Pilates: o que é, tipos e benefícios

Pilates

Ginásio cheio, exercícios repetitivos, música alta… se não se identifica com nada disso, mas sabe que a prática de atividade física é fundamental para a sua qualidade de vida, então este artigo é para si!

Hoje em dia existem inúmeras possibilidades quando o assunto é manter o corpo em movimento em prol de uma vida mais saudável. Dentro dessas possibilidades está o pilates, uma prática que, além de trabalhar os músculos do corpo, trabalha a mente, auxilia na flexibilidade, na concentração e na respiração.

Em suma, a técnica oferece um combo de vantagens, além disso, é uma prática inclusiva, pois não segrega ninguém: todos são bem-vindos, sejam gestantes, idosos, atletas ou pessoas sedentárias que nunca praticaram exercício.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o que é o pilates, os seus diferentes tipos e também os seus principais benefícios para a sua saúde física e mental? Então não deixe de ler este artigo!

O que é o pilates?

Criada por volta de 1900 pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, a técnica, hoje amplamente difundida em todo o mundo, é um exercício físico que proporciona vários benefícios à saúde ao estimular o corpo como um todo.

Com um único tipo de exercício o praticante pode ter ganhos consideráveis de flexibilidade, mobilidade, fortalecimento muscular e equilíbrio, ou seja, o pilates é completo e, por isso, indicado para pessoas dos mais variados grupos etários, e também para aqueles que estão em reabilitação ou sofrem com mobilidade reduzida.

Importante referir que a técnica baseia-se em alguns princípios: respiração, concentração, controle, fluidez, precisão e o Power House — referente ao conjunto de músculos que estabilizam a coluna lombar, torácica e cervical. Ademais, existem categorias diferentes, sobre as quais falaremos adiante.

Tipos de pilates

A modalidade apresenta diferentes categorias, as quais envolvem desde atividades aquáticas, até exercícios aéreos, por exemplo. Embora sejam bastante diferentes, essas categorias têm o mesmo propósito e fundamento, que é a “ativação do Power House e concentração do corpo como um só”. Conheça infra os principais tipos de pilates:

1. Pilates original

Também conhecido como pilates clássico ou Contrologia, este tipo de pilates é o mais fiel aos exercícios originais desenvolvidos por Joseph Pilates. É baseado num conjunto de técnicas de respiração e movimentos derivados de modalidades como ginástica, artes marciais e yoga, praticados em aparelhos iguais aos idealizados pelo seu inventor.

Neste estilo, os exercícios são executados de acordo com os níveis do praticante, nomeadamente, iniciante, intermediário ou avançado, característica que torna esta atividade acessível aos mais diversos perfis, sobretudo para quem deseja melhorar a qualidade de vida.

2. Pilates contemporâneo

Neste estilo, os adeptos não realizam apenas os exercícios clássicos nos aparelhos tradicionais. O pilates contemporâneo introduziu novos materiais como faixas elásticas, bosu, halteres e bolas de ginástica, entre outros elementos que enriqueceram a prática.

Além disso, a execução dos movimentos é mais flexível, isto é, não é necessário que o praticante siga rigorosamente uma sequência de exercícios. A ideia é que estes exercícios sejam adaptados à sua rotina e prática, sendo realizados onde e quando for mais conveniente.

3. Pilates funcional

O pilates funcional tem como objetivo aumentar significativamente a frequência cardíaca do praticante, por meio de exercícios ritmados e frequentes, o que faz desta modalidade um treino aeróbico muito eficiente. Também faz uso da agilidade do praticante, para que este execute os exercícios de forma cada vez mais rápida, sem abdicar de uma postura correta e do equilíbrio durante a prática. O pilates funcional promove mais condicionamento físico aos praticantes, ao aprimorar a sua capacidade respiratória.

4. Pilates aéreo

Muito famoso pela sua plasticidade, no pilates aéreo o praticante fica suspenso total ou parcialmente, com o apoio de balanços e tecidos circenses. Esta técnica aprimora o equilíbrio em prol de uma movimentação correta, exigindo um grande nível de força e esforço – por este motivo, é o preferido daqueles que desejam definir o corpo. Ideal para quem quer melhorar o condicionamento físico enquanto minimiza o stress do dia a dia.

5. Power pilates

Se a intenção é queimar calorias numa série de exercícios mais intensa e melhorar a respiração, então o power pilates é o estilo mais apropriado. Entre as suas principais características está a falta de repouso entre os exercícios e a flexibilidade de os poder executar em qualquer lugar, até mesmo em casa.

Além de melhorar o condicionamento físico, o power pilates melhora consideravelmente a força, a consciência corporal e a respiração. Uma modalidade perfeita para que não quer frequentar as aulas de musculação, mas não abdica mão de exercícios mais intensos.

Vantagens e benefícios do pilates

Quem pratica a modalidade regularmente adquire uma “consciência corporal” e uma série de outros benefícios. Confira todos os benefícios que o pilates poderá proporcionar:

  • Redução do stress, das tensões e dores crónicas;
  • Ajuda a corrigir a postura;
  • Estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, por meio do aprimoramento da capacidade respiratória. Isto dá-se em razão da técnica de respiração profunda, em que o praticante consegue realizar uma maior oxigenação do sangue, o que promove melhorias no funcionamento do corpo como um todo;
  • Promove a mobilidade articular, flexibilidade e relaxamento muscular;
  • Proporciona equilíbrio e ganho de consciência corporal;
  • Promove um menor atrito nas articulações;
  • Promove o relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
  • Auxilia na concentração;
  • Tonifica a musculatura;
  • Ajuda no controlo do peso;
  • Elimina as toxinas e facilita a drenagem linfática;
  • Auxilia na prevenção da osteoporose.

Para quem é indicado o pilates?

O pilates é uma modalidade para todos, pois não apresenta contraindicações, basta que o futuro praticante queira desenvolver o seu condicionamento físico e qualidade de vida.

São bem-vindos pessoas sedentárias ou que nunca praticaram exercícios anteriormente, idosos, grávidas, indivíduos com lesões e em recuperação e atletas, sempre bem acompanhados por um professor, a fim de que se garanta que as sequências serão realizadas de forma correta e segura.

A prática do pilates tem desvantagens ?

Não, pois são levadas em consideração as limitações do aluno, ou seja, caberá ao professor indicar os exercícios mais apropriados de acordo com as especificidades do praticante. Via de regra, recomenda-se que a prática seja realizada de forma individual ou com um número reduzido de alunos, para que o instrutor possa acompanhar de perto a execução dos exercícios.

Importante: antes de iniciar a modalidade, procure orientação do seu médico e solicite uma avaliação física. Em posse dos exames, o instrutor de pilates poderá identificar quais são as limitações do aluno e assim elaborar um plano de exercícios que respeite sua individualidade. Cuide-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)