Sonha em abrir o seu negócio? Considera-se uma pessoa com espírito empreendedor? Que tal lhe parece usar uma marca já estabelecida no mercado e seguir o know how já comprovado da mesma?
Se estiver recetivo a esta ideia, então o franchising não é certamente uma má ideia para si. Os riscos são menores e as vantagens são inúmeras. Neste artigo, explicamos em que consiste um franchising, quais as suas vantagens e desvantagens, e partilhamos algumas dicas para abrir o seu próprio negócio.
O que é um franchising?
O conceito de franchising pode ser definido como uma relação de cooperação de longa duração entre duas partes: o franchisado e o franchisador. O franchising pode ser entendido como um contrato, através do qual uma empresa permite que terceiros usem os seus direitos de propriedade intelectual, incluindo a sua marca, design, estratégias de marketing, entre outras coisas, em troca de um determinado valor monetário.
Esta relação negocial é concretizada através de um contrato, que é geralmente dirigido para um determinado espaço durante um determinado período de tempo. A duração do franchising depende essencialmente do sucesso do mesmo.
Diferenças entre franchisador e franchisado
Existem duas entidades fundamentais para a abertura e funcionamento de um franchising: o franchisador e franchisado. De modo a compreender como funciona realmente todo o processo, é necessário perceber a relação de cooperação existente entre ambos os lados:
- Franchisador – uma empresa que possui determinada marca/modelo de negócio (o franchising) e que, através de um acordo contratual, permite ao franchisado a exploração da sua marca, produtos e/ou serviços, design, estratégias de marca, e técnicas operacionais já desenvolvidas e testadas, em troca de uma renumeração.
- Franchisado – é o empresário que compra o direito de abrir o negócio já previamente definido pelo franchisador, e que tem de pagar ao mesmo uma certa quantia em troca.
Vantagens e desvantagens de um franchising
Quer esteja a pensar em abrir um franchising ou fornecer o direito a outrem para o fazer, é importante perceber os aspetos negativos e positivos de tal decisão. Assim, decidimos reunir algumas vantagens e desvantagens associadas ao franchising, tanto para o franchisado como para o franchisador.
Vantagens para o franchisado
- O investimento num negócio de franchising é normalmente inferior comparativamente a casos onde abriria um negócio independente;
- Corre menos riscos, já que tem acesso a todo o know-how do negócio já desenvolvido e comprovado;
- O franchisado pode receber formação de forma gratuita fornecida pelo próprio franchisador, o que torna o processo de aprendizagem mais rápido;
- Por se tratar de um negócio ou marca já bem estabelecido no mercado, a angariação de clientes é muito mais fácil, pois estes já estão familiarizados com o franchising;
- Apoio antes da abertura e durante o desenvolvimento do franchising por parte do franchisador;
- Acesso a financiamento bancário com taxas mais baixas.
Desvantagens para o franchisado
- Pouca independência perante o franchisador;
- Pagamento de taxas impostas, incluindo royalties, ao franchisador;
- Acesso a fornecedores apenas indicados pelo franchisador;
- Pode apenas atuar numa área definida em conjunto com o franchisador.
Vantagens para o franchisador
- Rápida expansão da marca em novos mercados;
- Menos custos envolvidos no crescimento de marca;
- Maior crescimento, fortalecimento e notoriedade da marca;
- Aquisição de um leque mais vasto e variado de clientes;
- Menos recursos humanos para gerir diretamente;
Desvantagens para o franchisador
- Menor controlo sobre a sua rede de marcas;
- Possíveis problemas de comunicação à medida que a marca se vai expandindo cada vez mais;
- Despender tempo para ajudar e formar franchisados;
- Possível má escolha de franchisados que podem colocar em causa a imagem e notoriedade da marca.
Passos necessários para abrir um franchising
Como em tudo na vida, também abrir um franchising deve obedecer a um conjunto de processos, devendo ser feito passo a passo, não apenas antes, como também durante e depois de o abrir. Para isso, siga os seguintes passos:
1. Fazer uma autorreflexão sobre o franchising
Porquê abrir um franchising? Está disposto a fazer um grande investimento e a trabalhar arduamente para levar o negócio para a frente? Tem força de vontade suficiente para aprender e aprofundar os seus conhecimentos teóricos e práticos? Quer realmente comprometer-se a este desafio? Estas são apenas algumas das questões sobre as quais deve refletir antes de avançar com esta decisão.
2. Analisar as vantagens e desvantagens do franchising
Com os pontos acima mencionados, esperamos que consiga ter uma noção dos fatores que deve considerar antes de levar esta ideia para a frente. É importante perceber que nem tudo é um mar de rosas e que apesar de um negócio de franchising oferecer muitas vantagens ao franchisado, não está livre de enfrentar alguns pontos menos positivos. Portanto, informe-se e pondere todos os fatores envolventes.
3. Realizar a pesquisa de mercado
Se após a reflexão anteriormente recomendada decidir avançar com esta ideia do franchising, então deve começar a pensar no tipo de negócio que gostaria de abrir. Gostava de trabalhar na área da restauração? Na área da beleza? Turismo? Moda? As escolhas são muitas, portanto certifique-se de que se foca numa área de que realmente gosta.
Mas as preferências não devem ser o único fator a ditar o tipo de negócio que deve abrir. É também necessário perceber se o seu franchising seria rentável. Para tal, pesquise áreas que estão atualmente a trabalhar muito bem, quem é a sua concorrência e o que esta oferece, e como se pode distinguir no mercado.
4. Encontrar uma localização apropriada
A localização do seu franchising é um dos fatores mais importantes no que toca a ditar o sucesso do seu negócio. Se estiver localizado numa rua isolada, longe do centro da cidade e sem grande movimento, como é que espera encontrar clientes? Geralmente, os franchisadores ajudam na escolha do local, o que se torna uma ajuda muito útil, pois melhor do que ninguém, estas pessoas sabem todos os segredos sobre o seu próprio negócio.
5. Assinar o contrato de franchising
Após decidir sobre qual o franchising em que pretende investir, prepare tudo para avançar com a sua ideia. Defina o seu plano de negócios, e analise os financiamentos aos quais pode recorrer. Certifique-se de que possui poupanças em modo reserva caso venha a precisar delas, pois a abertura de qualquer negócio é sempre uma incerteza na vida de qualquer pessoa.
Os contratos de franchising podem ser rígidos ou mais flexíveis, dependendo dos franchisadores e das suas preferências. Se se sentir mais confortável, contrate um advogado especialista em franchising que o possa ajudar.
6. Contratar funcionários para o seu negócio
Mediante o trabalho necessário, e a sua disponibilidade financeira, precisará de escolher o número e tipo de pessoas adequado para poder lançar o seu franchising. Este é um passo muito importante, pois o sucesso de qualquer negócio depende em grande parte, e inevitavelmente, das pessoas que fazem parte do mesmo.
Além disso, lembre-se de que mesmo tendo o seu próprio negócio em franchising, estará a trabalhar para dar seguimento e notoriedade à boa reputação de uma marca, já estabelecida no mercado, ou seja, precisa de encontrar pessoas que estejam realmente dispostas a fazer o mesmo.
Se estiver a pensar em abrir um franchising, é importante que leia e releia os aspetos mencionados neste artigo, pois acreditamos que quanto mais informação reter sobre este assunto melhor.
Abrir um negócio não é tarefa fácil, e apesar de um franchising oferecer algumas vantagens significativas perante outros modelos de negócios, a verdade é que precisa também de estar atento e saber quais os cenários negativos que pode enfrentar. Como tal, recomendamos a refletir seriamente sobre este tema. Esperamos que este artigo tenha ajudado.
Agora é consigo, boa sorte com o franchising!