Limpar o ferro de engomar: os melhores produtos e dicas

Embora possa até parecer estranho, saber como limpar o ferro de engomar é mais importante do que possa inicialmente pensar.

Ao fim de algum tempo de utilização é normal que alguns resíduos se possam acumular no ferro de engomar. No caso dos ferros a vapor, por exemplo, é comum que alguma sujidade vá para o reservatório de água.

Dependendo do modelo e da qualidade do ferro, é normal que a acumulação de resíduos possa bloquear algumas zonas de aquecimento ou mesmo entupir as saídas do vapor, o que, em última instância, poderá prejudicar o funcionamento do ferro de engomar e manchar ou danificar as roupas.

É por isso importante que com alguma periodicidade se proceda à limpeza do ferro de engomar, particularmente em zonas mais sensíveis ou suscetíveis à acumulação de sujidade, como por exemplo a base do ferro e o reservatório de água.

Ao contrário do que muitos imaginam, não é difícil limpar o ferro de engomar. Há um conjunto de produtos que a maioria das pessoas tem em casa e que podem ser utilizados com essa finalidade. Neste artigo partilhamos algumas dicas simples e práticas que o poderão ajudar a manter seu ferro limpo e bem cuidado.

Que cuidados ter com o ferro de engomar?

Há alguns cuidados que deve ter com o seu ferro de engomar

Antes de realizar qualquer procedimento de limpeza ao ferro de engomar, é importante ler as informações fornecidas pelo fabricante, seja na embalagem do produto, no manual de instruções, ou mesmo através de uma pesquisa pela internet.

Se verificar que surgiram manchas na base do seu ferro de engomar, então é importante que proceda à limpeza do mesmo. Não fique à espera que as manchas se acumulem, o ideal é limpar assim que surgir a primeira. Privilegie sempre panos ou esponjas macias.

Uma recomendação comum é evitar o uso de materiais abrasivos, como lixas e esponjas de aço, entre outros. Embora permitam remover a sujidade com mais facilidade, a sua utilização poderá riscar o ferro e prejudicar o seu funcionamento.

Por exemplo, sempre que for utilizar um ferro a vapor poderá passar um pano húmido e um pouco de detergente neutro na parte antiaderente do ferro, sempre com o aparelho desligado da tomada. Assim que terminar de passar a roupa, certifique-se que esvazia o reservatório de água.

Sempre que for utilizar um ferro a vapor poderá passar um pano húmido e um pouco de detergente neutro na parte antiaderente do ferro, sempre com o aparelho desligado da tomada. Assim que terminar de passar a roupa, certifique-se que esvaziou o reservatório de água.

Como limpar o ferro de engomar?

Há vários produtos “caseiros” que pode utilizar para limpar o ferro

São várias as formas possíveis de fazer uma limpeza a um ferro de engomar. Se não tiver um produto próprio não se preocupe, terá certamente em sua casa alguns produtos que podem ser usados. Deixamos algumas sugestões:

  • Vinagre e sal – Misture os dois ingredientes em partes iguais, aqueça até que o sal se dissolva. Vá mexendo sem deixar ferver. Depois, use um pano limpo para absorver um pouco da mistura e passe-o pela base do ferro. Caso a sujidade não esteja a sair, poderá usar uma esponja de cozinha. Repita o mesmo procedimento para as saídas de vapor.
  • Bicarbonato de sódio – Faça uma pasta misturando uma colher de sopa de água para cada duas colheres de bicarbonato. Passe a mistura na base do ferro e deixe atuar por alguns minutos. Depois remova com um pano húmido. Nas saídas de vapor, passe com um cotonete.
  • Vinagre e água – Misture meio copo de vinagre e meio copo de água num recipiente. Em seguida, passe com uma esponja macia, esfregando com cuidado nas zonas onde a sujidade está acumulada até a remover da base do ferro. Finalize com um pano húmido.
  • Vela – Outro produto muito utilizado, especialmente quando a sujidade ainda está numa fase inicial e, portanto, é facilmente removida. Neste caso, o ferro deve ser ligado até aquecer, sendo depois desligado. Com a base do ferro ainda quente, a vela deve ser passada na superfície e, em seguida, deverá passar um pano no ferro de forma a soltar toda a sujidade que estiver agarrada.
  • Sal – Espalhe um pouco de sal num pano velho ou numa folha de papel de cozinha. Em seguida, ligue o ferro e passe sobre o sal, esfregando um pouco nas zonas sujas. Depois desligue, aguarde até que arrefeça totalmente e passe um pano húmido.
  • Açúcar e detergente – Misture os dois ingredientes até fazer uma pasta. Em seguida, passe-a na base do ferro com um pano húmido, esfregando nas partes necessárias e termine com um pano limpo e seco.
  • Limão – Deixe o ferro aquecer um pouco até ficar morno, desligando-o depois dada tomada. Corte um limão ao meio e passe na base, esfregando com um pano ou esponja, se necessário. Finalize limpando com um pano húmido.

Produtos para limpar o ferro de engomar

Poderá encontrar nos hipermercados produtos próprios para a limpeza de ferros

As misturas caseiras são mais simples e mais baratas, mas nem sempre as mais eficazes. A generalidade dos hipermercados em Portugal comercializa produtos que podem ser aplicados na limpeza do ferro de engomar.

Entre outros, destaque para:

  • UHU Removedor de Calcário Power – Trata-se de um detergente que indicado para a remoção de calcário (algo comum nos ferros de engomar). Para aplicar basta vaporizar diretamente a superfície afetada pelo calcário e deixar atuar alguns segundo, devendo de seguida limpar com uma esponja húmida (de cozinha, por exemplo). Caso o calcário não esteja a sair, deverá deixar o produto atuar por mais tempo, mas nunca por mais do que 5 minutos, nem utilizar o produto juntamente com outros detergentes que contenham lixívia.
  • Neoblanc Spray Multiusos – Trata-se de um produto que poderá ser aplicado em vários locais, nomeadamente na limpeza de ferros de passar roupa. As suas propriedades desengordurantes ajudam a eliminar a sujidade incrustada, bem como na remoção do calcário. Para aplicar vaporize a zona afetada e, em seguida, passe uma esponja ou pano húmidos.

Independentemente de utilizar produtos caseiros ou produtos “industriais” deverá utilizar luvas de proteção de forma a evitar causar danos à pele.

Referir ainda que caso a sujidade já tenha passado para a roupa, uma boa forma de a eliminar é passar um pouco de vinagre branco aquecido ou algodão com água oxigenada na mancha, deixando secar e lavando a peça.

Dicas para o ferro a vapor

Na limpeza de um ferro de engomar a vapor, além de limpar a base, com as sugestões previamente referidas, há que ter atenção ao reservatório.

Uma dica é encher a metade do reservatório com vinagre de álcool branco e completar a outra metade com água. Feito isso, o ferro deverá ser ligado com o vapor no máximo até que toda a mistura evapore. Em seguida, repita o procedimento apenas com água.

Por fim, referir que alguns modelos de ferros de engomar mais recentes já incluem uma função de autolimpeza, que muito ajuda na hora de proceder à sua limpeza.

A redação do trabalhador.pt