O gengibre é uma especiaria muito utilizada devido às suas características aromatizantes e ainda um meio ao qual a medicina tradicional recorre para o tratamento certas doenças.
As multifunções a ele associadas fazem do gengibre um ótimo condimento, e ainda uma forma eficaz para alcançar determinados benefícios ao nível da nossa saúde. Neste artigo, iremos abordar algumas questões relacionadas com o gengibre, desde os seus fins, às vantagens que este oferece.
O que é o gengibre?
O gengibre é uma planta medicinal originada na Ásia e de sabor apimentado, que rapidamente chegou aos restantes pontos do mundo graças às suas características apelativas.
Além de servir como uma especiaria muito utilizada em diferentes culinárias, o gengibre é muito mais do que um mero condimento, sendo considerado por muitos como um ótimo remédio, por permitir ajudar no tratamento de problemas circulatórios, constipações ou inflamações, por exemplo.
O gengibre pode ser encontrado em modo fresco, seco, em pó ou em forma de óleos e sumos. O seu aroma e sabor justificam-se com a presença de gingerol, um composto bioativo e, supostamente, um dos responsáveis pelas suas propriedades terapêuticas e efeito antioxidante.
Como usar o gengibre?
O gengibre pode ser usado em várias receitas como uma especiaria, que atribui um paladar picante às receitas. Normalmente, usa-se o gengibre para acompanhar sushi ou para fazer chá, mas este pode ser utilizado em muitas outras receitas e para outros efeitos, como o terapêutico.
Poderá encontrar a raiz de gengibre fresca a preços muito acessíveis em supermercados e combiná-la com extratos de outras plantas para uma ação mais significativa.
Qual a composição nutricional do gengibre?
Se estiver curioso quanto à composição nutricional do gengibre, disponibilizamos o seguinte quadro para consulta. Por cada 100 g de gengibre, podemos encontrar:
Componente | Quantidade |
---|---|
Energia | 80 Kcal |
Proteínas | 1,8 g |
Hidratos de carbono | 17,8 g |
Gordura | 0,7 g |
Fibra | 2,0 g |
Quais os benefícios do gengibre?
Nos últimos anos, vários estudos científicos têm sido levados a cabo como forma de investigar os efeitos do gengibre face a vários problemas e tratamentos, entre os quais, cancro, quimioterapia, vómitos e fadiga.
No entanto, vale a pena salientar que estes mesmos estudos são ainda escassos e originam, por vezes, resultados contraditórios, ou seja, a sua eficácia perante o tratamento de certas doenças/problemas não está ainda comprovada.
Apesar da falta de provas concretas relativamente à sua eficácia, a verdade é que já muitas pessoas tiveram sucesso ao usar o gengibre para o tratamento de vários problemas e vários médicos, inclusive, recomendam esta planta. Como tal, iremos partilhar aqui algumas vantagens mais comuns associadas a esta planta medicinal:
1. Reforçar as defesas
Por ser rico em vitamina C, o gengibre pode estimular o nosso sistema imunitário, ajudando assim a combater gripes e constipações, por exemplo. Além disso, as suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias permitem aliviar a congestão nasal e combater doenças respiratórias como a asma ou bronquite. Os chás de gengibre são assim muitas vezes recomendados perante os problemas mencionados e já mostraram a sua eficácia inúmeras vezes.
2. Alivio das dores musculares e cansaço
Alguns estudos confirmam a eficácia do gengibre face ao cansaço e dores musculares. Segundo estes estudos, consumir 2 g de gengibre por dia, durante 11 dias consecutivos, resultou na redução significativa de dores musculares nos cotovelos de atletas após a realização de exercício físico. Suspeita-se que este resultado esteja relacionado com a característica anti-inflamatória do gengibre.
3. Alivio das náuseas e problemas gastrointestinais
O gengibre é frequentemente usado no tratamento de problemas gastrointestinais como náuseas e vómitos, muitas vezes associados ao processo de quimioterapia e pós-cirurgia, podendo ser ainda útil no tratamento de enjoos matinais durante a gravidez.
4. Auxilio na perda de peso corporal
Este é um dos benefícios mais famosos do gengibre. Por ser um alimento termogénico, possui a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando assim o metabolismo e queimando as gorduras.
5. Ajuda na digestão
O gengibre ajuda a estimular a digestão, pois permite acelerar o esvaziamento gástrico, reduzindo assim a sensação de inchaço abdominal. Assim, o gengibre melhora o funcionamento do intestino e regulariza o trânsito intestinal.
6. Ajuda a prevenir o cancro
O gingerol, responsável pelo sabor picante do gengibre, possui propriedades antioxidantes, e anti-tumorais que podem ajudar a prevenir o aparecimento de células cancerígenas.
Como já mencionado, a eficácia do gengibre no tratamento de determinadas patologias não está ainda 100% comprovado, sendo que, por vezes, algumas pessoas não obtêm o sucesso pretendido e esperado. No entanto, a nível geral, o gengibre revela-se uma ótima ferramenta para ajudar a tratar certos problemas, revelando-se mais do que um simples condimento útil em diferentes receitas.