Melhores livros de desenvolvimento pessoal: conheça a nossa seleção

Na vida, para obter conhecimento e evoluir como ser humano, é fundamental ouvir pessoas com mais experiência, dispostas a partilhar com os outros tudo aquilo que aprenderam ao longo da sua jornada de vida. Se está à procura de novas aprendizagens, vai certamente encontrar ótimas lições nos livros, afinal de contas, ler é um hábito que, além de proporcionar diversão, possibilita que o leitor aprimore habilidades pessoais e desenvolva o autoconhecimento.

Pensando nisso, preparamos para si uma lista dos melhores livros de desenvolvimento pessoal, obras que cumprem muito bem este papel de instruir àqueles que estão em constante aperfeiçoamento. Os títulos que partilharemos infra proporcionam uma leitura prazerosa e motivadora, escolha os seus favoritos e comece hoje mesmo a ler (e aprender)!

8. A coragem de ser imperfeito – Brené Brown

A coragem de ser imperfeito, obra que obteve o primeiro lugar na lista do célebre jornal The New York Times, abre a nossa lista dos melhores livros de desenvolvimento pessoal. Nele, a autora Brené Brow fala sobre assuntos que não costumam ser abordados, como o medo, a imperfeição, a vergonha e a vulnerabilidade – emoções complicadas, mas que precisam de ser discutidas se quisermos ter uma vida plena.

A grande mensagem deste livro é: não se submeta à escravidão de tentar ser perfeito, pois todos somos seres humanos em constante aprendizagem, portanto, errar faz parte do “jogo”! Vale a pena a leitura!

7. Simplifique: dez práticas para pôr a alma em ordem – Bill Hybels

Este é um livro revolucionário, que lhe vai fazer repensar sobre a sua rotina extenuante de trabalho, os seus relacionamentos fracassados e todos os aspetos da sua vida que tanto atrapalham a sua evolução e felicidade.

Bill Hybels convida-nos a refletir sobre os nossos hábitos e mostra-nos a importância de simplificar a vida, meta que apenas será atingida se fizer uma pausa para realinhar as suas prioridades.

Por meio de dez ações fundamentais, que o próprio escritor experimentou, somos apresentados a ferramentas práticas que nos ajudarão a estabelecer uma vida focada e gratificante – e que se sustente a longo prazo, claro. Simplifique: dez práticas para pôr a alma em ordem, com certeza é um dos melhores livros de desenvolvimento pessoal disponíveis no mercado, por isso não deixe de o ler!

6. Inteligência emocional – Daniel Goleman

Inteligência emocional, do psicólogo e jornalista Daniel Goleman, é um clássico entre os melhores livros de desenvolvimento pessoal. Publicada em 1995, a obra mudou a maneira de pensar a inteligência, alterou práticas de educação e transformou o mundo dos negócios graças à análise provocadora de seu autor, que nos mostra que a razão não é a única responsável pelo caminho da vida.

Para Goleman, somos todos seres racionais e emocionais, portanto, é preciso aprender a conciliar as necessidades das duas mentes no cotidiano, pois só assim conquistaremos o autodesenvolvimento. A partir desta constatação, o autor apresenta-nos as 5 habilidades-chave da inteligência emocional e como trabalhar cada um desses pilares para atingir resultados extraordinários. Comece a ler hoje mesmo!

5. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Em 1936, Dale Carnegie escreveu este que é um dos melhores livros de desenvolvimento pessoal de todos os tempos. Nesta importante obra, Carnegie fala sobre a importância das relações interpessoais pacíficas e como o facto de ser uma pessoa genuinamente boa pode fazer com que os outros reconheçam a si e aos seus valores.

Para o autor, é fundamental adotar alguns hábitos se quiser influenciar as pessoas em seu redor, tais como não criticar, condenar ou reclamar; fazer elogios honestos; estar verdadeiramente interessado nas outras pessoas; sorrir; ser um bom ouvinte, entre outros comportamentos que mudarão para melhor as suas relações.

4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen Covey

Mais um best-seller nesta lista dos melhores livros de desenvolvimento pessoal. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey, traz uma abordagem holística e integrada à solução dos problemas pessoais e profissionais baseada em princípios.

Este manual revolucionário mostra-nos que é possível adquirir confiança e paz de espírito por meio de pilares comportamentais pautados na compreensão e nos valores, tais como ser proativo; criar sinergia, procurar compreender, depois ser compreendido, entre outros hábitos que lhe poderão ajudar a ser uma pessoa mais eficiente. Leia e recomende a leitura para os seus amigos.

3. Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck

Neste clássico da psicologia, Carol S. Dweck, professora na Universidade Stanford, mostra-nos que o mindset, isto é, a atitude mental com que encaramos a vida, é fundamental para o nosso sucesso.

De forma brilhante, explica-nos como o mindset é a razão de sermos pessimistas ou otimistas, bem-sucedidos ou não, e como é capaz de definir o nosso relacionamento com o trabalho, amigos e família, ao passo em que apresenta ferramentas importantes para que possamos desenvolver todo potencial que temos, mas que não é explorado. Ideal para quem deseja evoluir como profissional e como ser humano, recomendamos a leitura!

2. Foco – Daniel Goleman

Ter foco nos dias de hoje, em que somos bombardeados a todo o tempo com informações e estímulos vindos de vários lugares (principalmente da internet), é algo realmente muito difícil. Contudo, desenvolver a nossa capacidade de concentração é fundamental se quisermos atingir o sucesso.

Segundo o psicólogo, jornalista e consultor Daniel Goleman, a atenção funciona de forma muito similar a um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado, mas se o exercitamos, fortalece-se e desenvolve-se.

Para o autor, o foco é uma habilidade estratégica para quem deseja destacar-se nos projetos pessoais e no mercado de trabalho, uma ferramental essencial que distingue um amador de um especialista, um funcionário mediano do profissional de alto rendimento. Recomendamos esta leitura!

1. Pensa como um monge – Jay Shetty

E se decidisse abandonar tudo para se tornar um monge na Índia? Foi o que fez o autor de Pensa como um monge, Jay Shetty. Em 2010 largou o mercado financeiro londrino e embarcou rumo à Índia, onde meditou e estudou as escrituras sagradas da cultura védica e se dedicou a aprender e servir.

Três anos depois, um de seus professores sugeriu que deixasse o caminho monástico para partilhar tudo o que aprendeu com outras pessoas – daí nasceu este livro, que está entre os mais vendidos no mundo.

Nesta obra essencial para aqueles que desejam evoluir, Shetty ensina como parar de pensar em demasia, como usar o medo a seu favor, como encontrar o seu propósito, entre outras lições que lhe vão fazer pensar como um monge. Certamente um dos melhores livros de desenvolvimento pessoal de todos os tempos!

Gostou desta lista? Então não deixe de partilhar este conteúdo com os seus amigos, que assim como você poderão estar à procura de crescimento pessoal e profissional. Boas leituras!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)