Durante muito tempo o mercado de trabalho avaliava um candidato a uma determinada vaga de emprego apenas pelas competências técnicas. Porém, à medida que foram aumentando os cursos profissionais e superiores, tornou-se necessário diferenciar os candidatos por outros fatores que não o seu currículo académico.
Nem sempre contratar a pessoa com melhor formação académica e experiência profissional é a melhor opção. Hoje em dia, uma parte significativa das empresas (sobretudo as multinacionais) entendem que um bom colaborador deve ter, entre outras, competências de relacionamento interpessoal e competências de comunicação.
Surge então a questão: porque é que muitas empresas continuam a contratar novos colaboradores com base no seu percurso curricular? É simples, porque são as competências técnicas as mais fáceis de avaliar e mesurar.
Neste artigo, abordamos as hard skills, procurando responder às perguntas mais comuns sobre este tema, nomeadamente qual a sua importância hoje em dia e o que as difere das soft skills. Boa leitura!
O que são hard skills?
As hard skills são todas as competências que um profissional adquire no decorrer da sua vida académica, nomeadamente através de cursos profissionais, cursos técnicos, cursos superiores (licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento).
Por serem competências facilmente comprováveis, nomeadamente através da realização de testes práticos ou da apresentação de diplomas e certificados, assumem-se como um dos fatores mais importantes de um candidato a emprego.
Exemplos de hard skills:
- Gestão de projetos;
- Conhecimento de uma língua estrangeira;
- Conhecimentos de mecânica ;
- Competências informáticas;
- Excel avançado;
- Gestão de pessoas.
O que são soft skills?
Já as soft skills são competências mais subjetivas e, portanto, mais difíceis de serem avaliadas/comprovadas. Tratam-se de características sócio-comportamentais como por exemplo, facilidade de comunicação interpessoal, capacidade de persuasão, ou seja, referem-se, regra geral, a competências ligadas à inteligência emocional.
Apesar de serem mais difíceis de serem mensuradas, é cada vez maior a importância atribuída a estas no mercado de trabalho.
Exemplos de soft skills:
- Boa capacidade de comunicação interpessoal;
- Capacidade de resolução de conflitos
- Proatividade;
- Capacidade de persuasão;
- Facilidade para trabalhar sob pressão;
- Capacidade analítica.
Qual a diferença entre hard skills e soft skills?
A principal diferença entre hard skills e soft skills é a forma de mensurar e avaliar estas características nos candidatos a um emprego.
Como referimos anteriormente, as hard skills são competências técnicas de fácil avaliação, que podem ser adquiridas através da conclusão de cursos académicos e ações de formação. Ainda são muito valorizadas, no entanto, a contratação de funcionários tendo como único critério as suas hard skills é hoje entendida como limitativa. Isto porque o conhecimento numa determinada área, não garante que o candidato terá o perfil adequado à vaga em concreto, visto não ter em conta a forma como o candidato reage a situações inusitadas, por exemplo.
O mesmo se passa com as soft skills. Caso a contratação de um novo colaborador tiver em conta apenas as suas competências relacionais, por exemplo, isso não garante que este conseguirá desempenhar as suas funções. Por exemplo, se a empresa está à procura de um programador de HTML, de nada lhe adianta contratar um candidato com uma excelente capacidade relacional se este não souber programar.
As soft skills são muitas vezes aferidas na própria entrevista de emprego, bem como através da realização de testes psicológicos, também conhecidos como testes psicotécnicos.
Impacto das soft e hard skills nas empresas
Anteriormente abordamos as diferenças entre as hard skills e as soft skills, agora torna-se necessário entender como estas características afetam o dia a dia das empresas.
Clima organizacional
O clima organizacional está fortemente relacionado à perceção que os trabalhadores têm da empresa. Os aspetos que afetam o clima organizacional passam pela estrutura, condições de trabalho, relacionamento entre colegas, entre outros. Para que a empresa mantenha um bom clima organizacional é necessário haver um equilíbrio entre soft skills e hard skills.
Desta forma, um colaborador que não apresente as hard skills necessárias para exercer a sua função, acarretará problemas operacionais que poderão causar desorganização à empresa. Da mesma maneira, a ausência de soft skills, tornará a convivência entre “líderes e subordinados” menos fluída.
Gestão de projetos
Hoje em dia, muitas empresas procuram implementar a autogestão de projetos pelas suas equipas, nos seus modelos operacionais. Assim, cada profissional precisa de ter a capacidade de gerir de forma independente o andamento de um determinado processo. Para isso acontecer é necessário usar soft skills e hard skills.
Assim, ter a capacidade técnica é importante para que, a realização das atividades relacionadas com o projeto, não seja impactada pela falta de conhecimento em hardware e software, por exemplo. Habilidades sócio comportamentais (leia-se, soft skills), são igualmente importantes na gestão de projetos, para evitar conflitos internos, por exemplo.
Como analisar as competências da equipa?
Além de fazer uma avaliação das características de todos os candidatos a ofertas de emprego, é necessário monitorar a equipa, de forma a determinar se há alguma deficiência tanto em soft skills, quanto em hard skills. Para isso, existem algumas ferramentas e dicas que podem auxiliar nesta tarefa:
- Software de gestão: nenhum profissional de recursos humanos (RH), ou gestor consegue fazer tudo sozinho, desta forma é importante ter ferramentas que auxiliem o seu trabalho. Assim, ter software de gestão ajudará a acompanhar e desenvolver o monitoramento das necessidades das equipas.
- Metodologias de identificação: é importante que a empresa possua metodologias de identificação de soft skills e hard skills. Para desta forma, criar as próprias metodologias.
- Avaliação de desempenho: a avaliação de desempenho periódica ajudará a entender quais as características que precisam de ser aprimoradas na sua equipa, permitindo apontar uma direção no que à formação profissional diz respeito.
Esperamos que este artigo tenha sido útil!