Madrinha de casamento: deveres antes, durante e após o enlace

Foi convidada para ser madrinha de casamento? Parabéns! Isto significa que a sua amizade vale ouro, afinal de contas, uma madrinha é a pessoa que a noiva escolheu, entre tantas outras, para lhe ajudar com os preparativos da cerimônia religiosa e da festa, momentos que devem ser inesquecíveis para o casal. Está prestes a fazer parte do dia mais importante dessa história de amor e, claro, deverá permanecer ao lado destes que lhe honraram com esse importante convite.

Agora que já recebeu esta feliz notícia, começou certamente a pensar sobre a grande responsabilidade que está prestes a assumir, não é mesmo? Mas será que sabe quais são os deveres de uma madrinha de casamento antes, durante e depois do enlace? Se tem muitas dúvidas sobre o assunto, então continue a leitura e descubra qual será o seu papel de agora em diante na vida dos noivos.

Papel da madrinha de casamento antes do enlace

Antes do grande dia, são várias as tarefas a serem cumpridas pela madrinha de casamento, sejam elas relacionadas aos preparativos da cerimônia ou ao bem-estar da noiva – que está cheia de dúvidas, inseguranças e problemas para resolver. Quer saber como a ajudar nesta missão? Então fique atenta às nossas orientações:

  • Se a noiva pedir ajude-a a escolher o vestido do casamento, sapatos e outros acessórios: é bastante provável que seja convidada pela noiva para sair em busca do vestido perfeito para o grande dia, missão que talvez seja a mais importante dentre todos os preparativos. Esteja à disposição e seja a melhor companhia! Ajude-a a decidir e esteja presente nas provas de maquilhagem e penteado; ademais, seja sempre franca e honesta, pois só assim a auxiliará de facto.
  • Ajude a noiva a distribuir as tarefas pelos convidados e damas de honor: caso a noiva não tenha contratado uma wedding planner (profissional que fica encarregue de toda a organização do evento), então coloque as mãos na massa e ajude-a a distribuir as tarefas pelos convidados. Não se esqueça também de estar presente na escolha dos vestidos de gala das damas de honor (se a noiva optar pela presença destas).
  • Uma madrinha de casamento deve ajudar com a programação do casamento: isto quer dizer que deve estar sempre preparada para auxiliar a noiva em todas as etapas dos preparativos, garantindo que não se esqueça de nenhum detalhe, como as lembranças da festa, os doces, os bolos de casamento, entre outros pormenores que dão estilo e graça ao momento.
  • A noiva está insegura ou demasiado indecisa? Chame-a à realidade: se a sua amiga está a fazer planos mirabolantes, mas tem um orçamento limitado para a festa, então é sua obrigação chamar-lhe à atenção. Mas se ela está a ter problemas para escolher os fornecedores, o vestido, entre outros itens indispensáveis, pois parece que nada lhe agrada, talvez seja a hora de entrar em cena e pedir que relaxe e seja menos exigente (sobretudo se os gastos já extrapolaram o que foi definido inicialmente).
  • Organize uma despedida de solteira memorável: convide as amigas da noiva, as amigas em comum e familiares próximos e juntas preparem uma bela despedida de solteira para a noiva. Aproveitem esse momento para dar umas boas risadas, falar sobre a lua de mel e planos para o futuro do casal que em breve se formará.

Deveres da madrinha de casamento no dia do matrimónio

Chegou o momento pelo qual tanto trabalharam, e pode ser que a noiva fique muito emotiva ou até mesmo nervosa com toda situação. Faz parte do seu dever de madrinha de casamento ser o porto seguro da sua amiga, não a deixe sozinha! Tampouco descuide a parte logística desse dia grandioso. Parece muito trabalhoso, não é? Fique tranquila, siga as orientações abaixo e com certeza a sua missão ficará mais fácil de ser cumprida:

  • Ajude a noiva a vestir-se e preparar-se para o casamento: nesta hora, a sua presença é indispensável, pois foi você quem a ajudou a decidir pelo modelo mais bonito e quem esteve com ela em todas as provas do vestido – por isso é importante que a auxilie a vestir-se, certificando-se de que está em perfeito estado e sem quaisquer máculas. Esteja por perto também durante a maquilhagem e penteado, para que tudo saia como combinado.
  • Esteja preparada para resolver qualquer contratempo: os imprevistos acontecem, inclusive num casamento, que foi tão meticulosamente organizado. Por isso, esteja pronta para resolver quaisquer problemas que possam acontecer com a noiva, convidados ou organização. Ademais, tenha sempre um telemóvel à mão para o caso de alguém precisar de ajuda para chegar ao local da cerimónia, entre outras informações que possam vir a ser solicitadas.
  • Certifique-se de que a noiva está bem alinhada: pode ser que a emoção a tome de assalto e as lágrimas borrem a maquilhagem – por isso, tenha em mãos lenços e produtos de maquilhagem que possam ajudar a recompor o brilho da noiva.
  • Durante a receção, a madrinha é anfitriã da festa: especialmente enquanto os noivos estão a posar para a sessão fotográfica. Poderá ficar encarregue de resolver eventuais questões e ainda de ajudar os convidados a encontrar os seus lugares (entre outros detalhes).
  • Seja a guardiã das prendas de casamento: prendas de casamento, sejam estas presentes ou envelopes com dinheiro, devem ser cuidadosamente guardadas, a fim de que não ocorram extravios. Este é o tipo de situação que ninguém gosta de enfrentar num dia que deveria ser feito apenas de alegrias.

Papel da madrinha depois do casamento

Os deveres da madrinha de casamento não acabam no dia da cerimônia. Há outros desafios por vir. Entenda:

  • Ajude a sua amiga a organizar os agradecimentos aos convidados: este é um gesto de gentileza e gratidão que demonstrará para os convidados que a sua presença foi percebida, que os seus presentes foram recebidos e que foram fundamentais para o sucesso da festa.
  • Veja com a noiva o álbum, os vídeos e partilhe com as boas memórias do dia: marque um dia para ir até a casa da sua amiga para ver as fotografias e os vídeos; não deixe de partilhar com ela momentos especiais que presenciou e os registos que fez, da festa, no seu telemóvel. Pode ser que daí tenham boas surpresas e cliques incríveis.
  • Esteja presente, para sempre, na vida do casal: como referido, as obrigações de uma madrinha de casamento não se esgotam depois da festa – pelo contrário, é exatamente neste momento que a sua presença pode ser ainda mais especial. Seja o suporte de que os seus amigos precisam nos momentos de dificuldades, inseguranças e medos comuns que surgem no começo da vida conjugal. Dê bons conselhos, pratique a escuta ativa e mostre-se disponível. Lembre-se que para eles, é uma pessoa muito estimada, daí ter recebido a missão tão nobre, que é ser madrinha.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)