Faça um teste. No YouTube, faça uma pesquisa com o seguinte termo: “músicas para o bebé dormir”. O que encontrou? Certamente milhares de resultados, não é mesmo? Isso acontece porque muitos pais em redor do mundo têm o hábito de estimular os seus filhos ou a fazê-los dormir ouvindo canções que há séculos encantam gerações e mais gerações.
Via de regra, a música clássica é o género favorito de pais e mães, pois este estilo é conhecido por provocar um estado de relaxamento que propicia uma noite de sono mais tranquila para os pequenos e, claro, para os pais também!
Mas, será que é mesmo verdade que a música acalma e faz dormir? Afinal, o que dizem os cientistas? Continue a leitura e saiba mais sobre este interessante assunto!
A música ajuda o bebé a dormir?
Para responder a esta pergunta, vamos voltar um pouco atrás no tempo. Nos anos 1990, investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América, realizaram a seguinte experiência: selecionaram 36 adolescentes e separaram-nos em grupos.
Os que ouviram música de Mozart tiveram melhores resultados em testes cognitivos do que o grupo que ouviu outros géneros musicais. Estava comprovada, então, a boa fama da música clássica, que teria efeitos benéficos para o desenvolvimento da inteligência das crianças. Mas foi em 2008, por meio de um estudo mais elaborado conduzido pelo psicólogo Laszlo Harmat, que o “Efeito Mozart” ganhou ainda mais força. Harmat analisou o comportamento de 94 estudantes e concluiu que quem ouvia música clássica antes de ir para a cama, dormia melhor.
Entretanto, de acordo com neuropediatras, ainda não existe uma explicação biológica para este fenómeno; além disso, é importante referir que nem todos os bebés ou crianças vão relaxar com a música clássica, pois cada indivíduo responde ao estímulo de maneira diferente.
Facto é que, apesar de existirem inúmeros mitos envolvendo a música clássica, é inegável que traz benefícios, tais como provocar uma sensação de relaxamento, o que consequentemente induzirá o sono. Que tal fazer você mesmo o teste e tirar a prova dos nove? Prepare a playlist e observe o comportamento do seu bebé.
Quais as melhores músicas para o bebé dormir?
Caso a música clássica não faça muito sucesso com o seu pequeno, que tal encontrar o estilo que mais combina com o seu bebé? O ideal é colocar a playlist favorita da família, escolhendo, claro, as músicas mais tranquilas, caso contrário, a criança poderá ficar ainda mais agitada.
No entanto, se ainda tem dúvidas e precisa de dicas sobre músicas para o bebé dormir, então coloque para tocar – ou cante – as infalíveis canções de embalar. Estas ajudam as crianças a construir um sentimento de segurança, favorecem o desenvolvimento psicomotor e a coordenação corporal e estimulam a aquisição da linguagem. Além disso, para muitos bebés as canções de embalar são o aviso que faltava de que é hora de fechar os olhos, pois o corpo precisa e o cérebro necessita assimilar tudo o que aprendeu ao longo do dia.
Dicas de músicas para o bebé dormir
Ao escolher as músicas para o bebé dormir é importante observar o comportamento infantil, visto que algumas canções podem deixar a criança mais agitada em vez de relaxada, o que certamente atrapalhará o descanso.
Outra dica super útil é evitar mudanças repentinas de faixa: prefira a repetição da música ou da mesma sequência musical para que a criança se habitue com esse momento em vez de o deixar encarar situações inesperadas. Vale testar uma variedade de estilos para obter o efeito desejado com seu filho.
Além da música clássica, outros géneros e até mesmo as tradicionais canções de embalar podem contribuir para relações mais harmoniosas, visto que as músicas são associadas ao momento de prazer, ao qual o sono era remetido quando ainda era bebé.
Confira algumas sugestões:
Benefícios das músicas para o bebé dormir
Além de relaxar o pequeno e o ajudar a dormir melhor, outros benefícios estão associados às músicas para o bebé dormir. Conheça:
- Estimula a capacidade auditiva do bebé, o que é importante para a aprendizagem da criança, pois no futuro terá uma bagagem musical que a permitirá distinguir diferentes melodias ou até mesmo aprender com mais facilidade uma língua estrangeira.
- Potencia a criatividade infantil, fomentando a sua criatividade ao permitir que a mente flua.
- As canções de embalar estimulam a aquisição da linguagem, principalmente quando há a repetição dessas melodias. Ao cantar músicas para o bebé dormir, este observará a linguagem articulada e os movimentos que é preciso fazer com a boca para conseguir falar. As sinapses, isto é, as conexões neurais que acontecem durante esse processo são as que ensinam a emitir sons, depois balbuciar e, finalmente, a adquirir a fala.
- As crianças que crescem ouvindo músicas obtêm dos versos, da música e de quem a entoa as ferramentas necessárias para a construção do amor próprio;
- Proporcionam uma riquíssima aprendizagem cultural, isso porque a música está relacionada com a história da sociedade, com determinadas vestimentas e estilos musicais.
- Além do sono, as músicas para bebé dormir, sobretudo as de embalar, podem contribuir para relações harmoniosas entre a família. Trazer referências musicais familiares é fundamental para o vínculo entre pais e filhos. Num recente estudo publicado pela Universidade do Arizona (EUA), investigadores chegaram à conclusão de que crianças que crescem a ouvir música com os pais relatam ter relacionamentos de melhor qualidade com estes na vida adulta.
Algumas outras vantagens das músicas para o bebé dormir são:
- Evita que a criança acorde durante a noite;
- Faz com que acordem mais descansados de manhã;
- Auxilia na aprendizagem de novas palavras;
- Melhora no desenvolvimento afetivo.
Viu como só as músicas para o bebé dormir podem ajudar os pequenos a aproveitar uma noite de sono mais tranquila? Contudo, para conseguir este efeito, procure repetir as mesmas músicas, pois assim a criança estabelecerá uma conexão entre a melodia com a hora de dormir.
Gostou do conteúdo? Que tal o partilhar com os seus amigos que, assim como você, estão à procura de meios de deixar o bebé mais calmo na hora de dormir? Com certeza todos vão gostar e ter bons resultados com a experiência!