Melhores países para visitar: dez destinos imperdíveis

Poucas coisas no mundo são mais prazerosas do que viajar. Colocar o pé na estrada, sentir a adrenalina ao desembarcar, conhecer novos lugares, novas culturas e diferentes idiomas são sensações e experiências que todos nós deveríamos vivenciar. São momentos assim que nos fazem esquecer as dificuldades do dia a dia e nos dão um novo fôlego para recomeçar, afinal de contas, fazer descansar é essencial para a saúde do corpo e da alma.

E você, que adora um aeroporto, já escolheu qual é o destino da sua próxima viagem? Se ainda está indeciso ou nem sabe por onde começar, então não deixe de conferir a nossa lista dos melhores países para visitar. Nela, conhecerá lugares exóticos e incríveis e um deles – ou vários – vão certamente fazer apaixonar-se. Boa leitura!

Lista dos dez melhores países para visitar

França, Itália, Estados Unidos da América, Inglaterra, são países que todos um dia gostariam de visitar, prova disso é que estão sempre entre os destinos favoritos dos viajantes de todo o mundo. Mas, e se lhe fosse permitido ousar? Foi a pensar nisso que a renomada revista de viagem Lonely Planet propôs aos seus leitores destinos pouco convencionais, mas encantadores. Conheça agora os melhores itinerários para a sua próxima viagem. Confira!

10. Egito

Mergulhar no Mar Vermelho e conhecer de perto as Pirâmides de Gizé estão entre os principais motivos para lhe convencer de que o Egito é, inquestionavelmente, um melhores países para visitar. Viajar para esse lugar fantástico significa fazer uma viagem no tempo e voltar à época da escola, mais precisamente, às aulas de História.

Além das icónicas pirâmides que fazem parte de um grande complexo arqueológico, existem outros lugares e passeios incríveis que esperam por si, como o suntuoso Templo de Karnak (maior complexo de templos do Egito), um cruzeiro pelo Rio Nilo – um dos mais extensos e famosos rios do mundo -, e uma breve incursão pelo Deserto de Aswan, que proporciona ao viajante “enxergar” um fenómeno ótico muito comum em paisagens desérticas: as miragens.

Para quem gosta de praia, no Egito irá encontrar águas azul turquesa em pequenos paraísos localizados no Mar Vermelho, mais precisamente nas cidades de Hurghada, Sharm el Sheik, Dahab e Marsa Alam. Faça as malas e embarque rumo a este país exótico e cheio de histórias para contar chamado Egito!

9. Malawi

Localizado entre os gigantes Tanzânia, Moçambique e Zâmbia, o Malawi é um país pequeno, mas cujos atrativos fazem com que o lugar mereça um honrado espaço nesta lista dos melhores países para visitar.

Conhecido pela alcunha de “Coração Caloroso da África”, o Malawi oferece, além das altas temperaturas que são ideais para um banho refrescante no belíssimo Lago Niassa, um tratamento de primeira para os seus visitantes. O povo malauiano já foi considerado, inclusive, como o povo mais amigável do mundo com os turistas. Nada melhor do que ser bem recebido, não é mesmo?

E o que dizer da riqueza da fauna e flora dos seus parques nacionais? No Malawi existem nada menos do que nove parques para explorar e se deixar deslumbrar com a vida selvagem enquanto faz caminhada, trekking ou até um passeio de barco. E para quem gosta de desportos aquáticos, nas praias desse fabuloso país africano é possível praticar snorkelling, windsurf, caiaque, mergulho, pesca, passeios de barco e muitas outras atividades que vão fazer das suas férias uma experiência extraordinária!

8. Nepal

Afinal, o que há de tão interessante neste pequeno país espremido entre a Índia e o Tibete? Muitos pontos turísticos incríveis, entre eles, a montanha mais alta do mundo, o Everest! Embora a subida seja para poucos, é possível contemplar a beleza deste cartão postal que, mesmo à distância, impressiona.

E o que dizer do Vale Kathmandu, que reúne nada menos do que sete patrimónios da UNESCO, localizados entre as antigas cidades reais como Patan, Bhaktapur e a atual capital do país, Kathmandu? Por lá, irá encontrar vários templos e monumentos hindus e budistas, o passeio perfeito para quem deseja conhecer uma arquitetura milenar e a rica cultura local.

E para aqueles que amam uma aventura, o Nepal oferece trilhos nas montanhas do Himalaia para todos os gostos e níveis de experiência. Já na charmosa cidade de Pokhara, o turista pode experimentar altas doses de adrenalina num voo de ultraleve- que permite contemplar as montanhas lá do alto -, além de praticar atividades como caiaque, scooter, motocross, bike, entre muitas outras que vão fazer cada cêntimo gasto valer a pena!

7. Omã

Pode confessar: jamais imaginaria que este país, que é uma das grandes atrações do Médio Oriente, poderia ser um dos melhores países para visitar, não é mesmo? Pois, podemos afirmar que Omã oferece uma experiência turística imperdível, pode acreditar!

Localizado na fronteira com o Estreito de Hormuz, o país tem como vizinhos os Emirados Árabes Unidos, o Iémen e a Arábia Saudita, por isso vale a pena incluir outras regiões no seu roteiro de viagem (como as fabulosas cidades do Dubai e Abu Dhabi), ambas nos Emirados.

País de desertos, paisagens exuberantes, cultura milenar e belezas naturais incríveis (vide o seu belíssimo litoral), Omã é também um lugar perfeito para quem quer conhecer de perto a riquíssima cultura árabe. Ao definir o seu roteiro, não deixe de incluir um cruzeiro pelo fiorde Khor Sham, a que chamam de “Noruega das Arábias”, um passeio no forte de Khasab e uma visita em Wadi Shab, um vale que nunca seca e propicia um delicioso banho seguido de uma trilho com paisagens impressionantes!

6. Ilha de Anguila

Já ouviu falar de Anguilla? Se ainda não conhece, então está na hora de desbravar este deslumbrante arquipélago no mar do Caribe. Território britânico chefiado pela monarca do Reino Unido, Anguilla impressiona os turistas com o seu idílico mar azul turquesa e areia branca que mais parece açúcar.

Se gosta de viver perigosamente e não abdica de praticar desportivos radicais, vai certamente arriscar um salto das pedras de Little Bay; mas se prefere programações mais amenas, então não poderá deixar de velejar pelas águas tranquilas das praias locais ou um passeio de quadriciclo pela ilha com a ajuda de guias turísticos.

Para os amantes da História, nada melhor do que fazer uma visita ao centro histórico, onde poderá conhecer casas e igrejas antigas; e também o memorial de James Ronald Webster, o nome forte na independência de Anguilla. Um destino inusitado, mas que não dececiona quando o assunto é diversão, praias incríveis e muita tranquilidade.

5. Eslovénia

Este país do leste europeu não poderia faltar nesta lista dos melhores países para visitar. Sabe por quê? Porque na Eslovénia, apelidada pelos próprios europeus como a “Pequena Europa”, irá deparar-se com tudo aquilo que as pessoas desejam conhecer no velho continente, ou seja, castelos antigos, belos cenários naturais, vilas e cidades de rara beleza e muitos outros motivos que com certeza vão impressionar.

No seu roteiro não pode faltar a capital do país, a belíssima e organizada Liubliana, cidade que abriga catedrais, museus e um acervo arquitetónico super preservado. Por lá também é possível aproveitar uma agitada vida cultural e artística, conduzida por um povo que é reconhecidamente hospitaleiro. E que tal conhecer um castelo construído em cima de um penhasco? Estamos a falar do famoso castelo de Predjama, construção com mais de 500 anos incrustada numa rocha a mais de 100 metros de altura!

Se quer aproveitar as belezas naturais, vai gostar de conhecer todo esplendor da cascatar de Slap Kozjak, localizada nos arredores da cidade de Bovec. Situada numa caverna, quando em contato com a luz do sol, as suas águas ganham um colorido inigualável, certamente uma experiência que viverá para sempre na sua memória. E para os desportistas, não faltam opções: também na região de Bovec é possível fazer trilhos e rafting em rios selvagens, que possibilitam também a prática de slackline, paragliding, canoagem e muito mais.

4. Belize

Ruínas maias, mar cristalino e uma incrível vida selvagem são os principais atrativos de Belize, um dos melhores países para visitar! Localizado na América Central, este pequeno território tem a sua costa voltada para o mar do Caribe, daí as águas em tom azul turquesa. Além da parte continental, fazem parte de Belize algumas ilhas com bonitas lindas, onde é possível praticar mergulho, snorkel, pesca e até mesmo fazer mini cruzeiros.

Território que faz parte da Comunidade Britânica, Belize ostenta vestígios que não deixam dúvidas da sua latinidade, como as ruínas da civilização Maia, encontradas em diferentes pontos do país. Vale a pena fazer uma visita aos belos sítios arqueológicos para conferir resquícios desse importante povo que habitou a América Central, um verdadeiro mergulho na História.

Para quem não dispensa o contato com natureza selvagem, vale a pena desfrutar das belíssimas cascatas e ainda percorrer trilhos pelas suas matas, uma aventura para contemplar a diversidade da flora e fauna, principalmente dos pássaros, do país.

Para fechar com chave de ouro, recomendamos que conheça um lugar que é único no mundo, o espetacular Great Blue Hole, uma enorme caverna submarina no atol de Lighthouse Reef. Como o próprio nome diz, trata-se de um buraco de 300 metros de diâmetro e 108 de profundidade, uma obra-prima da natureza que lhe vai deixar de queixo caído!

3. Ilhas Maurícias

Milhares de viajantes em redor do mundo têm-se rendido aos encantos das Ilhas Maurícias, um verdadeiro paraíso africano que é o destino ideal para quem está à procura de belezas naturais, praias paradisíacas e muita aventura. São tantas possibilidades que fica até difícil escolher quais são os melhores passeios. Mas não se preocupe, vamos ajudar a construir o roteiro perfeito!

Quando estiver nas Maurícias, não perca a oportunidade de mergulhar e conferir de perto a sua exuberante vida marinha. No arquipélago existem lugares excelentes para mergulho, atividade que ficará ainda mais aprazível em razão das suas águas calmas, quentes e límpidas, características que permitem a apreciação de corais vibrantes e animais fantásticos.

Outro tesouro das Ilhas Maurícias que vão impressionar é a Ilha de Ile Aux Aigrettes, reserva natural reconhecida como um dos mais bem-sucedidos projetos de conservação da natureza, onde se encontra uma enorme diversidade de espécies exóticas da fauna e flora, incluindo as famosas tartarugas gigantes Aldabra.

Não poderá deixar de visitar também a Terra das 7 cores, localizada na pequena aldeia de Chamarelo, no sudoeste da ilha. O nome faz referência às espetaculares dunas coloridas, fenómeno natural decorrente da erosão de cinzas vulcânicas ao longo dos anos. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

2. Noruega

A Noruega, considerada um dos países mais felizes e seguros do mundo, não poderia faltar nesta lista de melhores países para visitar, claro! Conhecido como a terra dos vikings, o país coleciona belezas naturais e uma história riquíssima, além de outras qualidades que lhe vão deixar com vontade de voltar mais vezes a este lugar!

Localizada no extremo norte da Europa, fazendo fronteira com a Rússia, Suécia e Finlândia, a Noruega tem 90% do seu território ocupado por campos e florestas, cenário ideal para os amantes das atividades de ecoturismo. Se tem uma queda por fenómenos naturais, a Noruega é certamente o destino perfeito para si, visto que por lá é possível observar o instigante sol da meia-noite, espetáculo que faz com que o sol não se ponha durante várias semanas de junho a julho no norte do país, e a mística – e deslumbrante – aurora boreal, um verdadeiro espetáculo na natureza que pinta os céus noruegueses com cores e luzes impressionantes!

E, claro, não poderíamos deixar de mencionar que a Noruega é um dos países que mais têm fiordes no mundo, enormes vales rochosos inundados pelo mar. São aproximadamente 1190 entre Noruega e a ilha Svalbard, que presenteiam o visitante com um cenário que é simplesmente fenomenal!

1. Ilhas Cook

Finalmente chegamos àquele que é considerado o melhor lugar do mundo para se visitar. Estamos a falar das magníficas Ilhas Cook, um paraíso remoto no Pacífico Sul, na Polinésia da Nova Zelândia. São quinze ilhas que formam um leque e estendem-se por dois milhões de quilómetros quadrados de oceano, cujas águas cristalinas e paisagens surpreendentes vão-lhe emocionar!

Entre os principais destinos das Ilhas Cook estão Rarotonga – a maior e principal ilha do país – , e Aitutaki, ilha menor, cercada por ilhotas desertas e um atol, cujas praias são as mais paradisíacas do arquipélago, oferecendo um cenário perfeito para prática de mergulho e snorkel. Outra paragem obrigatória é Avarua, a capital e principal cidade do país (localizada na ilha de Rarotonga), onde o turista encontrará uma variedade de museus, lojas e uma vida noturna bastante animada!

Nas Ilhas Cook faz sol e calor o ano inteiro, sendo a temporada de chuvas entre novembro e março. O clima que impera é de tranquilidade e férias sem fim, o que confere à ilha o aspeto de um grande resort. Por lá, não existem semáforos nem prédios altos, características que contribuem para os ares bucólicos da região, proporcionando ao turista uma viagem relaxante e livre de lembranças do dia a dia acelerado de cidades como Lisboa ou o Porto. Não perca a oportunidade de se aventurar neste lugar fascinante!

Gostou deste artigo sobre os melhores países para visitar? Conheça também a nossa lista dos melhores lugares para viver. Não se esqueça também de partilhar este conteúdo com os seus amigos, que assim como você adoram conhecer novos destinos para se aventurar. Boas viagens!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)