Horas de sono do bebé: quanto tempo deve o seu filho dormir?

“Quantas horas deve dormir um bebé?”. Esta é certamente uma das dúvidas mais comuns de pais e tutores, sobretudo, os de “primeira viagem”, que ainda não se habituaram à nova e pequena presença em casa. A resposta a essa pergunta pode ser mais complexa do que se imagina, afinal de contas, cada ser humano é único, dono da sua própria rotina e, claro, de algumas manias. Com os bebés não é diferente!

No entanto, apesar das particularidades de cada criança, estima-se que os recém-nascidos dormem aproximadamente 17 horas por dia, não devendo estranhar se, por acaso, o seu filho for mais dorminhoco durante essa fase da vida.

Não obstante, as horas de sono do bebé vão diminuindo à medida que o bebé vai crescendo e, a partir do terceiro ano de vida, é comum que os pequenos durmam até 12 horas diariamente – claro, contando com possíveis sonecas ao longo do dia. Importante referir que se trata de uma estimativa, e não uma regra, portanto, é importante que não estabeleça comparações.

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre este assunto e auxiliar os pais a lidarem melhor com essa fase tão importante do desenvolvimento infantil, preparamos este artigo, que reúne as principais informações sobre as horas de sono do bebé. Para saber mais, continue a leitura!

Quantas devem ser as horas de sono do bebé?

Como referido, a quantidade de horas que o bebé dorme varia de acordo com o seu grupo etário e crescimento; ademais, é preciso também levar em consideração as especificidades de cada indivíduo, como mencionamos anteriormente.

Dito isto, confira infra a tabela com o número de horas de sono dos bebés por idade:

IdadeTotal diário
Recém-nascido16 a 20 horas
3 semanas16 a 18 horas
6 semanas15 a 16 horas
4 meses9 a 12 horas + duas sestas de até 3 horas
9 meses11 horas + duas sestas de até 2 horas
1 ano10 a 11 horas + duas sestas de até 2 horas
2 anos11 a 12 horas + uma sesta de até 2 horas
3 anos10 a 11 horas + uma sesta de até 2 horas

Com que idade passam a dormir toda a noite?

Certamente já percebeu que os bebés não dormem a noite toda e isso acontece porque precisam de se alimentar, afinal, tem uma barriga pequena que não consegue abarcar muito leite de uma só vez. Esta é uma etapa difícil para a família, que acaba por sofrer com as noites de sono interrompidas e com a exaustão proveniente da falta de descanso. Mas, nada de entrar em desespero, pois por volta do terceiro mês de vida as horas de sono do bebé começam a ficar mais seguidas, podendo dormir por até cinco horas ininterruptamente!

Não obstante, é comum que por volta do sétimo mês ocorra um fenómeno curioso conhecido como ansiedade da separação. Trata-se de uma “crise” marcada por choros compulsivos que, regra geral, começam quando a mãe se ausenta. É por volta dessa altura que o bebé percebe que ele e a mãe não são a mesma pessoa, surgindo o medo da separação da mãe.

Durante esse período, é comum que a criança acorde várias vezes durante o sono, não obstante, com paciência e carinho, aos poucos, as horas de sono do bebé voltam a ficar mais reguladas. Com o aproximar do primeiro aniversário, a criança deverá começar a dar sinais de que consegue dormir até oito ou nove horas seguidas, deixando a noite dos pais mais tranquilas.

Como ajudar o bebé a dormir?

Sabemos que o primeiro ano de vida do bebé é um desafio e tanto para pais e tutores, afinal, a criança ainda não sabe distinguir o dia e a noite e é muito provável que se vá confundir e deixar os pais e mães exaustos durante a madrugada. No entanto, fique tranquilo, pois é nessa fase que a criança vai definir os seus horários de sono e aprender a dormir como os adultos.

Descubra como ajudar o seu filho a dormir:

  • Estabeleça uma rotina de sono e comece a ensinar a diferença entre o dia e a noite. Para isso, ao amanhecer, abra as cortinas, deixe o sol entrar pela janela e comece a conversar e brincar com o bebé quando ele já estiver acordado. Ao anoitecer, diminua as luzes, evite ruídos altos e converse com um tom de voz mais suave, o que indicará para a criança que já é noite e, portanto, hora de dormir.
  • Brinque menos antes das sonecas ou do sono noturno, o que evitará que o bebé fique agitado e tenha dificuldade para adormecer;
  • Alimente e troque a fralda do bebé antes de dormir;
  • Quando o bebé apresentar sinal de cansaço, deixe-o deitar-se para dormir, de preferência no berço ou cama;
  • Um banho morno antes de dormir é uma ótima estratégia para ajudar o bebé a dormir. Está cientificamente comprovado que o calor de um banho morno pode aliviar a tensão e a ansiedade;
  • Que tal entoar uma linda canção de embalar? Se preferir, pode ler uma história, utilizando sempre um tom de voz delicado, proporcionando ao seu filho uma sensação de conforto e estabilidade – o que reduz a tensão e facilita o adormecer. Ademais, este hábito favorece o desenvolvimento cognitivo, estimula a linguagem e fortalece o vínculo emocional entre pais e filhos;
  • Não demore muito a colocar o bebé para dormir, pois isso pode fazer com que ele fique inquieto e tenha problemas para adormecer. Se possível, leve-o para cama todos os dias à mesma hora.

O que evitar na hora de dormir?

Agora que já sabe o que fazer para ajudar o bebé a dormir, confira o que deve ser evitado neste momento tão importante:

  • Verifique se a rotina noturna do bebé não é muito longa nem pouco prática de seguir;
  • Evite embalar ou alimentar o bebé para que durma, caso contrário este ficará habituado e terá de o fazer sempre;
  • Coloque o bebé a dormir quando estiver sonolento, mas ainda acordado;
  • Faça turnos com o seu parceiro(a) para o colocar a dormir.

Seguindo estas dicas, certamente terá mais facilidade para fazer o seu filho adormecer. Lembre-se que esta fase é passageira, e logo mais terá uma criança pronta para dormir sozinha e a noite inteira.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)