Melhores cidades para viver em Portugal: conheça o ranking

Sabia que de acordo com o Global Peace Index (GPI), um relatório que classifica os Estados e territórios independentes de acordo com o nível de paz, Portugal é um dos países mais seguros do mundo? É mesmo verdade!

Entre os critérios tidos em consideração para o referido relatório estão o índice de desenvolvimento humano, o investimento em segurança, as políticas públicas, a estabilidade política, os índices de criminalidade. Perante uma notícia tão animadora, fica fácil perceber porque é que o nosso país têm atraído tantas pessoas de diferentes partes do globo, interessadas em algo que pouco países conseguem oferecer: qualidade de vida.

Se assim como milhares de outras pessoas, quer investir numa vida mais tranquila e viver numa cidade com ótimo custo de vida, boas acessibilidades, oportunidades profissionais que o façam ascender na carreira, segurança e lazer para desfrutar os bons momentos do dia a dia, então vai gostar de conhecer as melhores cidades para viver em Portugal.

Facto é que eleger os melhores cidades não é uma tarefa fácil em virtude das inúmeras alternativas por todo o território, cada uma com as suas particularidades. Mas, apesar da difícil missão, nós conseguimos. Vamos à lista? Acompanhe!

Melhores cidades para viver em Portugal

1. Lisboa

Situada no litoral sul de Portugal, a capital portuguesa é a melhor opção para aqueles que não abdicam de viver numa metrópole que agracia os seus habitantes com paisagens de tirar o fôlego.

Com uma intensa atividade cultural, Lisboa atrai milhares de visitantes e novos moradores todos os anos, interessados em boas oportunidades de emprego e melhor qualidade de vida. Além disso, é na capital que estão concentradas algumas das melhores universidades do país, entre elas a célebre Universidade de Lisboa, reconhecida em todo o mundo pela excelência acadêmica.

Entre outros pontos positivos da cidade estão:

  • Transportes públicos de qualidade;
  • Localização geográfica privilegiada, situada perto de praias e montanhas;
  • Diversos atrativos culturais, como museus, teatros, parques naturais, entre outros;
  • Ótimas ligações aéreas, pois conta com um aeroporto internacional com voos e conexões para as principais cidades do mundo.

Entretanto, ao escolher a mais cosmopolita das cidades portuguesas, esteja preparado porque o custo de vida é superior ao de outras cidades, em particular no que toca ao arrendamento e compra de habitação. Mas pode acreditar: vale a pena!

2. Porto

Não é por acaso que o Porto foi eleito três vezes melhor destino turístico europeu pelo site Culture Trip: a cidade, que é a segunda maior de Portugal, é uma das mais bonitas da Europa e está certamente entre as mais belas do mundo.

O Porto pode ser considerado um paraíso à beira-rio (o magnífico rio Douro), que oferece, além das belas paisagens, um calendário de atividades culturais diverso, gastronomia de alta qualidade (quem nunca ouviu falar no famoso vinho do Porto?), boas ofertas de emprego e uma ótima infraestrutura que facilita a rotina dos seus moradores.

Não obstante, à semelhança de Lisboa, morar no Porto pode ser um pouco dispendioso, sobretudo se tem preferência por zonas mais valorizadas (praticamente todas!). Portanto, prepare a carteira, mas não se esqueça de que o investimento vai valer a pena!

3. Coimbra

Coimbra é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores cidades para viver em Portugal. Conhecida pela excelente qualidade de vida, é também famosa por ser a cidade dos estudantes, que ocupam as cadeiras de uma das universidades mais antigas (são mais de 700 anos de tradição!) e respeitadas do mundo, a Universidade de Coimbra.

Além de ser um importante polo académico e cultural, Coimbra é uma referência quando o assunto é saúde, pois é por lá que estão localizados alguns dos melhores hospitais do país.

Quanto aos transportes públicos, regra geral, atendem bem a população, embora muitos moradores do centro da cidade tenham o hábito de fazer tudo a pé, afinal de contas, Coimbra é um município pequeno, que abriga hoje aproximadamente 145 mil habitantes.

Por ser uma cidade menor, são também menores as oportunidades de emprego, mas em contrapartida, o custo de vida é bem inferior quando comparado a cidades como Lisboa e Porto. Prepare-se para desfrutar de uma cultura pulsante, paisagens belíssimas e qualidade de vida inquestionável.

4. Braga

Braga é um dos municípios mais antigos do país e também uma das melhores cidades para viver em Portugal. Apesar de milenar (são mais de 2 mil anos de história!), com inúmeras igrejas, palácios, castelos, ruínas pré-históricas e da Idade Média, museus, teatros e jardins, a capital do Minho tem um espírito jovem, especialmente por abrigar uma grande população de estudantes da renomada Universidade do Minho.

Podemos dizer que quem vive por aquelas bandas desfruta de ótima qualidade de vida, segurança e a tranquilidade que só as pequenas cidades podem oferecer. Em relação ao custo de vida, este também é mais acessível quando comparado a Lisboa e Porto, por exemplo.

Ademais, Braga tem uma boa oferta de trabalho para profissionais qualificados, sobretudo das áreas de tecnologia e têxtil. Se adora temperaturas amenas ou frias, então vai-se adaptar muito bem ao clima da cidade, onde o termómetro não ultrapassa os 24°C no verão, enquanto no inverno a média não ultrapassa os 15°C, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro. Prepare as malas e não se esqueça dos casacos, porque é certo que vai precisar!

5. Guimarães

“Aqui nasceu Portugal”. Esta emblemática frase caracteriza muito bem a cidade de Guimarães, fundada no século X d.C. e onde nasceu Afonso Henriques, o primeiro rei do país. Município antigo e medieval, cujo centro histórico é classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, Guimarães não poderia faltar nesta lista das melhores cidades para viver em Portugal.

O município conta hoje com aproximadamente 160 mil habitantes, que desfrutam de uma qualidade de vida invejável e um custo de vida acessível. Além disso, outros aspetos importantes, como segurança, limpeza, organização e bons transportes públicos, fazem de Guimarães uma ótima opção para aqueles que desejam morar num dos recantos mais aprazíveis – e tranquilos – do país.

Os pontos fracos de Guimarães são a baixa oferta de emprego e de imóveis para arrendamento. Apesar de contar com um campus da Universidade do Minho, a oferta de cursos, no geral, é limitada. Com uma belíssima arquitetura e natureza privilegiada, Guimarães está rodeada de história, perfeita para quem procura o equilíbrio perfeito entre a tradição e a contemporaneidade.

6. Aveiro

Quem chega em Aveiro tem a sensação de estar em Veneza – daí o apelido de “Veneza portuguesa”, por conta dos seus canais navegáveis e barcos moliceiros, que imediatamente remetem às famosas gôndolas da cidade italiana.

Pela sua proximidade com o mar, a cidade, que é uma das melhores cidades para se viver em Portugal, oferece ótima qualidade de vida à população, dispondo de uma excelente infraestrutura de supermercados, centros comerciais, transportes, hospitais, escolas, universidades, politécnicos e áreas de lazer.

No que respeita ao mercado de trabalho, é importante referir que Aveiro é uma cidade muito bem desenvolvida industrialmente, especialmente no que diz respeito à produção naval e de sal. Ademais, pela alta procura turística, a cidade está sempre à procura de profissionais para o setor.  Se deseja morar numa cidade pequena e mais tranquila, irá com certeza adorar viver em Aveiro.

7. Viseu

Vinhas, riquezas artísticas e culturais, natureza exuberante, parques e muitos outros atributos fizeram desta cidade uma das melhores cidades para viver em Portugal. Estamos a falar de Viseu, uma antiga cidade portuguesa localizada no centro do país, que oferece aos seus pouco mais de 100 mil habitantes uma qualidade de vida excecional e de baixo custo, especialmente quando comparado com Lisboa e Porto, apenas para citar dois exemplos. Apesar de sua localização, no interior de Portugal, Viseu é uma cidade grande, com um acesso fácil a outras regiões do país.

Quando o assunto é trabalho, as principais oportunidades de emprego estão nos setores de serviços e da indústria, principalmente a têxtil e de máquinas e equipamentos industriais. Não obstante, poderá existir falta de ofertas de trabalho em setores tidos como mais qualificados.

Observado todos estes aspetos, vale referir que Viseu é uma cidade encantadora que tem vindo a chamar a atenção dos imigrantes nos último anos. E você, gostaria de viver em Viseu?

8. Leiria

Se está à procura de uma cidade com ares de interior, mas que oferece uma boa infraestrutura, oportunidades de emprego e qualidade de vida, então certamente irá deixar-se encantar ao conhecer a cidade de Leiria, uma das melhores cidades para viver em Portugal.

Localizada no centro do país, entre Lisboa e Coimbra, a cidade de Leiria tem também o privilégio de estar próxima ao litoral – com praias como Figueira da Foz a apenas 53 quilómetros de distância. Ademais, a cidade dispõe de várias opções de lazer – como áreas verdes para uma caminhada ou simplesmente descansar à sombra de uma árvore -, e opções culturais diversas, como teatros, cinemas e museus.

O custo de vida desta cidade, de pouco mais de 120 mil habitantes, é mais baixo que nas grandes cidades portuguesas. Quanto ao mercado de trabalho, o último Censos registou uma taxa de desemprego abaixo da média nacional, ou seja, existem boas oportunidades de emprego, e a concorrência para a recolocação no mercado de trabalho acaba por ser bem menor se comparada a Lisboa e Porto. Existem muitas ofertas principalmente no comércio local, nos shoppings ou em empresas da cidade.

Agora que conheceu algumas das melhores cidades para viver em Portugal, será que já conseguiu escolher a sua favorita? Aproveite para partilhar este artigo com os seus amigos!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)