estudos Portugueses e Ingleses;
  • Filosofia;
  • História;
  • História e Arqueologia;
  • História Moderna e Contemporânea;
  • Língua Gestual Portuguesa;
  • Línguas Aplicadas;
  • Línguas e Comunicação;
  • Línguas e Culturas Estrangeiras;
  • Línguas Estrangeiras Aplicadas;
  • Línguas Estrangeiras: Inglês e Espanhol;
  • Línguas e Estudos Editoriais;
  • Línguas e Literaturas;
  • Línguas e Literaturas Europeias;
  • Línguas Modernas;
  • Línguas e Relações Empresariais;
  • Línguas e Relações Internacionais;
  • Línguas, Literaturas e Culturas;
  • Património Cultural;
  • Património Cultural e Arqueologia;
  • Português;
  • Programação e Produção Cultural;
  • Relações Lusófonas e Língua Portuguesa;
  • Teologia;
  • Tradução;
  • Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa;
  • Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português.

7. Informática, Engenharia e similares

  • Ciência de Computadores;
  • Ciência de Dados;
  • Ciências da Computação;
  • Engenharia Informática e Multimédia;
  • Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações;
  • Engenharia Multimédia;
  • Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores;
  • Engenharia de Sistemas;
  • Gestão de Sistemas e Computação;
  • Gestão de Sistemas de Informação;
  • Informática;
  • Informática e Comunicações;
  • Informática de Gestão;
  • Informática e Gestão de Empresas;
  • Informática e Tecnologias Multimédia;
  • Informática Web;
  • Segurança Informática em Redes de Computadores;
  • Sistemas Multimédia;
  • Sistemas e Tecnologias da Informação;
  • Tecnologias da Informação;
  • Tecnologias de Informação;
  • Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Tecnologias da Informação e Multimédia;
  • Tecnologias de Informação, Web e Multimédia;
  • Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web;
  • Bioengenharia;
  • Biomecânica;
  • Biotecnologia;
  • Biotecnologia Alimentar;
  • Ciências Aeronáuticas;
  • Ciências da Engenharia Aeroespacial;
  • Ciências de Engenharia Aeronáutica;
  • Eletrónica e Mecânica Industrial;
  • Energias Renováveis;
  • Engenharia Aeroespacial;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação;
  • Engenharia Automóvel;
  • Engenharia Biomédica;
  • Engenharia Biomédica – Bioeletrónica;
  • Engenharia Biomédica e Biofísica;
  • Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia;
  • Engenharia Computacional;
  • Engenharia de Computadores e Telemática;
  • Engenharia de Computadores;
  • Engenharia e Ciência de Dados;
  • Engenharia Electrónica e de Automação;
  • Engenharia Electrónica e Informática;
  • Engenharia Electrónica e Telecomunicações;
  • Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações;
  • Engenharia Eletrotécnica de Sistemas de Energia;
  • Engenharia Eletromecânica;
  • Engenharia Eletrónica;
  • Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores;
  • Engenharia Eletrónica e Telecomunicações;
  • Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores;
  • Engenharia Eletrotécnica;
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;
  • Engenharia Eletrotécnica Marítima;
  • Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia;
  • Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações;
  • Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais;
  • Engenharia das Energias Renováveis;
  • Engenharia e Gestão Industrial;
  • Engenharia Industrial;
  • Engenharia Informática;
  • Engenharia Informática e Computação;
  • Engenharia Informática e de Computadores;
  • Engenharia Informática Médica;
  • Engenharia Informática e Telecomunicações;
  • Engenharia de Máquinas Marítimas;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Mecânica Automóvel;
  • Engenharia Mecatrónica;
  • Engenharia Metalúrgica e de Materiais;
  • Engenharia de Micro e Nanotecnologias;
  • Engenharia Naval e Oceânica;
  • Engenharia de Produção Industrial;
  • Engenharia Química;
  • Engenharia Química e Biológica;
  • Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos;
  • Engenharia de Sistemas Informáticos;
  • Engenharia de Telecomunicações e Informática;
  • Gestão Sustentável das Cidades;
  • Mecânica e Informática Industrial;
  • Química Industrial;
  • Química Tecnológica;
  • Tecnologia Biomédica;
  • Tecnologia e Gestão Industrial;
  • Tecnologia Química;
  • Tecnologia e Sistemas de Produção;
  • Tecnologias do Ambiente e do Mar;
  • Tecnologias Bioanalíticas;
  • Tecnologias de Energia;
  • Tecnologias do Petróleo;
  • Tecnologias de Produção de Biocombustíveis.

8. Saúde

  • Acupuntura;
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública;
  • Audiologia;
  • Cardiopneumologia;
  • Ciclo Básico de Medicina;
  • Ciências Biomédicas Laboratoriais;
  • Ciências Farmacêuticas;
  • Ciências da Nutrição;
  • Ciências da Saúde;
  • Dietética e Nutrição;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Farmácia Biomédica;
  • Fisiologia Clínica;
  • Fisioterapia;
  • Gerontologia;
  • Higiene Oral;
  • Imagem Médica e Radioterapia;
  • Medicina;
  • Medicina Dentária;
  • Optometria e Ciências da Visão;
  • Ortoprotesia;
  • Ortóptica;
  • Ortóptica e Ciências da Visão;
  • Osteopatia;
  • Podologia;
  • Prótese Dentária;
  • Reabilitação Psicomotora;
  • Saúde e Estatística;
  • Terapêutica da Fala;
  • Terapia da Fala;
  • Terapia Ocupacional.

Por fim, referir que existem muitos outros cursos que não foram listados anteriormente. Para mais informação recomendamos a consulta do Índice de Cursos da Direção-Geral do Ensino.

Esperamos que este artigo possa ser útil quanto tiver de escolher um curso superior! Na vida não existem decisões perfeitas e, muitas vezes, seguirmos o que o coração nos diz poderá não ser errado!

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Publicamos diariamente conteúdos simples e práticos que o ajudarão a organizar o seu dia a dia, bem como a tomar as decisões certas para a sua vida.

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