Os 5 melhores livros para se ler: conheça a nossa seleção

Quem lê viaja para outros mundos, navega por diferentes realidades, embarca em histórias fantásticas e dá asas à imaginação. Ter sempre um bom livro nas mãos é o hábito daqueles que sabem que uma boa história pode transformar vidas, inspirar, emocionar, fazer rir ou chorar – basta virar a primeira página para entrar num universo incrível de personagens e enredos, cheios de alegrias, surpresas e emoção.

Se está à procura de um livro que lhe garanta ótimos momentos de descontração, cuja leitura seja fácil, fluida e despretensiosa, então vai gostar de conhecer as nossas sugestões nesta lista dos 5 melhores livros para se ler, seleção ideal para aqueles que desejam desacelerar a mente e esquecer um pouco as dificuldades da vida (e quem sabe até mesmo aprender com a ficção).

Escolha o seu título favorito, procure um lugar tranquilo, longe do barulho e da agitação, esqueça os problemas e… boa diversão!

Lista dos melhores livros para se ler

Nesta lista irá encontrar de tudo um pouco: drama, comédia romântica, relato biográfico, histórias de superação e, claro, muita emoção. Confira as nossas sugestões:

1. Into the Wild (Na natureza selvagem), de Jon Krakauer

Into the wild não poderia faltar nesta seleção dos melhores livros para se ler e relaxar. Nesta obra, que ganhou uma ótima adaptação para o cinema, o escritor, jornalista e alpinista norte-americano Jon Krakauer conta a história verídica de Christopher McCandless, um viajante norte-americano que morreu dentro de um autocarro abandonado no Parque Nacional Denali, no Alasca, depois de caminhar por dois anos sozinho na selva da região com pouca comida e quase nenhum equipamento.

À primeira vista, o enredo não parece ser o ideal para quem deseja apenas uma leitura leve, ideal para se distrair; no entanto, a história do corajoso rapaz, que adotou o cognome de Alex Supertramp, mostra-nos que é possível ir em busca da felicidade genuína, mesmo que para isso seja necessário abandonar os bens materiais e todo o conforto que estes proporcionam. Para este fascinante personagem, descobrir o real sentido da existência humana, experimentar a felicidade através da liberdade, do gozo de ir e vir sem vínculos ou cobranças era uma missão inadiável. Uma leitura que certamente vai mexer com as suas crenças e emoções.

2. Comer, rezar, amar (Eat, pray, love), de Elizabeth Gilbert

Eat, Pray, Love, de Elizabeth Gilbert é mais uma obra nesta lista dos melhores livros para se ler que ganhou uma bem-sucedida adaptação para os cinemas. Afinal, quem nunca assistiu à longa-metragem protagonizada por Julia Roberts e se deixou levar pelos encantos e descobertas de uma mulher na sua jornada pelo autoconhecimento? Pois bem, se já se emocionou com o filme, então está na hora de conhecer o livro que a inspirou, cuja história resgata as memórias pessoais da escritora norte-americana Elizabeth Gilbert, uma mulher madura que enfrenta a sua primeira crise existencial.

Depois de experimentar relacionamentos amorosos fracassados e um conturbado divórcio, Gilbert decide deixar para trás a sua vida quotidiana e tirar um ano sabático, período em que visitará três países: Itália, Índia e Indonésia, destinos que contêm importantes significados para a autora e que serão fundamentais para o seu processo de cura e transformação. O leitor certamente sentir-se-á instigado a sair da sua zona de conforto e a tentar explorar as suas vontades e espiritualidade, afinal, todos nós precisamos, de vez em quando, de fazer uma pausa para conseguir continuar. Uma leitura que é uma inspiração para muitas pessoas em fases diversas da vida.

3. Silence: the power of quiet in a world full of noise (Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento), de Thich Nhat Hanh

O nome deste livro – que é um guia de autoajuda -, já é, por si só, um convite ao relaxamento. Em Silence: the power of quiet in a world full of noise, o respeitado professor e monge zen-budista Thich Nhat Hanh presenteia o leitor com inestimáveis lições repletas de sabedoria.

A obra, que é uma excelente leitura para quem deseja desacelerar a mente e começar um processo de autoconhecimento, faz uma reflexão acerca de um mal característico do nosso tempo, que é a necessidade constante de nos manter ocupados, produtivos, conectados e felizes. Nunca na história fomos tão bombardeados com informações, exigências e cobranças, uma forma de viver que, de tão caótica, nos leva a um estado de ansiedade e cansaço extremo. Para Thich Nhat Hanh, é possível aprender a controlar as emoções e manter a calma mesmo nos momentos mais difíceis: basta aprender a silenciar a mente e colher os inúmeros benefícios da meditação. Uma leitura revigorante!

4. The Fault in Our Stars (A Culpa é das estrelas), de John Green

Best-seller do escritor norte-americano John Green, A culpa é das estrelas merece certamente fazer parte desta seleção dos melhores livros para se ler e relaxar. A história, que conquistou o coração de milhões de espectadores em todo o mundo graças a uma adaptação sensível e arrebatadora para o cinema, narra o romance de dois jovens, Hazel e Augustus, que se conhecem num grupo de apoio a crianças com cancro. Os dois apaixonam-se e decidem viver esse amor intensamente, mesmo sabendo que o tempo que terão juntos é limitado.

O leitor ficará perante dois adolescentes, que deveriam ter a vida pela frente, mas que infelizmente precisam de enfrentar doenças em estado avançado. O que fica desta história são as profundas reflexões sobre a finitude humana, e a alegria e a tragédia que é viver e amar. Um livro inspirador, corajoso e irreverente que lhe vai ajudar a ver a vida com outros olhos.

5. The Silver Linings Playbook (O Lado bom da vida), de Matthew Quick

O livro inspirou o filme do mesmo nome, que acabou por ser indicado para 8 Óscares, incluindo melhor filme, melhor diretor (David O. Russell), melhor ator (Bradley Cooper), melhor atriz (Jennifer Lawrence), melhor ator secundário (Robert De Niro) e melhor atriz secundária (Jacki Weaver). Ou seja, não é nenhuma surpresa que esta obra cativante esteja entre os melhores livros para se ler e relaxar, não é mesmo? The Silver Linings Playbook é uma comédia romântica que vai, sem nenhuma dúvida garantir bons momentos de distração e reflexão.

O enredo narra a história de Pat Peoples, um ex-professor que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica, mas que não se recorda dos motivos que causaram o seu internamento. De volta à vida normal, tenta recompor a sua memória, mas acaba por enfrentar uma realidade nada promissora: o seu pai recusa-se a falar com ele, a sua esposa nega-se a vê-lo e os amigos evitam revelar os motivos que o levaram à clínica. No entanto, Pat tem a seu lado uma mãe incansável e que o ama incondicionalmente, tudo o que precisa para recomeçar a reaprender a viver. Uma história inspiradora, que lhe vai mostrar que é possível consertar, com paciência e apoio, as falhas de todo um percurso da vida.

Gostou da nossa lista dos 5 melhores livros para se ler? Então não deixe de conferir o nosso artigo sobre os melhores livros de romance de sempre.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)