Experiência internacional: descubra as razões para investir numa

Mais oportunidades, melhor remuneração e progressão profissional. Atualmente, são estes os principais motivos que levam muitas pessoas a investirem numa experiência internacional, isto é, a procurar uma nova vida num lugar que não é o seu de origem.

Trabalhar ou estudar fora do país, ainda que por pouco tempo, pode agregar em muito à carreira e à vida pessoal, afinal de contas, conhecer uma outra realidade, conviver com pessoas e culturas diferentes pode expandir os seus horizontes e propiciar lições importantes que serão certamente guardadas para sempre.

Àqueles que estão prestes a embarcar nesta aventura de “voar para longe do ninho”, adiantamos: viver uma experiência internacional pode ser algo bastante desafiador. Certamente enfrentará muitos obstáculos, mas nada que um pouco de obstinação e resiliência (e um bom sentido de oportunidade) não possam contornar. Se ainda precisa de ter certeza de que este é o melhor caminho, então não deixe de ler este artigo e conheça ótimos motivos para “arriscar”.

Porquê investir numa experiência internacional?

Uma experiência internacional é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para quem decide apostar nesta empreitada – é o que constatou uma pesquisa realizada por investigadores sociais da Rice University, em conjunto com a Columbia University e University of North Carolina dos Estados Unidos.

Depois de analisar relatos e depoimentos de quase duas mil pessoas, os investigadores concluíram que viver fora proporciona um maior entendimento interno e grandes satisfações pessoais. Entre os benefícios estão melhorias na área profissional, maiores certezas em relação à escolha da área profissional e redução do stress.

Conheça infra outras vantagens associadas a uma experiência internacional:

1. Condições de trabalho

Se quer dar uma guinada na sua vida profissional e ser melhor remunerado pelos seus serviços, apostar numa experiência internacional pode ser a melhor saída. Todos sabemos que há vários países na União Europeia que oferecem melhores salários do que Portugal, e mesmo que noutros lugares o custo de vida seja mais elevado do que o custo de vida em Portugal, na generalidade das vezes a mudança compensa.

Tente não pensar apenas no fator dinheiro, pois existem outras vantagens que fazem valer a pena: seguros de saúde, apoio na educação dos filhos, prémios de desempenho, ambiente de trabalho agradável e perspetivas de progressão de carreira são alguns dos benefícios que fazem parte da realidade laboral noutros países europeus e também do mundo.

2. Adquirir fluência noutra língua

Adquirir fluência em outro idioma é mais um ótimo motivo para lhe convencer a investir em uma experiência internacional. Mesmo que já tenha estudado uma língua estrangeira, nada se compara à oportunidade de fazer uma imersão na língua nativa, pois algumas competências e habilidades linguísticas apenas serão desenvolvidas se tiver a oportunidade de vivenciar o dia a dia com falantes de um outro idioma.

E é na busca dessa proficiência que muitos estudantes e profissionais em aperfeiçoamento optam por viver em outro país – sem dúvidas este é um dos melhores investimentos que alguém pode fazer para um futuro promissor. Inclusive, o novo idioma pode ajudar muito num possível regresso a Portugal, visto que muitas empresas costumam valorizar bastante o domínio de uma outra língua.

3. Conhecer uma nova cultura e hábitos de trabalho

Ao lançar-se rumo a uma experiência internacional terá contato com uma nova cultura e com pessoas que vivem e pensam de forma diferente daquela que está habituado. Ademais, essa diversidade pode proporcionar um ambiente de trabalho riquíssimo, no qual poderá estar em contato com diferentes visões de mundo, novas formas de lidar com problemas e desafios, entre outras possibilidades que com certeza agregarão ao seu currículo profissional e à sua vida.

4. Valorização profissional e pessoal

Os profissionais que conseguem atender às mais exigentes demandas das empresas internacionais são vistos com bons olhos pelo mercado – competência que fará com que seja mais valorizado. Caso pretenda regressar a Portugal, verá que as probabilidades de conseguir uma melhor colocação na sua área de atuação serão relativamente mais altas.

Importante referir que atualmente existem empresas que colocam uma experiência internacional como um diferencial desejado do candidato, até mesmo como um requisito quase obrigatório, principalmente no caso das empresas do setor turístico, como hotéis e agências de viagem.

5. Autoconhecimento

Uma experiência internacional pode proporcionar um ótimo reencontro consigo mesmo. Quando saímos da nossa zona de conforto, somos instigados a passar mais tempo com os nossos pensamentos e obrigados a executar tarefas que até então não estávamos habituados a fazer, como cozinhar, lavar a louça, ir ao supermercado, entre outras obrigações do dia a dia. Ou seja, poderá desenvolver habilidades até então desconhecidas, e que farão de si uma pessoa mais independente e criativa.

6. Flexibilidade

A flexibilidade, isto é, a facilidade de se adaptar a outros contextos, é um dos aspetos mais valorizados no atual mercado de trabalho. Quem viveu uma experiência internacional via de regra consegue adequar-se melhor a diferentes exigências, métodos e ambientes de trabalho – competência que é primordial para ascender na carreira.

Como procurar trabalho no estrangeiro?

Se está convencido de que uma experiência internacional é exatamente o que faltava para a sua vida, então comece hoje mesmo a procurar uma oportunidade de emprego no estrangeiro. Para facilitar sua procura, conheça algumas plataformas online que publicam ofertas para diferentes segmentos:

Instituto de Emprego e Formação Profissional

No site do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) poderá consultar ofertas de emprego pesquisando por “ofertas para o exterior”. Ademais, poderá aceder a informações no que respeita à qualidade de vida e de trabalho que facilitarão sua escolha.

Portal Europeu da Mobilidade Profissional

Um dos mais utilizados por quem deseja trabalhar em outros países da Europa, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional (EURES) disponibiliza conselheiros que podem ajudar a descobrir quais são as tendências de mercado de trabalho no estrangeiro.

LinkedIn

A maior rede social para profissionais a nível mundial, o LinkedIn é uma ótima ferramenta para profissionais e recrutadores, visto que muitas empresas utilizam a plataforma para abordar possíveis candidatos. Assim que criar sua conta, trate de estabelecer uma rede de contactos, sobretudo formada por pessoas e entidades da sua área de trabalho, o que facilitará o acesso à informação e a vagas de emprego no seu segmento.

Indeed

O site Indeed, disponível em vários países do mundo, é outra ótima forma para quem deseja encontrar ofertas de emprego fora de Portugal. Basta aceder ao site do país onde gostava de trabalhar e fazer a sua pesquisa.

Eurojobs

Neste site é possível encontrar ofertas de emprego em todos os países da Europa. Para facilitar a procura, recomendamos que insira palavras-chave ou que indique o setor de atividade e o país da sua preferência.

Anywork Anywhere

O Anywork Anywhere dispensa o registo na sua plataforma e ainda oferece contato um direto com os empregadores, isto é, não há intermediários entre o candidato e a vaga de interesse. É ideal para aqueles que procuram trabalhos temporários no setor do turismo e assistência a famílias.

Gostou deste artigo sobre experiência internacional? Então aproveite para partilhar o conteúdo com seus amigos, que assim como você desejam alçar novos voos em busca de grandes oportunidades no estrangeiro. Boa sorte!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)